segunda-feira, 29 de junho de 2015

Conhecendo a Cuca através de Tarsila

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de um grande  fazendeiro,  passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus' em  1904. Tarsila estudou escultura, desenho e pintura no. Em 1920, Tarsila estudou em Paris. Ficou lá até junho de 1922 e soube da Semana de Arte Moderna através das cartas da grande amiga Anita Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a apresentou ao grupo modernista.  Em 1923 ela voltou a Europa e estudou com o mestre cubista Fernand Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. Em 1924, veio ao Brasil e um grupo de modernistas passou com ele o Carnaval no Rio de Janeiro e a Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais. Tarsila disse que foi em Minas que ela viu as cores que gostava desde sua infância, mas que seus mestres diziam que eram caipiras e ela não devia usar em seus quadros. “ Encontrei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante.” E essas cores tornaram-se a marca da sua obra, com as paisagens rurais e urbanas do nosso país, além da nossa fauna, flora e folclore. Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil. Tarsila faleceu em janeiro de 1973. Atualmente ela é considerada a maior pintora do Modernismo Brasileiro.
Uma de suas obras mais conhecidas é a obra “A Cuca”. Tarsila do Amaral  pintou este quadro no começo de 1924 em óleo sobre tela, medindo 73X100 cm e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho”. Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.
Os alunos dos 4ºs anos da E.E.B. Silva Jardim orientados pelos professor arte-educador Jorge Luís Kuntze fizeram leitura de imagem da obra, ouviram e cantaram a música a “Cuca te pega” de Cássia Eller e discutiram sobre folclore brasileiro, em especial sobre a lenda da Cuca. A Cuca é sem dúvida, um dos principais seres do folclore brasileiro, principalmente pelo fato de o personagem ter sido descrito por Monteiro Lobato em seus livros infantis e em sua adaptação para a televisão, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A Cuca se originou através de outra lenda: a Coca, uma tradição trazida para o Brasil na época da colonização.
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes, sendo usado por muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.

"A Cuca" - Tarsila do Amaral 1924
A Cuca Te Pega
Cássia Eller

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

A Cuca á malvada e se fica irritada
A Cuca é zangada, cuidado com ela
A Cuca é matreira e se fica zangada
A Cuca é danada, cuidado com ela

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

A Cuca é malvada e se fica irritada
A Cuca é zangada, cuidado com ela
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
A Cuca é danada, ela vai te pegar


Após a aula dialogada os alunos partiram para a atividade prática, reproduzindo a famosa obra com pedaços de E.V.A coloridos recortados e colados sobre folhas de papel A4.














terça-feira, 23 de junho de 2015

Entrando no clima para a festa

A Escola de Educação Básica Silva Jardim vem se organizando para a grandiosa Festa Junina. 
Na estrada da escola pode-se sentir a alegria que vai ser a festa!






segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Surrealismo

O surrealismo foi um movimentos artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O Surrealismo foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, o movimento enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa humana. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.
As características principais deste estilo são: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Os temas principais das obras surrealistas eram: o humor, o sonho e a contralógica. Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressadas. Atraves da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representam o mundo concreto. Os principais pintores do período foram> Mas Emst, René Magritte, Joan Miró e Salvador Dali.
Após o surrealismo ter sido abordado e trabalhado em sala de aula pelo professor Jorge Luís Kuntze os alunos dos 8º anos foram convidados a produzirem vídeos em stop motion utilizando as características do tema, com o uso de recortes de figuras sobre obras surrealistas de Salvador Dali o principal pintor do período.  


Abstracionismo


A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso usa relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira não representacional. Surgiu a partir de experiências das vanguardas europeias que recusam a herança renascentista das academias de arte. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente a arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que encaixam-se na arte moderna. O artista russo radicado na Alemanha Wassily Kandinsky inaugurou o abstracionismo no ocidente com sua primeira Aquarela Abstrata de 1910. Kandinsky advoga o uso de formas abstratas como meio de atingir uma transcendência não através das formas reconhecíveis da realidade observável, como faz a arte tradicional acadêmica, mas através dos elementos puros da arte visual, como linhas, cores, as formas geométricas – o círculo, o quadrado e o triangulo – e os pontos entre outros.
Após o abstracionismo ter sido abordado e trabalhado em sala de aula pelo professor Jorge Luís Kuntze os alunos dos 8º anos foram convidados a produzirem vídeos em stop motion utilizando as características do tema, com o uso de materiais expressivos alternativos como: lã, botões, sementes, retalhos, tintas, papel colorido entre outros.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Conhecendo Vincent Van Gogh

Vincent Wellen Van Gogh é considerado hoje um dos artistas mais geniais do século XIX. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura em vida.
Atualmente seus quadros são apreciados e vendidos por milhões de dólares atingindo os valores mais altos do mundo.
Van Gogh pintou muitos quadros com o tema “Girassóis” sua flor favorita. Em seu enterro, seu caixão foi coberto por girassóis, a flor que ele amava. Talvez sua paixão pela flor tenha se dado devido a sua cor favorita ser o amarelo.

Conhecendo sobre o artista e suas obras os alunos dos 3º anos sob orientação do professor de artes Jorge Luís Kuntze e as 2ª professoras de turma: Jaqueline Rabelo Maffei e Mariana Cechetto, fizeram a leitura da obra prima “Os girassóis” e receberam o vaso de girassóis ampliado para ser realizada a colagem com os seguintes materiais: Arroz colorido, lã colorida, lantejoulas, areia seca colorida, sementes de girassol e milho.

Paola, Luiz Paulo, Bernardo e Thays

Helena, Gabriel, Guilherme e Feliphe


Willian, Vanessa, Matheus e Paula

José Pedro, Jessica, Laura e Yuri

Julia M, Julia S. Josue e José

Nicolly, Mayara, Marcos e Ludowico

Sophia, Suelen, Samuel e Raíssa

O uso da Realidade Aumentada na Educação Básica

O Escola de Educação Básica Silva Jardim faz uso de mais um recurso para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, a Realidade Aumentada. “A Realidade aumentada permite a geração da realidade física, que combina a realidade virtual através de um processo de computador. A utilização de tecnologias para a produção de objetos tridimensionais tem sido utilizada em vários campos, industrial, comercial, arquitetura, medicina e engenharia.  Na educação tem um grande potencial, especialmente com a motivação que pode resultar aos alunos. Em suma, a realidade aumentada será implementada em todos os processos educativos, no futuro, sem dúvida, a combinação da realidade e do ambiente virtual, otimiza o aprendizado e as áreas ativas do cérebro essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais tradicionais.”
O uso da Realidade Aumentada é tema da dissertação de mestrado da Professora Caroline Pereira e esta divulgou a “ferramenta” aos colegas tendo o tema abordado nas aulas de Geografia pelo professor Reginaldo Silveira.
A Realidade Aumenta foi utilizada por alunos dos 6º ao 9º ano e teve bons resultados. O professor fez uso do recurso para explicar temas como: Placas tectônicas, Atividades Vulcânicas, Movimento de Rotação e Translação, Radiação Solar, Canais, Diques, Eclusas, etc. Era evidente o interesse dos alunos pelos temas abordados.

Algumas editoras já produzem livros com esse recurso, porém os livros são pouco conhecidos e ainda pouco utilizados, sendo assim ainda existem alguns problemas quando a disponibilização dos aplicativos para todos os sistemas operacionais de aparelhos móveis.
Os alunos foram orientados a fazerem o download dos aplicativos e em sala de aula acompanhem as explicações interagindo com as figuras geradas pela realidade aumentada.
Acompanhamos o uso do recurso com os alunos do 6º1 e ficou evidente que certamente no futuro o uso da Realidade Aumentada será considerada uma poderosa ferramenta educacional.