terça-feira, 26 de março de 2013

Viagem para Florianópolis

No dia 22 de Março os alunos dos Ensino Inovador da Escola de Educação Básica Silva Jardim realizaram uma viagem até Florianópolis, o itinerário foi amplo e a viagem bastante proveitosa. Visitamos: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina MIS, RBS, A Catedral, o Museu Cruz e Souza e ainda fomos ao cinema.
As visitas serviram para complementar os projetos realizados em diversas matérias como: Língua
Portuguesa, Informática, Artes e Educação Física.
Saímos da frente da escola as 7:00 da manhã, seguimos de ônibus até Floripa e nossa primeira parada foi no MIS, Museu da Imagem e Som.
Este Museu foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e preferencialmente do Estado de Santa Catarina, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo de Documentação Audiovisual (NDA) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), existente entre 1989 e 1998. Lá assistimos ao média-metragem chamado “O tesouro do Morro da Igreja”. Uma produção catarinense, com atores também catarinenses e que mostra as belezas da região serrana do nosso estado. O Morro da Igreja, um dos principais cartões postais da Serra
Catarinense, serviu como cenário para um filme que se passa no século XIX. Ele filme  resgata uma lenda da serra sobre um tesouro escondido. Também pudemos conhecer os bastidores da produção na exposição “Tesouros do Cinema” que reúne figurinos, objetos de cena e making-of. Após o filme uma guia do museu nos explicou como funciona a produção de um filme, desde a produção do roteiro até a edição e isso conseguiu incutir nos alunos a curiosidade e também o interesse em saber como que ocorre o processo de produção, já que deverão usar este conhecimento em breve em um projeto já em desenvolvimento na escola.
Nossa agenda estava apertada e precisávamos nos apressar, já era a hora do almoço e tínhamos que partir logo para a RBS. Paramos no shopping para a refeição. Foi interessante ver o olhar de admiração em alguns dos alunos que nunca tinham estado em um shopping daquele tamanho. Após o almoço fomos até a RBS TV. 

A RBS é a maior rede regional de TV do país e tem 18 emissoras distribuídas em RS e SC. É a mais antiga e maior afiliada da Rede Globo, atingindo hoje 16 milhões de telespectadores, e abrangendo 790 municípios. A RBS TV foi a primeira televisão a transmitir com sinal digital nos Estados, além de produzir conteúdo localmente. Nossos alunos, assim como seus professores estão acostumados diariamente a assistirem aos telejornais locais e através deles ter uma grande fonte de informação. Na ocasião visitamos os estúdios desses telejornais e fomos supreendentemente bem atendidos e recepcionados dentro da maior 
rede de TV do sul do Brasil. Lá encontramos Laine Valgas, uma das figuras mais cativantes do Jornal do Almoço, que fez questão de retornar até o estúdio quando soube de nossa visita. Foi nesse estúdio que aconteceu o ápice de nossa viagem. Os alunos do 2º ano, acompanhados pela professora Ana Paula Kretzer entrevistaram os âncoras do RBS Notícias – Fabian Londero e Fabiana do Nascimento. Foi inexplicável a atenção e paciência deles com os alunos respondendo a todas as perguntas de uma maneira cativante. Após a entrevista conhecemos os estúdios da TVCOM e retornamos de ônibus até o centro.
No centro fomos conhecer a catedral que além de ter uma bela arquitetura, carrega uma bagagem histórica
imensa. A Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade. Foi o centro de onde se originaram, irradiando-se para os lados e para os fundos, as primeiras ruas. Para o pequeno povoado, o Largo da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os moradores, nas horas de ócio, discutiam seus problemas, comuns ou individuais. Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes. Acompanhados pela professora Iliana Gamba conhecemos um pouco mais sobre a arquitetura e história da catedral que é um ícone histórico da mais importante ilha de nosso estado. Saindo de lá, atravessamos a rua e já estávamos em nosso penúltimo destino, o Museu Cruz e Souza.
Criado em 04/10/1979 (Lei nº 5.476), o Museu Histórico de Santa Catarina foi inaugurado em 1979 na casa da antiga Alfândega, hoje sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Com a transferência da sede do governo em 1984, o MHSC tem como sede definitiva, desde 1986, o Palácio Cruz e Sousa, nome adquirido em 1979 em homenagem ao poeta simbolista nascido em Desterro. Em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes, foi também construído junto à praça da Vila de
Desterro um prédio de três secções e dois pavimentos para ser a nova "Casa de Governo". Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente. Dentro do museu na parte de exposição fixa, fomos acompanhadas por uma guia, que nos direcionava aos cômodos e ia nos contando as histórias sobre fatos interessantes que já haviam ocorrido naqueles locais. Pudemos conhecer um pouco mais da história do antigo Palácio e também algumas peças de mobília que fazem parte da exposição; entre elas um piano que data do século XVIII. Na andar térreo do museu apreciamos a exposição itinerante que contava um pouco da história do Contestado através de suas obras. O Museu possui o nome de Cruz e Souza em homenagem ao maior e melhor simbolista brasileiro, que nascera em Florianópolis. Este apesar do sofrimento em virtude do racismo fez historia na literatura nacional, tendo como característica principal de seus poemas que transborda musicalidade. 
Após sairmos do museu voltamos caminhando até o Beira Mar. Lá assistimos ao filme o “Oz Mágico e Poderoso” que conta a história de Oscar Diggs (James Franco) um homem que trabalha como mágico em um circo itinerante. Ele é bastante egoísta, e é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresentar para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana. O Filme é uma versão de o Mágico de OZ, que estreou no ano de 1939. Alunos e professores se encantaram pela história e pelos efeitos 3D que deram ainda mais emoção a trama. Após o filme lanchamos e retornamos a Alfredo Wagner.
Os alunos não tiveram a oportunidade de estar em contato direto somente com espaços históricos mas também espaços onde se encontram tecnologia de ponta. Puderam relacionar  conteúdos estudados em Historia da Arte – A arte barroca na Europa, e conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa e em informática;’ assim  foi possível sair do imaginário para o real.conteúdos estudados em Historia da Arte – A arte barroca na Europa, e conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa e em informática;’ assim  foi possível sair do imaginário para o real.
Esta viagem contribuiu para que novos olhares  e avaliações fossem feitas; para que cada aluno pudesse concluir seu conhecimento, tendo em vista que ninguém ensina nada a ninguém. Somente a nossa capacidade de estar  comprometido e envolvido com a construção do próprio saber que é o essencial.

Professora: Carol Pereira

segunda-feira, 25 de março de 2013

Na TV, Jornalista; em casa, pai!


Entrevista realizada pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio Inovador, acompanhados pela professora Ana Paula Kretzer. 


Entrevistado: Fabian Londero – Jornalista


Fabian Londero é jornalista na RBSTV e apresenta o jornal das 19:00 horas, RBS Notícias. Tem 41 anos e há 19 faz parte da emissora. É natural de Santa Maria, RS, onde cursou jornalismo por 4 anos na universidade federal desta cidade. Sua curiosidade foi o que despertou interesse nesta profissão.
Editor-chefe do jornal que apresenta diz que desde as 14:00 horas até o momento em que as notícias vão ao ar seguir uma rotina inesperada, pois depende dos acontecimentos ocorridos naquele dia.
O fato mais marcante de sua carreira foi quando o furacão Catrina ameaçou destruir a ilha de Florianópolis. Segundo ele foi um momento apreensivo, pois juntamente com toda a equipe de jornalismo da RBS teria que dar o alerta, em plantão para que a ilha fosse desocupada. Hoje fala com alivio que esta notícia não aconteceu. Aponta também como momento marcante o atentado às Torres Gêmeas.
Antes de ir ao ar e quando a tempo usa o ritual de relaxamento o aquecimento da voz e das articulações; tudo orientado por um fonoaudiólogo.
A notícia que o Fabian gostaria de dar em primeira mão ao mundo é a cura da AIDS e quando se trata de sua intimidade ele diz: “Sou pai!”


quinta-feira, 21 de março de 2013

Páscoa 2013


A páscoa representa a ressurreição e renascimento de Cristo, nós como educadores, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão significativa para nossos alunos, então, no hall de entrada da escola, foi confeccionada uma bela árvore com ovos pendurados e coelhos fixos em seu tronco, representando ali, a vida que surge a cada Páscoa que vivenciamos.
Os alunos gostam de prestigiá-la e até mesmo dão sugestões de como  melhora-la ainda mais. O espirito da Páscoa se estenderá até o dia 30 de março, neste período, haverá festividades envolvendo as escolas municipais, a estadual e toda a comunidade de alfredense, a Prefeitura providenciará uma linda árvore, na Pracinha, onde nela estarão pendurados ovinhos com nomes de crianças carentes, indicados por professores. Estas crianças poderão receber presentes de Páscoa de qualquer pessoa da comunidade que queira adotar gestão tão sublime. A árvore chamar-se-á “Árvore solidária”. Participe, ame a vida e deixa cristo renascer em seu coração.
Feliz Páscoa

Informática Legal – Crime Informático


 Crime Informático significa: "qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados e/ou transmissão de dados". Essa categoria de crime apresenta algumas características, dentre elas: transnacionalidade – pois não está restrita apenas a uma região do globo - universalidade – trata-se de um fenômeno de massa e não de elite - e ubiqüidade – ou seja, está presente nos setores privados e públicos.
O crime por computador pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails, na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais.
Podemos categorizar tais crimes em dois tipos básicos: crimes cometidos utilizando o computador como ferramenta para cometer a infração e aqueles que o crime é cometido contra o computador em si, o objeto é danificado ou prejudicado de alguma forma. De um modo geral crimes informáticos podem ser definidos como toda a atividade criminal que envolva o uso da infra-estrutura tecnológica da informática, incluindo acesso ilegal (acesso não autorizado), interceptação ilegal (por meio de uso de técnicas de transmissão não públicas de dados de computador, para, de ou fora do sistema de computadores), obstrução de dados (danos a dados de computador, deteriorização dos dados, alteração ou supressão da dados de computador), interferência nos sistemas (interferência nos sistemas de computadores quanto a entrada de dados, transmissão, apagamentos, deteriorização, alteração ou supressão de dados de computador), uso indevido de equipamentos, falsificação de IPs e fraude eletrônica.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Projeto: Conhecendo Alfredo Wagner - Visita a Vila de Lomba Alta


Nosso destino essa semana, no desenvolvimento do projeto “Conhecendo Alfredo Wagner” foi à comunidade de Lomba Alta. Antes da visita, realizamos um levantamento histórico e concluímos que: o início da comunidade de Lomba Alta data o ano de 1904, quando alguns tropeiros desviaram do caminho habitual entre o Desterro até a cidade de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, se aproximando do morro do Trombudo (onde existia o marco que separava as províncias de Santa Catarina e São Paulo).
Como a vila ficava no caminho dos tropeiros, ela teve um desenvolvimento bastante considerável atraindo imigrantes e também pessoas de outros locais do estado, inclusive Alfredo Henrique Wagner, que veio de São Pedro de Alcântara e na Lomba Alta estabeleceu residência e trabalhou como sapateiro.
A vila contava com um comércio bastante desenvolvido no século passado: mercearias, fábricas, marcenarias, serrarias, sapatarias, hospedagens, etc. Para promover o lazer jogava-se futebol e existiam raias para corridas de cavalo. Era costume da vila, no passado, presentear os moços com uma carroça assim que eles completassem a maioridade. 
Basicamente a colonização da vila foi feita por alemães. As primeiras famílias a residirem em Lomba Alta foram Althoff e Freiberg, muitos de seus descendentes ainda vivem na vila.
Em seus 108 anos, Lomba Alta se mostra parte importante da comunidade de Alfredo Wagner, devido ao acervo histórico que lá se encontra e também pela participação ativa na economia do município.
Vamos ao passeio? Saímos da escola às 08h30min e nos encaminhamos até a Pedra Branca, localidade onde a aluna Viviane (responsável pela visita) mora, ela nos aguardava com um café colonial, já em sua mesa. Saboreamos diversos tipos de bolos e podemos perceber a influencia alemã na culinária alfredense, levando em consideração que bolos como a Cuca (tão típica de nossa cidade) e também algumas “chimias” que compunham o cardápio, chegaram aqui com os imigrantes alemães.
Após o café, voltamos para ônibus e nos dirigimos até a Lomba Alta. Ao chegarmos, fomos direto para o museu. Bom, fica redundante eu falar sobre o museu de arqueologia de Alfredo Wagner, já que existem diversos textos (inclusive no blog da escola) que abordam o tema, então apenas ressaltarei alguns detalhes.
Da última vez que estive lá, no ano passado, também em visita com os alunos, estavam construindo outro prédio para o museu. Agora com ele já concluído, as peças arqueológicas para lá foram transferidas, como o espaço é bem mais amplo e moderno, creio que as peças irão receber ainda mais atenção dos visitantes. A casa do antigo museu (replica da casa onde Alfredo Wagner viveu) passou agora a abrigar apenas peças históricas e muitas fotos, que contam a história de nosso município. Em um dos cômodos, podemos encontrar algumas fotos das expedições realizadas pelo senhor Altair, muitas destas fotos me chamaram a atenção, ressalto duas: uma do fóssil de dinossauro, encontrado aqui em nosso município e outra de uma gruta, que lembra aquelas de filmes de aventura, com uma entrada pequena, medindo cerca de 60 centímetros e em seu interior galerias com mais de cinco metros de altura.

Ainda sobre o museu, gostei muito das explicações da senhora Maria Rufina, que esclareceu as dúvidas dos alunos e ainda fez questão de abrir o museu em uma terça-feira, dia em que habitualmente o museu permanece fechado. Eu sempre acho muito bom conversar com pessoas que gostam e entendem mesmo de história e senti isso ao conversar hoje com dona Maria Rufina.
Saindo de lá, fomos até a Gruta do Poço Certo. Não consigo descrever o espanto que tive ao lá chegar, primeiro pela beleza do lugar, aquela gruta cercada por árvores com a cachoeira, caprichosamente colocada ao seu lado. É uma visão maravilhosa. Paisagem digna de filmes. E o segundo motivo de meu espanto foi: COMO EU NUNCA ESTIVE AQUI ANTES? Bem se vê que muitas vezes não damos o devido valor para o que temos em casa. Para chegar até a gruta, descemos por uma trilha, que fica no meio da mata nativa, um caminho encantador, com as folhas caídas das árvores nos servindo como tapete, ar puro, o canto dos pássaros nos fazendo companhia e ao fim da jornada aquele cenário que nem parecia real, mas mesmo sendo assim, eu morando a menos de 30 quilômetros de distancia, não conhecia. Inaceitável.
Assim como eu, os alunos ficaram impressionados com a beleza do local, paramos para tirar algumas fotos, tanto com a cachoeira de fundo, quanto debaixo das rochas. Todos estavam estimulados para seguir a trilha, retornar a estrada e seguir a pé até a Fazenda Campinho. No caminho passamos por uma antiga serraria, que pertencia aos Althoff, que é basicamente o clã que habita a região do Poço Certo.



Nossa caminhada até a Fazenda Campinho foi um pouco maior do que esperávamos, mas lá chegando até esquecemo-nos do cansaço, o lugar é uma graça, aconchegante e cheio de atrativos, fomos recepcionados por dona Eunice, a proprietária do local, que com todos os alunos sentados ao seu redor relembrou os tempos nos quais ela também era professora, contou a eles um pouco sobre a história do local, falou sobre suas árvores nativas que produzem frutos deliciosos e nos indicou alguns passeios que deveríamos realizar antes de voltarmos ao colégio.

Seguindo a sugestão da dona Eunice fomos conhecer o mirante, que fica a uns 500 metros de onde almoçaríamos. Do mirante temos uma visão de 180º em direção ao Morro do Trombudo, dizem que em dias de tempo bom a visão é espetacular e acredito, pois mesmo com o tempo estando fechado e chuviscando a visão já foi bastante compensadora. Retornamos a casa e logo os alunos já estavam descendo de tirolesa e entretidos na sala de jogos. Almoçamos uma deliciosa comida feita em um fogão a lenha, não se ouvia um pio de ninguém durante o almoço, pois certamente estávamos todos com a boca ocupada deliciando-nos com o almoço da Fazenda Campinho. Após o almoço, exploramos a propriedade, que é repleta de belezas naturais e também cheia de detalhes, feitos pela mão do homem que nos chamam a atenção pela beleza.
Os meninos jogaram Bocha e nós fomos conhecer o parquinho, infelizmente, por experiência própria, não aconselho descer o escorregador em dias de chuva, ok!? Para a tarde, tínhamos um passeio por uma trilha até uma cachoeira, porém andamos um bocado e não a encontramos, o jeito foi retornar e o caminho de volta nos cansou um bocado.


Para completar nossa visita até a Lomba Alta, ainda fomos conhecer a Igreja, construída em fins da década de 60. Projetada pelo do Engº Altair Wagner, que também é o idealizador dos museus, o projeto da igreja foi doado à comunidade. Antes de retornarmos ao centro, fizemos um lanche e fotografamos algumas árvores do bosque que fica atrás do museu, para que os alunos pudessem usar as imagens nas aulas biologia.
Após a segunda visita do projeto, podemos notar que os alunos continuam bastante entusiasmados, empolgados, envolvidos e já se preparam para pesquisar os histórico e realizar a próxima visita de campo.
Nós, professores, também somos privilegiados podendo adentrar ainda mais profundamente na cultura e história de nosso município, despertando em nossos alunos o mesmo interesse que sentimos despertar em nós mesmos ao perceber o quão rica é nossa terra. 



Professora: Carol Pereira

sexta-feira, 15 de março de 2013

Professor Paulo - 1º Ano Inovador


          Esta turminha, primeiro inovador, 101 INOVADOR,  terá vários desafios durante o ano na matéria de FÍSICA.  O conteúdo será trabalhado de forma inovadora.

Na sexta feira,  dia 8 de março, as 11 horas, todos os alunos dessa turma  visitaram a academia de ginástica ao lado da Escola e tiveram explicações físicas dos movimentos de cada músculo referente a cada exercício. 
Estou editando as fotos e a filmagem  que foi feita nesse dia. Essa visita foi um link para seus cérebros no tocante aos PROJETOS que vem pela frente.

Os conteúdos a serem administrados durante esse ano de 2013:


  1. Forças;
  2. Lei fundamental dos movimentos;
  3. Ação-reação, inercia e conservação da quantidade de movimento;
  4. Gravitação;
  5. Estática;
  6. Estática dos fluídos;
  7. Energia;
  8. Trabalho e Potencia;
  9. Cinemática vetorial;
  10. cinemática escalar.



Praticamente um desses assuntos por mês, em média.  


QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO!  SÓ EVOLUÍMOS SE FIZERMOS ALGO DIFERENTE DO COMUM!

Os conteúdos a serem administrados durante esse ano de 2013:

  1. Forças;
  2. Lei fundamental dos movimentos;
  3. Ação-reação, inercia e conservação da quantidade de movimento;
  4. Gravitação;
  5. Estática;
  6. Estática dos fluídos;
  7. Energia;
  8. Trabalho e Potencia;
  9. Cinemática vetorial;
  10. cinemática escalar.



Praticamente um desses assuntos por mês, em média.   Começamos o mês de março com o assunto FORÇAS.

Serão dadas explicações e exemplos de vários tipos de forças:


  • FORÇA E INTERAÇÕES ( AÇÃO ENTRE CORPOS);
  • FORÇA GRAVITACIONAL (AÇÃO DE QUALQUER OBJETO E A TERRA);
  • FORÇA DE ATRITO ( AÇÃO QUE TENTA IMPEDIR UM MOVIMENTO);
  • FORÇA NORMAL ( PERPENDICULAR À SUPERFÍCIE DE CONTATO);
  • RESISTÊNCIA DO AR.


Os alunos terão em mãos o livro de física, volume 1, Física e Realidade, Gonçalves e Toscano,ed. 2012.  PNLD 2012 , 2013, 2014 ; código 25068C2201. É disponibilizado para eles um ambiente  para ler, estudar e tirar dúvidas durante as aulas. 

Além disso estou trabalhando com eles o processo: LER, ENTENDER E COMPREENDER!!!

Está sendo entregue para cada aluno uma cartela de SUDOKU como auxilio à concentração. Cada um deles deverá preencher as lacunas onde falta os números seguindo uma lógica que é  LER, ENTENDER E COMPREENDER

Paralelamente solicitei que cada um tivesse em mãos um "CUBO MÁGICO"  e eu vou explicando como montá-lo.  esse processo mental exige CONCENTRAÇÃO, LEITURA, ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO.

Os alunos até o final do bimestre deverão ter assistido pelo menos um dos 12 filmes sugeridos abaixo: ao lado do título terá entre parênteses o tema explorado em física.


  1. CONTATO ( deslocamentos e velocidades);
  2. 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (leis físicas);
  3. APOLLO 13  (ausência de gravidade);
  4. CÉSIO 137- O PESADELO DE GOIÂNIA ( radioatividade);
  5. CÉU DE OUTUBRO ( fascínio pelo espaço);
  6. GIORDANO BRUNO ( consequências de reafirmações de suas ideias sobre o universo perante a inquisição);
  7. O DIA SEGUINTE ( guerra nuclear);
  8. O INICIO DO FIM (projeto Manhattan e célebres cientistas do seculo XX);
  9. O NOME DA ROSA (importância do conhecimento científico antes de 1500);
  10. QUEM SOMOS NÓS ( ciencia e religião como modelos para entender o mundo que nos rodeia);
  11. SÍNDROME DA CHINA  (utilização do conhecimento científico para o bem ou para o mal)
  12. SONHOS DE KUROSAWA ( idem anterior).


Outra opção é a série COSMOS apresentado pelo cientista  e escritor Carl Sagan. são 13 episódios, eles estão disponíveis em locadoras ou a venda em livrarias ou mesmo pode ser baixado na internet:


  1. OS LIMITES DO OCEANO CÓSMICO (medida do tempo que decorre desde o big bang até os dias de hoje);
  2. AS ORIGENS DA VIDA( hipóteses da existência de seres em outros planetas);
  3. A HARMONIA DOS MUNDOS (corpos celestes e suas leis físicas);
  4. INFERNO E CÉU ( altas temperaturas e efeito estufa);
  5. OS SEGREDOS DE MARTE ;
  6. A ODISSEIA DE VOYAGER (exploração do sistema solar);
  7. A ESPINHA DORSAL DA NOITE ( conhecimento científico);
  8. VIAGENS NO ESPAÇO E NO TEMPO (teoria da relatividade);
  9. A VIDA DAS ESTRELAS ( nascimento, vida e morte de todas as estrelas, inclusive o Sol);
  10. LIMIAR DA ETERNIDADE ( origem e destino do universo);
  11. A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA ( cérebro);
  12. ENCICLOPÉDIA GALACTICA ( viagem entre estrelas);
  13. QUEM PODE SALVAR A TERRA? ( bomba nuclear e paz).


Há também séries na TV fechada " Discovery Channel"  e que o aluno pode ter a oportunidade de assistir ou gravar:


  1. AS MARAVILHAS DO UNIVERSO;
  2. EM JÚPITER;
  3. ÔNIBUS ESPACIAL;
  4. PERDIDOS NO TEMPO;
  5. TUDO SOBRE TEMPO E PONTES.


E para que o aluno não tenha desculpas há também a SÉRIE UNIVERSO MECÂNICO . É uma série com 54 episódios produzida pelo Instituto Tecnológico da Califórnia ( CIT) que foi exibido pela TV Cultura e que pode ser adquirido da emissora. Recomendo:


  • INÉRCIA;
  • AS TRÊS LEIS DE kEPLER;
  • O PROBLEMA DE KEPLER;
  • A MAÇÃ E A LUA;
  • TEMPERATURA E LEIS DOS GASES;
  • ENTROPIA, BAIXAS TEMPERATURAS;
  • A MAQUINA NATUREZA;
  • ELETRICIDADE ESTÁTICA;
  • CAMPO ELÉTRICO;
  • EXPERIENCIA DE MILLIKAN;
  • GRAVIDADE, ELETRICIDADE;
  • MAGNETISMO;
  • RESSONÂNCIA;
  • LEI DA QUEDA DOS CORPOS.


QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO! 

Aula professor Paulo Miguel



     O conteúdo será trabalhado de forma inovadora e que eles terão que sair do marasmo, que é comum nessa idade e colocar o cérebro a pensar.

QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO!  SÓ EVOLUÍMOS SE FIZERMOS ALGO DIFERENTE DO COMUM!

Os conteúdos a serem administrados durante esse ano de 2013:


  1. Forças;
  2. Lei fundamental dos movimentos;
  3. Ação-reação, inercia e conservação da quantidade de movimento;
  4. Gravitação;
  5. Estática;
  6. Estática dos fluídos;
  7. Energia;
  8. Trabalho e Potencia;
  9. Cinemática vetorial;
  10. cinemática escalar.


Praticamente um desses assuntos por mês, em média.   Começamos o mês de março com o assunto FORÇAS.

Serão dadas explicações e exemplos de vários tipos de forças:


  • FORÇA E INTERAÇÕES ( AÇÃO ENTRE CORPOS);
  • FORÇA GRAVITACIONAL (AÇÃO DE QUALQUER OBJETO E A TERRA);
  • FORÇA DE ATRITO ( AÇÃO QUE TENTA IMPEDIR UM MOVIMENTO);
  • FORÇA NORMAL ( PERPENDICULAR À SUPERFÍCIE DE CONTATO);
  • RESISTÊNCIA DO AR.


Os alunos terão em mãos o livro de física, volume 1, Física e Realidade, Gonçalves e Toscano,ed. 2012.  PNLD 2012 , 2013, 2014 ; código 25068C2201. É disponibilizado para eles um ambiente  para ler, estudar e tirar dúvidas durante as aulas. 

Além disso estou trabalhando com eles o processo: LER, ENTENDER E COMPREENDER!!!

Está sendo entregue para cada aluno uma cartela de SUDOKU como auxilio à concentração. Cada um deles deverá preencher as lacunas onde falta os números seguindo uma lógica que é  LER, ENTENDER E COMPREENDER

Paralelamente solicitei que cada um tivesse em mãos um "CUBO MÁGICO"  e eu vou explicando como montá-lo.  esse processo mental exige CONCENTRAÇÃO, LEITURA, ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO.

Os alunos até o final do bimestre deverão ter assistido pelo menos um dos 12 filmes sugeridos abaixo: ao lado do título terá entre parênteses o tema explorado em física.


  1. CONTATO ( deslocamentos e velocidades);
  2. 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (leis físicas);
  3. APOLLO 13  (ausência de gravidade);
  4. CÉSIO 137- O PESADELO DE GOIÂNIA ( radioatividade);
  5. CÉU DE OUTUBRO ( fascínio pelo espaço);
  6. GIORDANO BRUNO ( consequências de reafirmações de suas ideias sobre o universo perante a inquisição);
  7. O DIA SEGUINTE ( guerra nuclear);
  8. O INICIO DO FIM (projeto Manhattan e célebres cientistas do seculo XX);
  9. O NOME DA ROSA (importância do conhecimento científico antes de 1500);
  10. QUEM SOMOS NÓS ( ciencia e religião como modelos para entender o mundo que nos rodeia);
  11. SÍNDROME DA CHINA  (utilização do conhecimento científico para o bem ou para o mal)
  12. SONHOS DE KUROSAWA ( idem anterior).


Outra opção é a série COSMOS apresentado pelo cientista  e escritor Carl Sagan. são 13 episódios, eles estão disponíveis em locadoras ou a venda em livrarias ou mesmo pode ser baixado na internet:


  1. OS LIMITES DO OCEANO CÓSMICO (medida do tempo que decorre desde o big bang até os dias de hoje);
  2. AS ORIGENS DA VIDA( hipóteses da existência de seres em outros planetas);
  3. A HARMONIA DOS MUNDOS (corpos celestes e suas leis físicas);
  4. INFERNO E CÉU ( altas temperaturas e efeito estufa);
  5. OS SEGREDOS DE MARTE ;
  6. A ODISSEIA DE VOYAGER (exploração do sistema solar);
  7. A ESPINHA DORSAL DA NOITE ( conhecimento científico);
  8. VIAGENS NO ESPAÇO E NO TEMPO (teoria da relatividade);
  9. A VIDA DAS ESTRELAS ( nascimento, vida e morte de todas as estrelas, inclusive o Sol);
  10. LIMIAR DA ETERNIDADE ( origem e destino do universo);
  11. A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA ( cérebro);
  12. ENCICLOPÉDIA GALACTICA ( viagem entre estrelas);
  13. QUEM PODE SALVAR A TERRA? ( bomba nuclear e paz).


Há também séries na TV fechada " Discovery Channel"  e que o aluno pode ter a oportunidade de assistir ou gravar:


  1. AS MARAVILHAS DO UNIVERSO;
  2. EM JÚPITER;
  3. ÔNIBUS ESPACIAL;
  4. PERDIDOS NO TEMPO;
  5. TUDO SOBRE TEMPO E PONTES.


E para que o aluno não tenha desculpas há também a SÉRIE UNIVERSO MECÂNICO . É uma série com 54 episódios produzida pelo Instituto Tecnológico da Califórnia ( CIT) que foi exibido pela TV Cultura e que pode ser adquirido da emissora. Recomendo


  • INÉRCIA;
  • AS TRÊS LEIS DE kEPLER;
  • O PROBLEMA DE KEPLER;
  • A MAÇÃ E A LUA;
  • TEMPERATURA E LEIS DOS GASES;
  • ENTROPIA, BAIXAS TEMPERATURAS;
  • A MAQUINA NATUREZA;
  •  ELETRICIDADE ESTÁTICA;
  • CAMPO ELÉTRICO;
  • EXPERIENCIA DE MILLIKAN;
  • GRAVIDADE, ELETRICIDADE;
  • MAGNETISMO;
  • RESSONÂNCIA;
  • LEI DA QUEDA DOS CORPOS.
QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO! 

Aguardem mais informações a qualquer momento.

Projeto: Conhecendo Alfredo Wagner - Visita ao Distrito de Catuíra



Em virtude do Projeto “Conhecendo Alfredo Wagner”, realizamos no dia 13 de março uma visita à antiga Colônia Militar Santa Teresa. Acompanhada pelos alunos do 2º ano do ensino médio inovador e pelas professoras Eliziane, Angela e Rosemari, nossa visita pelas ruas cheias de histórias foi guiada pelo professor Juliano Norberto Wagner, que mesmo não lecionando neste ano na Silva Jardim aceitou o convite, nos proporcionando uma viagem até os primórdios de nosso município em uma manhã de conhecimento na Catuíra.


Catuíra, uma pacata comunidade da cidade de Alfredo Wagner, “Terra do Mel”, quem diria que teria uma bagagem histórica tão grande. Iniciamos nossa visita no Marco do Centenário, onde conhecemos a história da criação da Colônia Militar. Podemos visualizar, embora de longe, por onde passavam as estradas que faziam a ligação entre Desterro (Floripa) e a cidade de Nossa Senhora dos Prazeres da Lages (Lages), que aliás, naquela época pertencia a São Paulo e o estado do Paraná ainda nem existia. Seu Juliano nos contou também o porquê que, a existência de uma Colônia Militar naquele ponto estratégico era tão importante naquela época e comentou sobre “Guarda Velha”. o primeiro local onde a Colônia tentou se estabelecer e o porquê da desistência do mesmo.


Após a aula de história, seguimos o caminho feito de pedras, pedras estas retirada de um morro que pode ser avistado dali mesmo. Seguimos até a Igreja e além de mim, boa parte do nosso grupo não a conheciam. A igreja é um grande marco da fé católica, afinal, os Militares vieram para Colônia e menos de um ano depois, já colocaram de pé um local para servir de “A Casa de Deus”. Dentro da Igreja, podemos ver em uma pintura de como era a primeira igreja católica da nossa Arquidiocese. No local onde ela foi construída, no ano de 1855, hoje existe uma nova igreja inaugurada no ano de 1958. Podemos ouvir de Dona Erna, que primeiro as paredes foram erguidas e somente após a cobertura já estar pronta, a antiga igreja foi desmontada.
Nas paredes laterais da igreja, se encontram várias pinturas que formam quase uma linha do tempo, contando a história da comunidade. Iniciamos com a alusão de um encontro pacifico e amistoso com os índios que outrora ocuparam estas terras. Na cena, eles estavam sendo catequisados e pareciam estar felizes com isso. Seu Juliano alertou os alunos contando algumas passagens sobre bugreiros, mostrando que nem sempre os encontros eram pacíficos. Os bugreiros eram contratados pelo governo, para que, pelo fio de sua espada. eliminassem os índios que dificultavam a ocupação dos brancos na região ainda desabitada.

Em outra cena podemos ver a “Guarda Velha” e também um morro coberto de neve. O frio intenso e meses de fortes chuvas foram os principais motivos para que os militares de lá debandassem, até chegarem a Catuíra, local muito mais amistoso e com mais potencial agrícola.
Entre outras cenas retratadas nas paredes da Igreja vimos uma que particularmente me chamou a atenção. A pintura mostrava a Imperatriz Tereza Cristina (de quem a colônia herdou o nome) presenteando a comunidade com uma Santa, no caso Santa Tereza. O que me chamou a atenção foi essa imagem não mais existir na igreja, segundo Seu Juliano ela teria sido vista por um antigo morador, exposta em um museu no Rio de Janeiro.
Para finalizar subimos até o “Coreto”, onde tivemos uma visão privilegiada da Igreja e ainda podemos ver de perto um Orgão, que existe desde de meados do século XIX. Saindo da igreja, ouvimos mais alguns fatos interessantes sobre a escolha do local da igreja matriz e, a seguir, os alunos tiraram algumas fotos para usarem nas aulas de biologia. Fizemos uma parada para o lanche. 


Comemos no bar do Seu Teobaldo, um senhorzinho simpático, com uma carinha super amistosa e após o lanche, vimos a replica do casarão dos Ibagy, depois seguimos até as suas ruínas. No caminho paramos na APAE e conhecemos o trabalho de algumas professoras, que pode-se ver se dedicam muito para oferecer o melhor aos seus alunos. Saindo de lá, chegamos ao casarão, passando pelo Obelisco em comemoração aos 150 anos da comunidade. Segundo a professora Eliziane, a dez anos a casa ainda estava de pé e os alunos de nossa escola, também na realização de um projeto, tiveram o privilégio de conhecer a casa enquanto ela ainda estava inteira. Pode-se notar que a casarão era uma construção imponente para a época e ainda consegue-se ver as pinturas, que enfeitavam cada cômodo.

Tivemos que apressar nosso retorno, devido ao horário de nosso transporte e não pudemos fazer a macabra visita ao cemitério, mas mesmo em frente ao ônibus podemos conhecer algumas estórias de almas que vagam por aquelas paragens!
Retornei a escola eufórica, tamanho o banho de história que tomei logo pela manhã. Os alunos pareceram satisfeitos, assim como os professores que também se encantaram com as explicações do professor Juliano. Este foi apenas o primeiro destino e estou curiosa para saber o que Alfredo Wagner nos reserva!
Professora: Carol Pereira. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Aula de Sociologia




Escola de Educação Básica Silva Jardim.
Alfredo Wagner, fevereiro de 2013.
Professor: Reginaldo Silveira.
Disciplina: Sociologia.
Turmas: 1ªs Séries EM.

A desigualdade segundo Rousseau

Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade: A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.
Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.
Já a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.
A desigualdade social é um hábito, nos acostumamos a ela. O homem é também um animal cultural. Somente a partir do reconhecimento da desigualdade social como ela se apresenta é que a realidade social poderá ser combatida e transformada.
Foi grande a influência política que tiveram as idéias de Rousseau na França. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

O Positivismo e o surgimento da Sociologia por Augusto Comte
O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, tomando-a como um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, a automação, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo, principalmente, as explicações teológicas e, de senso comum.
Pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo. Tal movimento delineou uma nova ciência: a "física social", que, mais tarde viria a ser a sociologia. Portanto, Comte, é considerado o "pai da Sociologia". Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipá-la como disciplina científica.
O Positivismo é uma linha teórica da sociologia, criado, também pelo francês Augusto Comte, tratava-se de uma linha de pensamento em que se abandonaria a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.

Fato social de Émile Durkheim

Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade.
Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. O sociólogo francês defende que os fatos sociais têm três características:
·         Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo. É comum a todos os membros do grupo ou a sua maioria;

·         Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências. É externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade;

·         Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los. Os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneiras de agir, costumes. Também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis, etc. Segundo Durkheim:
É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.”

Atividades

1. Quais os dois tipos de desigualdade segundo Rousseau?
2. De acordo com o Texto, cite duas importantes obras de Rousseau que tiveram uma contribuição significativa para as ciências sociais.
3. Como Rousseau descreve que a sociedade deveria ser de acordo com sua obra: O Contrato Social?
4. Como surgiu a desigualdade social para Rousseau?
5. Rousseau pregava ideais de igualdade e liberdade. Tais ideais serviram também de norte para desencadear uma importante revolução na França.  De que revolução a afirmação está se referindo?
6. “O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, tomando-a como um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, a automação, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo, principalmente, as explicações teológicas e, de senso comum. Pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais”. Analise este fragmento do texto e responda:
a) Em uma palavra, do que se trata esse período e movimento histórico?
b) O que a revolução industrial e francesa tem a ver com o positivismo e com a sociologia?
c) Quem é considerado o criador do Positivismo e também, o pai da Sociologia?
7. Onde pode ser vista a influência do positivismo no Brasil? Além disso, mencione qual o lema do positivismo, sua fórmula máxima?
8. “É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda: Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.” De acordo com o trecho do texto acima, responda:
a) Cite alguns fatos sociais, segundo Durkheim.
b) Escolha um dos fatos sociais de acordo com o texto ou estabeleça um de acordo com seus conhecimentos e informe por que ele pode ser considerado um fato social. Para isso, analise as características de um fato social segundo Durkheim.