quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vitrais


Na Idade Média um dos elementos decorativos que aparecem nas igrejas são os vitrais, que formam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentam desenhos geométricos, os quais representam a vida de Jesus Cristo e passagens de textos bíblicos. Esses vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidros das mais variadas cores. Assim, os vitrais iluminavam as igrejas e reafirmavam um novo período da história medieval no qual o poder divino era soberano.


O objetivo do professor arte educador Jorge Luis Kuntze com este trabalho, desenvolvido nas turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, da EEB. Silva Jardim, foi proporcionar aos educandos conhecimentos teóricos e práticos sobre Arte Gótica, através de vitrais das Igrejas Góticas da Idade Média e também finalizando com a construção de trabalhos práticos contextualizados utilizando a técnica de lápis de cor e caneta hidrocor sobre papel canson A4.














Homenagem ao Dia da Bandeira

As bandeiras são símbolos que podem representar uma nação ou estado. Toda bandeira é carregada de simbolismo. Neste dia especial vamos falar sobre a bandeira do Brasil, símbolo de nosso país.
A bandeira nacional como conhecemos hoje, foi apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias após da Proclamação da República, justamente para marcar uma nova fase para o país e até hoje comemoramos nesta data o Dia da Bandeira. O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e desenhada por Décio Vilares.
Cada cor tem um significado especial: o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas,o branco a paz, já as estrelas representam os estados de nosso país.
 Há também a inscrição “Ordem e Progresso” no centro, que representa a arrancada concreta e irreversível para o desenvolvimento que nascera com os ideais da República.
Para comemorarmos esta data os alunos da 2ª série farão uma homenagem ao Dia da Bandeira.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Citações

Renascimento
Chamou-se Renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650. Tal nome sugere um súbito reviver das idéias Greco-romanas.
Podemos entender que o espírito do Renascimento foi o humanismo – como valorização do ser humano e da natureza em oposto ao divino e ao sobrenatural, idéias muito presentes na Idade Média. Os artistas do Renascimento expressavam os maiores valores da época: a racionalidade – traduzida no rigor cientifico, na experimentação e na observação da natureza e a dignidade humana.
Sendo assim os alunos dos primeiros anos do ensino médio da EEB. Silva Jardim fizeram citações  de obras renascentistas sendo estes os personagens das obras utilizando a técnica da fotografia. Os educandos realizaram também pesquisas sobre vida e obra dos artistas. 
A última ceia - Leonardo da Vinci

O Nascimento de vênus - Botticelli

A primavera - Botticelli

Anunciação - Leonardo da Vinci

A sagrada família - Michelangelo 

Madonna do Cardellino - Leonardo da Vinci

O homem vitrúviano - Leonardo da Vinci

A criação de adão - Michelangelo 

O casal Arnolfini - Jan Van Eyck

Nossa Senhora do Chanceler Rolin - Jan Van Eyck

O batismo de cristo - Leonardo da Vinci

Mona Lisa - Leonardo da Vinci

O juízo final - Michelangelo

Virgem dos rochedos - Leonardo da Vinci
A cura da loucura - Bosch

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parabéns Michelle

No último dia 12 de Novembro, professores e colaboradores da EEB. Silva Jardim, reuniram-se para celebrar a união matrimonial da professora Michelle Seemann Jordão.
Foi um momento de grande alegria, emoção e descontração; era visível a felicidade estampada nos rostos dos convidados e do casal.
A charmosa cerimonia ocorreu na Sociedade Recreativa União Clube e os professores e convidados foram recepcionados no mesmo local.
Ao casal nossos agradecimentos e o desejo de muita felicidade.