quarta-feira, 23 de junho de 2010

Galeria de Diretores do Silva Jardim

1954 a 1956 – Em abril de 1954, o Sr. José Campos doa um terreno para a contrução do Grupo escolar Silva Jardim, situado na Vila Barracão, município de Bom Retiro.
              O ano letivo inicia-se em fevereiro, tendo à sua frente como Diretor interino o Sr. José Dell Antonia, professor normalista, ex-seminarista, muito dedicado e exigente.

Maria Inês Rampinelli
1957 a 1960 – Assume a direção a Professora Maria Inês Rampinelli, mulher exigente e extremamente zelosa cumpridora de seus deveres atuante frente a direção desta escola. Inicia-se aí uma nova estapa no desenvolvimento da escola. Era necessário levar mais em consideração as necessidades brasileiras. Neste período o corpo docente possui sete professoras.


1961 – Com sete anos de fundação, a escola mantém suas caracteristicas neste período assumem a direção de forma conjunta o professor José Dell Antonia e a professora Maria Inês Rampinelli.
José Dell Antônia e Maria Inês

José Dell Antônia
1962 – O professor José Dell Antonia dá prosseguimento as atividades da escola, permanecendo no cargo até o final do ano. Um sábio para a sua época, possuidor de uma visão muito abrangente no qusito educação. Costumava dizer que um homem para ser alguém deveria possuir estudos. Era conhecido e temido por todos os alunos de sua época.



1963 a 1969 – No ínicio de 1963 ocorreram algumas mudanças no ensino em Alfredo Wagner. Como marco destas transformações a professora Cléia Wagner assume a direção. É época de uma direção mais humana, voltada para o social. Conhecida por sua boa vontade era muito bem quista por toda a comunidade escolar, admirada por sua capacidade de se expressar e conseguir engajar todos em um mesmo projeto. Foram seis anos dedicados à nossa escola.
Cléia Wagner
1969 – Nesta época também esteve a frente da nossa unidade escolar a professora Adelina Luckmann, mulher competente e muito organizada, deixou boas lembranças de sua passagem por nossa terra.

1970 a 1972 – Por um espaço de dois anos o Senhor Tiago de Souza exerceu o cargo de diretor, sendo que, o mesmo era um homem bastante culto e voltado para a boa formação dos jovens Alfredenses. Muito embora o tempo de permanência no cargo fosse relativamente pequeno, o mesmo se empenhou muito em prol de nossa comunidade.
Thiago de Souza
 
1973 a 1987 – Foi o período mais longo presidido por um diretor escolar, esteve a frente da escola a Professora Isolde Deucher, lembrada por todos os que estiveram sob suas ordens como alguém muito dinâmica, exigente e de moral elevada, pessoa justa, sempre pronta a ajudar os que dela necessitassem.

 
1988 – Neste ano quem fica à frente da escola é nosso atual Administrador Escolar o Professor Nazareno Dias, que como o nome do cargo já diz, é conhecedor dos problemas de ordem administrativas que envolvem uma instituição de ensino. Esteve apenas um ano frente à direção, mas com toda a certeza todos lembram dele com carinho.
Nazareno Dias
 1989 a 1990 – Período de muito trabalho, foram dois anos de muita luta e batalha. A Professora Alaíde Kalckmann  Goulart. Conhecida por todos como uma excelente professora, teve oportunidade de mostrar mais um lado de sua personalidade, o lado humano. Era uma profissional muito ativa, organizada, ágil e companheira. Foi graças a seu empenho que nossa atual diretora a Sra Eliziane W. Shmitz iniciou a faculdade.



1991 a 1994 – A Professora Cássia Regina Sebold May assume a direção. Foram inúmeras as suas realizações entre elas cabe citar a grande reforma na escola na área da cozinha e sanitários. No aspecto pessoal foi sempre uma grande incentivadora do progresso dos professores, exigente, mas acima de qualquer coisa muito justa, Sempre exigiu de todos, e de si, entrega e prazer pela realização de seus trabalhos.

Cássia Regina Sebald May
 
1992 – Assume interinamente enquanto a professora Cássia se ausenta para tirar licença a Sra Maria Ezequiel Machado. Apesar do curto período de atuação (apenas seis meses) os professores recordam dela com muito carinho.


1995 – Durante um período de um mês assume a direção a professora Zita Rode da Silva, excelente professora de matemática pôde contribuir com seus conhecimentos para o bom andamento da escola.

 1995 a 1998 – Vinda de outra cidade a Professora Maria Hass de Sena, professora de Educação Física , muito dinâmica e alegre são seus os méritos, da aula de leitura. Investiu maciçamente na compra de material para a biblioteca, entendia que todo saber passa pelos livros. Neste período pôde contar com a ajuda competente da professora Maria de Fátima Wagner como sua diretora adjunta.

Maria Hass de Sena

 1999 a 2000 – A Professora Tânia Maria Silvestre assume a direção, talvez um dos pontos mais marcantes de sua administração tenha sido a sua luta para a criação da sala de informática e a dedicação pela escola pois não media esforços para realizar tudo que fosse possível para melhorar o ambiente escolar.
Dia a dia o colégio se estabiliza e com grande participaçao da comunidade Alfredense.
Tânia Maria Silvestre
2001 a 2002 Izabel Cristina Israel de Mello, pedagoga, assume a direção sendo auxiliada pela Professora Maria de Fátima S. Wagner, é por todos lembrada como um boa amiga, muito equilibrada, calma e competente. Sempre foi determinada e justa ao cumprir suas obrigações no cargo.
Deixou-nos muitas recordações!
Izabel Cristina Israel de Mello


 2003 até os dias atuais – Uma nova etapa da Escola de Educação Básica Silva Jardim tem início. A diretora Eliziane Werlich Schmitz, auxiliada pela assessora Zorene Boll, que com sua juventude e dinamismo introduziram grandes mudanças no corpo docente e em toda a filosofia pedagógica vigente.
Assim, o colégio iniciou uma nova Era de maior atenção aos professores e ao conteúdo pedagógico.
Seus grandes feitos, talvez sejam a grande reforma e ampliação pela qual nossa escola passou no ano de 2004, a construção do ginásio de esportes, e o recebimento do prêmio escola referência em 2009.
No ano de 2010 a professora Nazaré Mazzini passou a fazer parte da equipe da direção como assessora.
Eliziane Werlich Schmitz


2 comentários:

  1. Ficou ótimo Carol... Parabéns...
    Parabéns também a todos os profissionais que por nossa Escola passaram!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, a Maria Haas de Sena se aposentou aqui no Cacilda e ainda mora aqui na cidade, a propósito vizinha da escola. Ótima coincidência!

    ResponderExcluir