OBJETIVOS:
- Conscientizar os alunos das 3ª e 4ª Séries a respeito das drogas;
- Valorizar a vida;
- Estimular a autoestima;
METODOLOGIAS:
- Leitura de um relato de uma adolescente sobre o uso das drogas;
- Texto para refletir: “ Viver sem Drogas” - explicação do significado de “Droga”,
- Interpretação do texto;
- Acróstico;
- Pesquisa na net de alguns tipos de Droga: cigarro, maconha, cocaína e crack.
- Entrega do Folder “Vida, sim! Drogas, não! - leitura e debate com os alunos; levar ao conhecimento dos pais estas informações;
- Dinâmica de verdadeiro ou falso no caderno para saber como está o conhecimento dos alunos sobre as drogas;
- Leitura do Livro: “ O que são drogas?”
- Roda de conversa sobre: droga lícita e ilícitas ou ilegais.
- Produção de texto: JINGLES “DROGAS”;( filmado)
- Música: “´E preciso saber viver”;
- Confecção de Painel: “ Viver è...”
- Sorteio de pulseiras “Crack nem pensar”
ATIVIDADES E TEXTOS DO PROJETO
1-Texto: VIVER SEM DROGAS
Qual o significado da palavra DROGA?
A palavra DROGA pode ter vários sentidos na Língua Portuguesa:
- Quando alguma coisa não agrada, costumamos dizer: Que droga!
- Se algum objeto não é bom ou está estragado, também falamos: Isso é uma droga!
- As pessoas chamam de droga as substancias que produzem vícios ou deixam alguém “fora do real”.
- Para os que estudam a ciência dos medicamentos, a palavra droga é sinônimo de remédio.
Drogas são todas as substancias naturais ou sintéticas que funcionam como remédios ou venenos, dependendo da dose e da maneira como são usadas.
Droga é tudo aquilo que existe na natureza ou é produzido pelo homem em fábricas ou laboratórios e que podem fazer mal a nossa saúde. Até mesmo a água, uma substancia natural necessária a vida humana, pode funcionar como remédio ou como veneno, dependendo de como é usada.
2- Interpretando o texto:
a) O que você entendeu por drogas?
b) Os remédios podem ser considerados drogas? Por quê?
c) Acróstico:
D
R
O
G
A
S
3- Leitura do Livro “Viver longe das Drogas”
Conceitos e definições: Qual o significado da palavra droga? O que são drogas? Quando a água pode ser considerada remédio?
Falando de drogas: Por que as pessoas usam drogas? Quais as drogas mais conhecidas? O que é droga Lícita? Quais são elas? Quais as drogas ilícitas ou ilegais? Como as drogas agem no cérebro?
4- O texto nos diz que mesmo a água, que é necessária a vida, pode funcionar como remédio ou como veneno. Pesquise de que forma isso acontece:
( leitura sobre o uso da água pg 15 do livro”Viver longe das drogas”)
5-Dinâmica: Coloque verdadeiro ou falso:
a) ( ) A maconha é uma droga.
b) ( ) As drogas não causam dependências.
c) ( ) O uso da maconha prejudica mais os pulmões do que o uso do cigarro.
d) ( )Durante os três primeiros mês de gravidez deve-se evitar o consumo de álcool e drogas.
e) ( ) A maconha é considerada droga leve.
Após as atividades ditar aos alunos os resultados e as explicações:
Verdadeiras: a) c) d)
a) A maconha é uma droga de ação mista, ela pode provocar vários distúrbios no sistema nervoso, com alteração da percepção e alucinações.
c) A maconha é aspirada sem ser filtrada e sua fumaça irrita mais os pulmões, pois é introduzida rapidamente.
d)Usar álcool, fumo ou drogas em qualquer período da gravidez já é prejudicial a saúde do feto, mas é exatamente nos três primeiros meses que ocorre a formação do feto.
Falsos: b) e)
O uso de uma droga pode levar à dependência, pois torna-se uma necessidade física ou psicológica do corpo e o indivíduo não consegue viver sem ela.
O uso da maconha compromete a percepção, a memória, a concentração e a atenção.
6- Passar a música aos alunos:
“È preciso saber viver” Roberto Carlos Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos
Quem espera que a vida
seja feita de ilusão
pode até ficar maluco
ou viver na solidão.
É preciso ter cuidado
pra mais tarde não sofrer.
É preciso saber viver...
Toda pedra no caminho
você pode retirar
numa flor que tem espinhos
você pode se arranhar
você pode escolher
É preciso saber viver... É preciso saber viver... É preciso saber viver...
7-Pesquisar no dicionário o significado de algumas palavras:
drogas-
lícitas-
ilícitas-
ilegais-
proibidas-
8-Elaborar Jingles sobre Drogas. ( em duplas ).
9- Confecção de um painel: “Viver é... ( colar figuras valorizando a vida, a família, as amizades, a escola e a saúde; formar frases)
Nenhum comentário:
Postar um comentário