segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Histórico da Escola

A Escola de Educação Básica Silva Jardim é uma escola pública que busca formar o cidadão enquanto sujeito consciente dos direitos e deveres no campo individual e no campo coletivo.
A história da nossa Escola inicia assim...
Primeiramente existia uma Escola Isolada com denominação de Escola Isolada Desdobrada de Barracão em 1925. Em abril de 1953 o senhor José Campos doa um terreno para a construção do Grupo Escolar Silva Jardim situado na Vila Barracão município de Bom Retiro. Com muito esforço, o povo conseguiu através do decreto n° 241 de 14 de maio de 1954 a fundação do Grupo Escolar “Silva Jardim”, em homenagem ao ilustre brasileiro Antônio da Silva Jardim*. O ano letivo iniciou-se em fevereiro, seu primeiro diretor interino foi o senhor José Dell’Antônia que era normalista e ex-seminarista. O prédio possuía 4 (quatro) salas de aula,um galpão, um gabinete para o diretor, uma sala para portaria, uma biblioteca, outra para depósito, dois reservados com instalações sanitárias para os alunos e um para professores. O grupo também oferecia casa de morada ao diretor com dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma instalação sanitária. No pátio se localizava um poço que fornecia água suficiente. Não havia energia elétrica.
A partir de 1960 o 1º grau era conhecido como Curso Normal Regional “Frei Rogério Neuhaus”. Em 1962 foi transformado em Ginásio Normal “Professora Eládia de Maia Barbosa”.
Em 1971, a Escola passou denominar-se Escola Básica Silva Jardim.
Em 1987 foi transformado em Colégio Estadual “Silva Jardim”. Em 2000 passou a denominar-se Escola de Educação Básica Silva Jardim, como é até hoje.
Atualmente, a instituição possui uma área total de 10.000 m² doada por José de Campos no ano de 1953. Possui um prédio com uma área construída de 1.779,33 m², mais um ginásio com área construída de 854,90 m², e a área ocupada pela Secretaria Municipal da Educação é de aproximadamente 250,00 m².
A Escola atende atualmente 960 alunos, distribuídos 34 turmas em 03 (três) turnos, (com séries iniciais, séries finais do ensino fundamental e ensino médio), sendo 07 turmas de séries iniciais; 17 turmas de séries finais e 10 turmas de Ensino Médio. A Escola conta também com uma sala de SAEDE Misto (DA-DV-DM) Serviço de Atendimento Educacional Especializado.


Patrono da escola:

O Patrono da Escola é o senhor *ANTÔNIO SILVA JARDIM (1954). A escolha do nome foi do Senhor José Dell` Antônia (diretor da escola na época), que juntamente com alguns professores homenagearam o Senhor Antônio Silva Jardim, dando – lhe o nome à escola. Antônio Silva Jardim era um ilustre político e muito inteligente. Sua maior luta foi pela implantação da República e a Abolição dos escravos. Silva Jardim era advogado e professor. Morreu aos trinta e um anos, tragado pela cratera do vulcão Vesúvio que na ocasião entrou em erupção.

2 comentários:

  1. eu amo a vida,porrisso aproveito tudo de bom que ela me oferece,mesmo estando já cansada ou talvez angustiada,só quero aproveitar os pequenos gestos de amor,amizade,companherismo...das pessoas que me cercam e a cada dia aprende muito mais com elas...muito obrigada a todos,professores,diretores,funcionários,colegas de sala,pelo grande carinho,é aqui que eu quero levar comigo as boas experiÊncia e aprendizados..um forte abraço!!!aline da silva 1 série 4.neguinhááh

    ResponderExcluir
  2. Olá...meu nome é Elisangela Quintanilha e moro na cidade que nasceu Antonio da Silva Jardim, a qual recebe o nome de Silva Jardim, estado do Rio...sou diretora de uma escola de educação infantil e fiquei muito feliz em saber que nosso patrono tmbm é homemageado em outros lugares...um abraço a todos!

    ResponderExcluir