quarta-feira, 26 de novembro de 2014

5º ano no cinema

Os professores Jorge Luís, Odinéia e Cristiane levaram ao cinema do Shopping Itaguaçu os alunos doas 5ºs anos da Escola de Educação Básica Silva Jardim no último dia 24 de novembro. Eles assistiram ao filme "A festa no céu".
Este passeio teve como objetivo finaliza o ano com uma confraternização entre as duas turmas (matutina e vespertina) sabendo da importância do cinema como uma ferramenta cultura e espaço de aprendizagem.
Durante o passeio os alunos divertiram-se muito e até conversaram com o Papai Noel.

"Foi o melhor passeio escolar da minha vida"
(Victoria 5º1)

"Foi tudo muito divertido, brincamos e conhecemos coisas novas"
(Adrian 5º1)

"Passeio muito especial para quem nunca tinha ido ao cinema. Para mim foi especial por ido com meus amigos"
(Eric 5º1)

" Foi um passeio muito inesquecivel. A melhor ideia para encerrar o ano"
(Carine 5º1)




terça-feira, 11 de novembro de 2014

Viagem de Estudo - Grutas de Botuverá - Documentários




Outras informações nos vídeos a seguir.




Confira alguns dos documentários criados em anos anteriores pelos alunos do Ensino Médio Inovador em viagens para a Serra Geral e para a cidade e São Francisco do Sul.

Documentários Serra Geral:






Documentários São Francisco do Sul:




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ensino Médio Inovador

No ano de 2012 em nossa escola foi implantado o projeto E.M.I (Ensino Médio Integral) e no ano posterior houve uma alteração para Ensino Médio Inovador como funciona até hoje.

Entendemos que o projeto E.M.I (Ensino Médio Inovador) é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. Percebemos que mesmo existindo dificuldades a serem superadas, tanto estruturais como pedagógicas temos que lutar para manter vivo este projeto que foi e é uma luta educacional e política (inclusive previsto pela LDB). 
Conheça um pouco mais dos projetos desenvolvidos desde o ano de 2012. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lógica e Programação

Lógica
A Lógica (do grego λογική logos1 ) é o estudo filosófico do raciocínio válido . Utilizada em atividades mais intelectuais, a lógica é usada principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação. Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estuda-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação.
A lógica foi estudada em várias civilizações da Antiguidade. Na Índia, a recursão silogística, Nyaya remonta a 1900 anos atrás. Na China, o Moísmo e a Escola dos Nomes datam de à 2200 anos atrás. Na Grécia Antiga a lógica foi estabelecida como disciplina por Aristóteles, com a sua obra Organon. Ele dividiu a lógica em formal e material. O estudo da lógica era parte do Trivium clássico , juntamente com a gramática e a retórica (ver: Artes liberais).

Lógica e Computação
A Lógica é extensivamente utilizada em todas as áreas vinculadas aos computadores.
Partindo-se do princípio que muitas das nossas tarefas diárias são uma sequência que obedecem uma determinada ordem, de um estado inicial, através de um período de tempo finito e que nesse período produzimos resultados esperados e bem definidos, poderíamos classificar essas tarefas dentro de um Algoritmo que utilizam o conceito da lógica formal para fazer com que o computador produza uma série sequencial.
Nas décadas de 50 e 60, pesquisadores previram que quando o conhecimento humano pudesse ser expresso usando lógica com notação matemática, supunham que seria possível criar uma máquina com a capacidade de pensar, ou seja, Inteligência Artificial. Isto se mostrou mais difícil que o esperado em função da complexidade do raciocínio humano. A programação lógica é uma tentativa de fazer computadores usarem raciocínio lógico e a Linguagem_de_programação Prolog é comumente utilizada para isto.
Na lógica simbólica e lógica matemática, demonstrações feitas por humanos podem ser auxiliadas por computador. Usando prova automática de teoremas os computadores podem achar e verificar demonstrações, assim como trabalhar com demonstrações muito extensas.
Na ciência da computação, a álgebra booleana é a base do projeto de hardware.


O poder das redes sociais

Texto 2013

O papel das redes sociais na sociedade atual está cada vez mais em evidencia, ainda mais diante dos recentes protestos que ocorreram em todo o Brasil e tiveram as redes sociais como ponto de encontro e organização das manifestações.
Sempre recebi com um certo ceticismo os relatos de que as redes sociais haviam permitido as grandes manifestações populares no exterior – como as manifestações realizadas no Egito no ano de 2011 que tinha como principal objetivo por fim no regime do ditador Hosni Mubarak.  Apesar disso, sempre imaginei que elas tinham sido um fator importante nestas mobilizações. Agora o Brasil se inflama e pude constatar que essas redes têm muito mais importância do eu imaginava, aparecendo como canal de comunicação entre centenas de milhares de brasileiros que saem às ruas e de milhões que acompanham estes movimentos.
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter,Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
A dita nova geração de internautas cresceu acompanhando a evolução e a revolução que as redes sociais trouxeram a sociedade. As mudanças vão além do rompimento de fronteiras territoriais. Na antiga rede social mais popular do país, o Orkut, muitos dos jovens que hoje integram a sociedade aprenderam a argumentar e a escrever, em fóruns e debates nas antigas comunidades. Sim, aprende-se a escrever o fazendo e também exercitando a pratica de leitura, e se fazia muito uso desses dois recursos diante da forma de comunicação utilizada na rede.
Outra ferramenta que ajudou a moldar os jovens foram os blogs. Com eles os internautas aprenderam a dar sua opinião sobre diversos temas, se expressarem e a pesquisarem sobre temas de interesse próprio. O ganho que as redes sociais trouxeram aos internautas foram imensos.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

Ainda sem saber direito aonde é que essa manifestação vai terminar, consigo prever que o povo brasileiro possa também usar dessa consciência para outros fins. Na ciência especificamente, as redes sociais tem sido usadas como “crowdfunding”, para gerar suporte financeiro a determinado projeto ou mesmo para engajar o público na geração de dados científicos. Projetos populares incluem o uso de uma pequena parcela da memória de computadores pessoais na busca de vida extraterrestre pela NASA e jogos online cujos participantes auxiliam na modelagem tridimensional de proteínas de interesse humano.