sexta-feira, 18 de junho de 2010

Entrevistando - Professora Elâine

  
Formatura
Nome Completo: Elâine Aparecida de Almeida Rossini
Nascimento: 05 de agosto de 1974, em Florianópolis.

Trajetória Profissional:

Idade em que ingressou no magistério?
R: 16 anos

Tempo de serviço no magistério?
R: 18 anos

Primeiro local de trabalho?
R: Escola Reunida Balcino Matias Wagner
Formatura UDESC

Formação
R: Sou Pedagoga da Educação Infantil pela UDESC, Pedagoga das Séries Iniciais pela FACVEST, especialista em Práticas Interdisciplinares e formanda do curso de Educação Física da UNIPLAC, 2010.






Tempo em que atua na EEB. Silva Jardim?
Amigos Professores EEB.Silva Jardim
R: Destes 18 anos de magistério, apenas 4 não foram no Silva Jardim.

Área em que atua?
R: Atualmente, só na área da Educação Física, com o projeto de Dança na Escola. Também sou treinadora e professora de Voleibol na Comissão Municipal de Esportes, onde tenho uma escolinha.



Já atuou em áreas diferentes?
Homenagem - Canto
R: Muitas... Além da alfabetização e da Educação Física, lecionei Ensino Religioso, Ciências, História, Inglês, Filosofia, Sociologia e Arte! Estes três últimos por muitos e muitos anos. Também trabalhei no CEJA quando iniciou as atividades em Alfredo Wagner com as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa. Mas o meu primeiro “emprego” foi de balconista de loja.

Feira Interdisciplinar 2008
Uma boa recordação como professor?
R: O carinho dos alunos comigo! Sempre tive a amizade  e o respeito deles; cada festinha “surpresa”; os primeiros alunos que hoje são papais e mamães; todos os colegas e locais por onde trabalhei. Me emocionei muito com a homenagem dos Formandos 2008 que me agraciaram com o título de Paraninfa das Turmas.




Viagem
Alguma turma em especial?
R: Não uma, mas quatro. Formandos de 1996: amigos até hoje. Alguns, quase da minha idade. A sexta série de 1999 com aulas de Educação Física inesquecíveis e a disputa para escolher o nome do bebê que eu esperava. Os formandos dos Terceirões de 2006 e 2009, turmas de regência.


Alguma história engraçada ocorrida como professor?
Festa Junina 2007
R: Sim, várias. Mas aí vai uma bem antiga, do início da carreira aqui na Escola.
Primeiro dia de aula de uma quinta-série, Ensino Religioso. Realizamos uma atividade escrita e recolhi ao final da aula, enfatizando que não esquecessem do “seu nome” na atividade. Ao corrigir, em casa, um aluno escreveu um “embaralhado “ de letras, letras do meu nome. Pensei: “Ele tentou escrever o meu nome e não conseguiu, tadinho...” Risquei a palavra com uma boa caneta vermelha e fiz a observação: “Querido, o nome da professora é Elâine!” Quando fui devolver, entreguei todos os “nomeados” e deixei por último o “sem nome”. Fiquei com a folha na mão, falando da importância que o nome tem na vida da gente e blablabla... que, como a professora vai dar nota se o trabalho não tem nome e...blablabla...e etc. Enfim, perguntei à turma quem não havia recebido. Um menino levantou tímido e veio até minha mesa.  “Professora, tenho certeza que escrevi meu nome bem no final!”  Perguntei onde estava e ele com o dedinho apontou para aquele embaralhado de letras que eu havia riscado... Que mico, dá pra dizer hoje! O nome dele era muito parecido com o meu, com letras invertidas e um nome que eu nuca tinha ouvido antes. Para disfarçar falei: “ Que nome diferente! Quem inventou?” -  “ Meu pai leu na Bíblia!” - disse o aluno. Pedi mil desculpas pelo fato, expliquei porque risquei seu nome e até hoje passo por ele e lembro disto. Isto faz tempo...acho que foi em 1996.  


Gostaria de esquecer?
Estágio Educação Física
R: Os sofocos e incertezas de fim e início de ano como ACT e a fatalidade ocorrida com um aluno na escola.

Jamais esquecerá?
R: Do Cleiton em minhas aulas de Filosofia, Sociologia e História e a sua capacidade de aprender e ensinar a gente com o seu silêncio. Ele é cego.


Tem saudades?
Formatura 2008
R:  Das aulas de Educação Física em que dois professores lecionavam juntos. Especificamente das aulas que dividi com a Professora Mila.  A Mila era responsável pelos meninos e eu pela meninas. Não sinto falta da separação dos gêneros, mas daquele tempo, daqueles alunos, daquela época na educação e o que fizemos juntos na escola. Tínhamos aula à noite, quadra descoberta e invernos rigorosos. O Frio não desmotivava. Levamos vários alunos para a OLEMI (Olímpíada Estudantil da Região), meninos e meninas entusiasmados com Handebol, Futsal, Voleibol e com as provas de Atletismo. Saudades!

Festa Junina
Um projeto a realizar..
R: Pessoal: viajar e passear muito com a família. Quero ir à Fernando de Noronha e ao Perú.
Profissional: concluir a faculdade de Educação Física e tenho pretensões nesta área, tanto de trabalho quanto de formação.

Gostaria muito de fazer:
R: Meu mestrado.

Qual a sua maior preocupação?
R: A saúde dos meus pais, a educação dos filhos e os impactos ambientais que o planeta vem sofrendo e as consequências disto para a humanidade no presente e no futuro.


Lanche com o Terceirão 2009
Um personagem importante?
R:  Jesus Cristo.


Uma Frase Marcante:
“Não sois máquinas! Homens é que sois!”  -  Charlie Chaplin



Qual a visão que você tem sobre nossa escola?
Premiação Festival Regional de dança
Adoro trabalhar aqui no Silva Jardim. Muitas vezes reclamamos de algumas coisas, mas, com meus estágios de Educação Física em outras escolas, posso dizer que vivemos num mar de rosas. Temos bom ambiente, materias, organização, apoio às novas ideias, entre outras coisas. Nossos alunos são educados, somos ouvidos na secretaria da escola  e sei que esperam muito de nós professores. Como mãe, digo que o Silva Jardim é um bom local para educar meus filhos.

Um comentário:

  1. Elâine... sua entrevista ficou maravilhosa!!!
    Parabéns!!! Vc faz falta na escola... bjs

    ResponderExcluir