sexta-feira, 11 de março de 2011

Relatos sobre o carnaval de outras épocas

Minha mãe lembra dos carnavais do clube de quando era criança. Todas as crianças iam fantasiadas. Não havia disputa para ver quem tinha a fantasia mais bonita. Apenas se divertiam. Havia sempre muito confete e serpentina. Todos dançavam pelo salão, brincando uns com os outros.
Lembra-se que em um dos carnavais veio o palhaço Bozo. Ele alegrou a todos que ali estavam. Também tinha  no teto do clube um globo com luzes coloridas que eram refletidas no chão. Todos adoravam brincar de pisar na bolinhas do chão.
Nessa época o carnaval parecia ser mais inocente com qualquer fantasia, sem disputas, era só alegria.
Relato de: Daniela Wessler Thiesen.
Idade: 29 anos

Segundo meus familiares o carnaval é uma época de diversão e alegria. Quando meus avós ainda eram jovens, o respeito e a seriedade não eram esquecidos: A família inteira reunia-se geralmente em clubes, embalados pelas famosas marchinhas de carnaval.
Atualmente, surgiram divers novos ritmos; desde o samba ao house, e lugares com boates ou a na própria rua. Essa festa tradicional brasileira, o carnaval, mudou a essência, mas continua trazendo muitas felicidades ao que dela participam.
Relato de : Bruna Marioti Santos
Idade: 23 anos.

No meu tempo de criança e adolescente, em Queimados no interior da Bahia; no sábado a multidão se reunia na praça, o prefeito entregava a chave da cidade e o trio elétrico tocava músicas regionalistas (axé, timbalada e marchinhas).
Durante o dia, das 8 horas as 17 horas, faziam o mesmo roteiro, só que a maioria dos foliões eram as crianças e seus pais.
Existiam blocos com vestimentas próprias. O que mais achava curioso eram os homens vestidos de mulheres, o carnaval termina na madrugada de terça feira em respeito ao início da quaresmas depois de muitas lamentações.
Era um carnaval simples e muito divertido, sinto saudades daquele tempo.
Relato de: Rita Pereira de Matos Dias
Idade: 39 anos.

O carnaval era muito divertido, as pessoas iam todas de fantasia; tinha vários blocos, concursos de blocos, também havia a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, onde os que eram o Rei Momo e a Rainha do Carnaval do ano anterior passavam a faixa para os eleitos daquele ano. Tinha duas tardes de matinês para as crianças, onde todos os pais levavam e se divertiam muito. Eram quatro noites de festa mas com muito respeito, com muita alegria e diversão. Todos brincavam e também respeitavam o calendário católico onde a orquestra parava de tocar pontualmente a meia noite e começava a quaresma sendo obedecida por todos os foliões.
Relato de: Zenaide Zilli Marioti
Idade: 55 anos.

Pelos alunos da 4ª série
- Gabriela Thiesen dos Passos
- Maria Laura Santos Wagner
- Miguel Augusto Matos Dias
- Sofia Marioti Kalckmam

Nenhum comentário:

Postar um comentário