sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festas para os Regentes

Na semana do dia do Professor as turmas organizaram festas em homenagem aos seus regentes.
Uma forma de demonstrar carinho, respeito e afeto pelos mestres.
A seguir confira as fotos!
Festa para os Regentes

Ainda em homenagem aos professores cada turma fez um cartão, contendo alguns dizeres e uma foto com a Tuma toda reunida. As fotos podem ser vistas clicando na foto abaixo.
Turmas do Silva Jardim

Outras Homenagens também foram feitas, um exemplo é o vídeo a seguir, feito pelo terceiro ano 1 em homenagem a professora Elâine, sua regente.

Aulas de Lego Primário

Como já comentamos em outras postagens aqui do Blog o lego é uma ferramenta de grande valia no desenvolvimento do aluno, desde o primário até séries mais avançadas. Sabendo disso os professores do primário e a professora de Ed. Física Joyce promovem aulas semanais com os mais diversos temas, sempre tentando relacionar as aulas com o conteúdo que está sendo trabalhado na sala de aula. A diversão é garantida e desenvolvimento metal das crianças também. Além das aulas de lego os alunos do primário também tem aulas semanais na sala de tecnologia Educacional, aprendo a utilizar o computador e desenvolvendo sua capacidade intelectual com jogos e pesquisas.
Confira as fotos!
Lego Primário

Treinos OLEMI




Os times do Silva Jardim ainda estão em fase de treinamento para a OLEMI. Estão se revezando em treinos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os alunos estão sendo treinados pelos professores Luis e Joyce e nossa equipe do Ping-pong está sendo treinada pela professora Elâine.

Alfabetização

O ponto de partida para o sucesso no processo de alfabetização, inicia-se com procedimento assumido pelo educador tais como: trazer para si o papel de leitor, pois tornará exemplos para os alunos e assumir o papel de orientador e facilitador de aprendizagem e não mero transmissor de conhecimento; perceber a importância de um ambiente alfabetizador, com diversidades de gêneros textuais, ou seja, propor situações que estimulem à leitura e envolva os interesses das crianças, com isso facilitará estímulos daquelas crianças que por situações desfavorecidas não tiveram acesso à cultura do mundo da escrita; e favorecer situações em que a criança entenda a função da leitura e da escrita. O conhecimento dos níveis da evolução da criança é de fundamental importância, para preparação de atividades e métodos a serem trabalhados, os níveis estruturais da linguagem podem e explicam as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. A alfabetização não finaliza ao término de uma primeira série, mas, se estende por todo contexto escolar e interdisciplinar. Um fator determinante para a alfabetização é a crença do professor, de que o aluno pode aprender independente de sua condição social.
A seguir veja as fotos da Professora Dalzira, professora da primeira série matutino alfabetizando seus alunos.
1 Série (matutino)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parlare em Italiano è Facile

É isso que alguns alunos do Silva Jardim estão aprendendo em aulas extra-curriculares. A professora Ana Paula Kretzer, que é formada em Língua Italiana pela Universidade Federal de Santa Catarina, utiliza diferentes metodologias para ensinar esta língua, que é uma das colonizadoras do município.
Jogos, Musicas, teatro de fantoche e textos diversificados fazem parte das aulas de italiano que acontecem as segundas e quintas- feiras em dois horários: das 8:30 às 10:00 e das 10:15 às 11:45.


Segundo a professora seu maior enfoque é a oralidade: “Quando se aprende uma Língua “falando”é muito mais estimulante do que ficar copiando gramáticas sem sentido”.
Aprender a falar italiano também remete os alunos às suas origens, já que aqui no sul a colonização italiana é bem forte; mas acima de tudo estabelece contato com um idioma diferente, interessante a apaixonante.



Ecco... Orrivederci!


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Concurso de Blogs

Todas as turmas de nossa escola receberam um Blog para poderem divulgar suas fotos, comentar como estão sendo suas aulas, divulgarem Poesias e os talentos de suas turmas.
Está semana iniciamos o uso dos Blogs e muitas turmas já fizeram suas primeiras postagens, no final do mês de Novembro a Escola fará uma competição onde elegerá os melhores Blogs nas seguintes categorias:
Melhor Blog de cada Série
Melhor Blog do Ensino Fundamental
Melhor Blog do Ensimo Médio
E o Melhor Blog do Colégio.
Nesta semana o Blog Destaque é o Blog da 8ª Série 3. (http://8serie3silvajardim.blogspot.com/)


Qual será o Blog ou matéria destaque da semana que vem?
Os Links para os outros Blogs das turmas do colégio podem ser encontrados nos links localizados no lado direito do Blog do colégio (Blogs das Turmas), confira os outros Blogs e comente dando sua opinião.

Viagem Estados Unidos

Nossa Diretora Dona Eliziane como parte da premiação que recebemos pelo título de Escola Referência nacional 2009 recebeu uma viagem aos Estados Unidos. Embarcando rumo a SP dia 27 para de lá seguir até Washington e depois para o Estado da Califórnia.
Poderemos acompanhar a viagem de nossa diretora pelo BLOG => brasilgestores.blogspot.com .Confira!

Viagem Porto Alegre

Os alunos do Ensino Médio da escola se preparam para uma viagem de estudos a Porto Alegre – RS, que será realizada no dia 7 de Novembro de 2009. Com o objetivo de visitar o Museu de Tecnologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica), proporcionando ao aluno um momento de aprendizagem e lazer ao mesmo tempo.

OLEMI

Os alunos já foram convocados e estão se concentrando nos treinos. Os atletas do silva Jardim ficaram alojados no CEJA em Ituporanga, dos dias 04 à 08 de Novembro.
Desde já ficamos na torcida.

Festa dia dos Professores

No último dia 13 uma grande festa em homenagem aos professores foi oferecida pela direção da escola nas dependências da escola.
Uma pequena homenagem aos grandes construtores do nosso país.
A seguir confira as fotos. (para ver mais fotos clique na foto abaixo)
Festa dia dos professores

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estrelas do Silva Jardim

Hoje dia dos Professores a escola quer homenagear cada professor que participa da construção do nosso país.
Na ultima terça feira dia 13 os professores do Silva Jardim foram recepcionados no salão nobre em uma festa em sua homenagem. Durante a semana as turmas organizaram festas para seus regentes. Em breve postaremos as fotos das festas das turmas e da grande festa organizada pela direção da escola em homenagem aos mestres.
A seguir assista o vídeo homenageando todos os professores do nossa escola.


Parabéns Professores!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dança na Escola!

A EEB Silva Jardim está mexendo com os alunos literalmente! Acontecendo no salão nobre, as aulas de dança estão promovendo mais que o aprendizado do ritmo e do movimento: estão promovendo prazer, autoestima, espírito de grupo e espontaneidade.

A professora Elâine Almeida Rossini atende 12 aulas de muita dança na escola! Contando com mais de 150 alunos, os planos para este ano abrangem o fechamento das atividades em dezembro com uma “mostra de dança” para a comunidade no ginásio da Escola. Data a ser definida.

O mês de Setembro foi marcado pelos ritmos: Hip Hop , forró, samba e valsa. Os alunos e alunas da EEBSJ, das 5ª Séries ao teceirão do Ensino Médio terão aulas até o termino do ano letivo e o projeto tende a permanecer em 2010.

“ Estou muito feliz com o entusiasmo dos alunos e a seriedade com que vêm frequentando as aulas. É muito prazeroso promover a dança na escola, além de contar com a pré-disposição dos alunos ao aprendizado. Desta forma, é diversão e aprendizado, garantido”

- Diz a professora Elâine.

Em breve fotos e vídeos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia das Crianças (3ª e 4ª Série)

Como parte das comemorações do dia das crianças os alunos da 3ª e 4ª Série receberam de suas professoras, uma sessão de cinema. Eles adoram a combinação de filme e picoca.
Parabéns Garotada.

Conselho de Classe

O Conselho de classe do 3ª Bimestre da EEB Silva Jardim está acontecendo em 3 etapas, a primeira foi realizada ontem dia 07 no período noturno, hoje dia 08 o conselho está acontecendo no período matutino e amanhã dia 09 o conselho acontecerá no período vespertino.

Estamos entrando no último bimestre! =P





Projeto Codificando Cartas com Logaritmos

OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos uma forma diferente e divertida de aprenderem logaritmos, mudando um pouco a forma tradicional de ensino, onde eles memorizam o processo de resolução. A proposta do projeto era fazer com que não somente praticassem a resolução como também entendessem a condição de existência e não soubessem somente resolver como montar um logaritmo.A idéia original era entregar uma “carta” a eles escrita com logaritmos, que eles deveriam resolver cada um individualmente, o resultado do logaritmo tinha uma letra correspondente, que no final montava uma frase inteira. Após a resolução da “carta”, cada grupo de alunos criou a sua mensagem codificada, onde poderiam usar o mesmo gabarito, porém não os mesmos logaritmos. Aproveitando a semana do meio ambiente, as frases a serem desenvolvidas forma sobre a preservação da natureza e afins.
Os alunos adoraram a atividade proposta e não apresentaram grandes dificuldades em realiza-las. Era também visível o interesse e a aprendizagem de todos pela maneira como eles se empenhavam na atividade.
Atividade desenvolvida com a 2ª série 1 do Ensino Médio, da escola, com o auxílio da professora Deise, na disciplina de Matemática.

Fotos do Projeto (Para ver mais fotos clique na foto abaixo)

PROJETO CODIFICANDO CARTAS COM LOGARITMOS

Visita da 3ª Série ao Museu de Arqueologia da Lombra Alta

Fundado em 2002 em homenagem ao cinqüentenário de morte de Alfredo Henrique Wagner, o Museu de Arqueologia de Lomba Alta é uma réplica da residência do patrono do município. Com sua edificação em estilo suíço-germânico, no térreo está um vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico. Já no sótão ficam antiguidades diversas, como louças, ferramentas e peças do vestuário; a maioria pertence à família de Alfredo Wagner.
Atrás do museu há um bosque com árvores nativas da região, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas na mata do município.

Neste ultimo dia 07 os alunos da 3ª série da escola fizeram uma viagem até o Museu de Arqueologia da cidade. Acompanhados pela professora Maria Alvina.

Fotos do Passeio (Para ver mais fotos clique na foto abaixo)

FLL Lages

Nesta ultima quarta feira dia 07 a EEB Silva Jardim parcipou do FLL em Lages.
A escola parabeniza a equipe de alunos e os professores pelo empenho e disposição em mais este projeto.

A seguir assista ao vídeo da pesquisa.

FIRST LEGO League (FLL)

A FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional sem fins lucrativos, para jovens com idades de 10 a 15 anos.

A FLL foi criada pela Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com a ajuda do LEGO Group com a finalidade divulgar o conceito da FIRST, de inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. A cada ano o programa baseia-se num tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.

A prova de robótica envolve utilizar princípios de engenharia para criar e programar umrobô de um material desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com o LEGO Group: o LEGO Mindstorms. O robô, construído em equipe pelos jovens, terá que cumprir várias tarefas e soluções ligadas ao tema selecionado para o ano. Durante a temporada, as equipes de jovens reunem-se para projetar e partilhar os seus conhecimentos e idéias. Desse modo, a FLL visa despertar nos jovens o entusiasmo pela descoberta, a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo. As equipes de jovens, orientadas pelo seu treinador e assistidas por mentores:

  • pesquisam e buscam soluções para problemas do dia-a-dia, sobre um tema escolhido pelos organizadores a cada ano;
  • apresentam as suas pesquisas e propostas de solução;
  • constroem um robô autónomo com o emprego de conceitos de engenharia.
  • encoraja os jovens participantes a pensar como cientistas e engenheiros;
  • proporciona divertimento, criatividade, e experiência na aprendizagem prática;
  • estimula os jovens a experimentar e ultrapassar obstáculos;
  • cria auto-estima e confiança nos participantes;
  • inspira os jovens a participar na ciência e na tecnologia.

O Torneio

A culminância de cada temporada são torneios, provas que os robôs devem cumprir sobre uma mesa denominada "tapete". As equipes necessitam disputar, no mínimo, três provas nas "Missões com robôs". A pontuação que conta é a mais elevada das três. As equipes também necessitam fazer para o público, em cinco minutos, uma apresentação do seu trabalho. O tema de 2008/2009 é "Mudanças Climáticas".

Durante o torneio cada equipa é entrevistada pelos juízes, que são peritos em suas áreas. Os juízes avaliam a qualidade de pesquisa, a técnica de construção do robô, o nível da compreensão científica e a qualidade da apresentação. Instruções especiais foram concebidas por especialistas em educação, de modo a auxiliar os juízes na avaliação e na pontuação. Ao fim do dia de competição existe uma cerimônia de entrega de troféus.

Os torneios são disputados sequencialmente:

  • Torneios Locais - como o nome indica, são de menor porte, envolvendo aproximadamente 16 equipas
  • Torneios Nacionais - de maior dimensão e importância, envolvem aproximadamente 32 equipas, as vencedoras nos torneios locais
  • Torneio Internacional - é a culminância da temporada, envolvendo os vencedores dos torneios nacionais, disputado por até 78 equipas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

SAED EEB Silva Jardim

SAEDE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (D.A. D.V. DM).
O SAEDE tem por finalidade promover a comunicação e a educação da pessoa surda, cega, baixa visão e deficiente mental leve, contribuindo para a eliminação das barreiras da comunicação entre as pessoas e favorecendo a permanência destes alunos no sistema regular de ensino.Tem como objetivo promover a inclusão dos alunos deficientes visuais, mentais e auditivos no ambiente escolar, criando um vínculo de amizade e respeito com alunos, professores e funcionários da escola; Assessorar e orientar os professores, a família e profissionais envolvidos na educação dos alunos D.A, D.V e DM., quanto ao seu processo de desenvolvimento e ensino aprendizagem; Propiciar a participação dos alunos especiais, dentro de uma proposta inclusiva, em todas as atividades, que sejam compatíveis com suas condições pessoais, visando à inclusão e a socialização; Orientar o uso de recursos específicos necessários na aprendizagem do processo de leitura e escrita (dicionário Libras, alfabeto digital, máquina Braille, reglete, sorobã, telescópio, lupa, e outros que se fizerem necessários) e orientar e estimular estes alunos, à freqüentar o ensino regular e a sala SAEDE.Os alunos com deficiência auditiva são alfabetizados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e também na Língua Portuguesa. São três alunos: uma menina de 3 anos, uma adolescente de 15 anos e um adulto de 40 anos. Eles freqüentam no período oposto o ensino regular (Creche, 7ªsérie, CEJA)As alunas com deficiência mental leve, estão sendo alfabetizadas e orientadas nas suas atividades do ensino regular, freqüentam no período oposto a 7ª série.O aluno cego aprende Braille (máquina), reglete, sorobâ, e tem um computador com o programa Dosvox que o acompanha nas aulas no período oposto na 2ª série do II grau.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Beto Carreiro World

Nesta ultima sexta feira dia 3, os alunos das quatro 8ª séries, realizaram uma viagem ao Beto Carreiro World.
O dia estava perfeito para o passeio, sem chuva e sem sol em excesso, o que nos proporcionou um agradavel dia de diversão.
A seguir veja as fotos e assistas aos vídeos. (Se você tiver fotos ou vídeos desta viagem e também quer que elas apareçam aqui no Blog entre em contato pelo email karol.aw@gmail.com ou silvajardimaw@gmail.com )

Fotos ( Para ver mais fotos clique na foto abaixo)

Vídeos: