segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Palestra em Parceria com a SICOOB

Dia 13\08 a Escola de Educação Básica Silva Jardim em parceria com o SICOOB crediaraucária, realizou para os alunos do Ensino Médio Noturno, palestra motivacional com enfoque “O Jovem e seu projeto de vida”.
O Palestrante Ainor Lotério com o espírito positivo prendeu a atenção dos nossos alunos.
Parcerias como estas são importantes para nossos jovens se prepararem melhor para a vida, para o futuro. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CURIOSIDADES SOBRE AS OLIMPÍADAS


Foram realizados, na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura ocorreu no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorreu em 12 de agosto. O lema dos jogos foi "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). O principal palco das Olimpíadas foi o Estádio Olímpico de Londres, construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio recebeu a cerimônia de abertura em 27 de julho. A cerimônia de encerramento (12 de agosto) assim como todas as provas de atletismo ocorreu neste estádio. As cerimônias de abertura e encerramento foram vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

Mascotes das Olimpíadas de Londres 2012

Wenlock e Mandeville
Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.
Tocha Olímpica 
A Tocha Olímpica foi anunciada em 26 de maio de 2010. Ela passou pelas mãos de, aproximadamente, 8.000 pessoas, durante 70 dias antes do evento. A tocha saiu da Grécia em 18 de maio e chegou a Londres no dia 21 de julho de 2012.  Antes da cerimônia de abertura, a tocha olímpica foi conduzida por sete dias dentro da cidade de Londres.
Medalhas Olímpicas
As medalhas foram confeccionadas pela empresa Royal Mint (situada no sul de Gales). Foram produzidas 4.700 medalhas que teve como designer um artista britânico.

Os ingressos


Os ingressos tiveram cores diferentes, de acordo com o local onde a modalidade esportiva será disputada. Cada ingresso apresentou também um desenho que simboliza um esporte. Para que não houvesse falsificações, os ingressos apresentaram recursos como, por exemplo, código de barras, holograma e nome do comprador impresso.  

Participação do Brasil
Organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a delegação brasileira, que participou das Olimpíadas de Londres, foi composta por 259 atletas. Foram 136 homens e 123 mulheres que disputaram 32 modalidades olímpicas.
Atletas brasileiros que ganharam medalhas nas Olimpíadas de Londres 2012 (até 12/08/2012):
Medalhas de ouro 
- Sarah Menezes no judô (categoria ligeiro, até 48 kg).
- Arthur Zanetti nas argolas.
- Seleção Feminina de Vôlei.
Medalhas de Prata
- Thiago Pereira na natação masculina (400 metros medley)
-  Alison e Emanuel no Vôlei de Praia.
- Esquiva Falcão no boxe (categoria até 75 kg).
- Seleção brasileira de futebol masculino.
- Seleção masculina de vôlei.
Medalhas de Bronze
- Mayra Aguiar no judô (categoria até 78 kg).
- Rafael Silva no judô (categoria acima dos 100 kg).
- Cesar Cielo na natação (50 metros livres).
- Robert Scheidt e Bruno Prada na Vela (classe Star).
- Felipe Kitadai no judô (categoria até 60 kg).
- Adriana Araújo no boxe (categoria até 60 kg)
- Juliana e Larissa no vôlei de praia.
-  Yamaguchi Falcão no boxe (categoria até 81 kg)
- Yane Marques no pentatlo moderno.
- Para participar dos Jogos Olímpicos, um atleta tem que ser aprovado pelo Comitê Olímpico de seu país e também pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Deve também participar de competições oficiais classificatórias (torneios pré-olímpicos). Nestes torneios, o atleta deve obter índices e/ou classificação determinados pelos comitês, de acordo com sua modalidade esportiva, que lhe garantam a participação. 
- Participaram das Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 191 países e 13 territórios.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Histórico de Londres - Olimpiadas


BALANÇO DA OLIMPÍADA EM LONDRES
A bandeira olímpica já está nas mãos do Rio de Janeiro. A partir do momento que a pira olímpica foi apagada em Londres, no domingo, o Brasil agora corre contra o tempo para ter o fogo olímpico aceso e ser o dono de uma festa esportiva mundial daqui a quatro anos. A missão carioca agora é organizar com qualidade os Jogos. Para isso, vale a observação sobre que correu bem na Inglaterra, no que é possível se espelhar e o que não se deve repetir.
Depois de 19 dias de competições em Londres-2012, o ESPN.com.br preparou um balanço da Olimpíada citando os pontos principais que podem servir de aprendizado para o Rio-2016. Londres passou no teste e teve saldo positivo na questão da segurança, transporte, arenas dos jogos, atmosfera e comportamento do público. A parte negativa ficou para o sistema de compra e distribuição dos ingressos. 
Segurança - POSITIVO - Londres é uma cidade segura, daquelas que se pode andar tranquilamente nas ruas durante a noite sem preocupações. O único temor da capital britânica é quanto ao terrorismo. Em 2005, um dia depois da escolha de Londres como sede olímpica, 52 pessoas morreram após bombas explodirem em três linhas de metrô e em um ônibus. O ataque abalou a cidade, deixou um clima de insegurança, mudou hábitos e teve como uma das consequências o assassinato do inocente brasileiro Jean Charles, em uma perseguição errada de policiais a terroristas.
Sete anos depois, apesar do imprevisto com a empresa contratada para fazer a segurança dos Jogos, que às vésperas da competição avisou que não teria o número de funcionários suficientes, não houve problemas. Soldados do exército foram chamados para ajudar no esquema de segurança, havia muitos policiais nas ruas. Na entrada das arenas esportivas existia uma rigorosa revista, com detectores de metal e raio-x. Nos arredores do Parque Olímpico, policiais vigiavam e abordavam qualquer pessoa com atitude suspeita. Em geral, a sensação de turistas, moradores e torcedores foi de tranquilidade.
Transporte - POSITIVO - O sistema de transportes de Londres cobre praticamente a cidade inteira. São 270 estações de metrô, 11 linhas e 402 quilômetros de trilhos, além de ônibus 24 horas e das linhas de trem. Todos os locais de competição eram de fácil acesso. A preocupação era quanto à superlotação de algumas estações, mas no final o saldo foi positivo.
Nos horários de pico, alguns locais ficaram bastante cheios. A estação de Stratford, ao lado do Parque Olímpico, recebeu milhares de torcedores e ficou lotada em vários momentos. No entanto, funcionários organizaram as filas e ajudaram na circulação das pessoas. Não houve caos. As reformas feitas para a Olimpíada e os pedidos das autoridades para que os moradores evitassem certas estações deram resultado.
Nas ruas, o já complicado trânsito da capital britânica pouco piorou neste período. Até porque, as pessoas sempre usavam o transporte público para se locomoverem até as arenas. Arenas de competição - POSITIVO - O novíssimo e sustentável Parque Olímpico foi o ponto alto dos locais de competição. Abrigando o estádio Olímpico, o parque aquático, o velódromo, a pista de BMX e os ginásios de basquete, handebol e hóquei sobre a grama, além de praça de alimentação, atrações de entretenimento e uma ampla área verde, o parque foi uma ótima opção de lazer mesmo para quem não tinha ingresso para os eventos (mas era necessário um bilhete só para entrar no parque). Construído para os Jogos, o local passará por uma transformação ficará como legado para a população local. Algumas arenas, como a de basquete, são provisórias e serão desmontadas.
Atmosfera e comportamento do público - POSITIVO - A mistura de nacionalidade e culturas que já ocorre no dia a dia de Londres foi ainda mais acentuada durante a Olimpíada-2012. Pessoas dos mais diferentes países do mundo convieram em paz e harmonia nas arenas, nas ruas e nos parque, se confraternizando e fazendo festa sem confusões.
Vale destacar também a simpatia e a boa vontade dos voluntários britânicos, que pareciam orgulhosos em representar e passar uma boa imagem do país, sempre dispostos a ajudar os estrangeiros. A tradicional rigidez britânica, claro, foi observada em alguns momentos, já que algumas atitudes não são toleradas na Inglaterra. Para eles, as regras estipuladas precisam ser cumpridas, e qualquer desvio pode gerar um desentendimento. Mas, no geral, não houve grandes problemas quanto a isso. Ingressos - NEGATIVO - O sistema de venda e distribuição dos ingressos foi o grande ponto negativo da Olimpíada de Londres. Diversas arenas esportivas ficaram com lugares vazios, mesmo em jogos importantes. Apesar da comercialização dos bilhetes pela internet ter começado com boa antecedência, nem todos tiveram a oportunidade de comprar. Mesmo sem os ginásios estarem lotados, os torcedores não conseguiam comprar mais ingressos.
O Comitê Organizador Local (Locog) minimizou o problema e explicou que os lugares vazios eram culpa dos patrocinadores e autoridades, que não usaram os ingressos a que tinham direito. Para tentar contornar a situação, durante a competição foram vendidas algumas entradas no Parque Olímpico por 5 libras (16 reais), os chamados ingressos "recicláveis", de pessoas que não utilizaram. Soldados e professores também foram chamados para assistir aos jogos e ocupar os lugares nas arquibancadas.

A História das Olimpíadas


I- Conceituação
    Jogos Olímpicos - ou Olimpíadas- é um conjunto de provas esportivas de caráter mundial, disputadas de 4 em 4 anos em cidades escolhidas, junto ao Comitê Olímpico Internacional ( C.O.I. ). Pode participar dessas provas qualquer atleta ou equipe representando país filiado ao C.O.I., desde que obedeçam as normas estabelecidas pelos regulamentos olímpicos e pelas leis que regem os respectivos esportes. Atualmente, são 19 esses esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, esgrima, ciclismo, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei na grama, iatismo, judô, luta, natação, pentatlon moderno, remo, tiro e vôlei. A cada país organizador é dado o direito de incluir 2 esportes não olímpicos no programa oficial.Os jogos olímpicos Modernos que começaram a se celebrar em 1896 são na verdade, uma nova versão dos festivais esportivos que os gregos realizavam, também de 4 em 4 anos, na antiga Élida na honra de Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo.

II- Os jogos de hoje
    Desde o seu renascimento, com interrupções apenas durante as duas guerras mundiais, os jogos olímpicos tem-se realizado de 4 em 4 anos, cada vez com maior êxito. Em 1896, em Atenas, 13 países estiveram representados põe um total de 285 atletas. Em 1972, em Munique, o número de países chegava a 121, enquanto o de atletas ia a 8.500. Se, por um lado, esse crescimento representa a vitória do ideal olímpico moderno, por outro gera, no mundo dos esportes, uma série de problemas que os estudiosos atribuem ao próprio gigantismo dos jogos. Em primeiro lugar, torna-se cada vez mais difícil organizá-los, pelo altíssimo investimento financeiro que representam (os alemães ocidentais gastaram cerca de 630 milhões de dólares com os de Munique). Depois, pela importância que a vitória no campo do esporte passou a ter em termos de prestígio político. Finalmente, por outros problemas mais gerais, como o doping e o falso amadorismo. Mas alguns dos princípios olímpicos, lançados por Coubertin, ou por aqueles que o sucederam, têm sido mantidos. Oficialmente, os jogos continuam restritos a atletas amadores. O direito de organizá-los é concedido a uma cidade, nunca um país. Não se contam pontos por países. Ao atleta campeão é concedido uma medalha de ouro; ao segundo lugar, uma medalha de prata; ao terceiro, uma medalha de bronze. Os que tiraram de quarto a sexto lugar ganham diplomas especiais. Em apenas 4 modalidades de esportes se reconhece recordes olímpicos: atletismo, natação, tiro e halterofilismo. Os jogos nunca podem durar mais de 16 dias, do desfile de abertura à festa de encerramento. Não se permite publicidade de espécie alguma, nos cartazes, boletins informativos e programas oficiais, ou em material usados pelos atletas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

JESC - Regional Rodeio

A E.E.B.S.J. fez-se presente no JESC - fase regional na cidade de Rodeio nos dias 09, 10 e 11 de agosto, representando nossa escola e também a região da 13ª SDR de Ituporanga, na modalidade de Voleibol Feminino.
A participação foi de excelente qualidade mesmo não conseguindo vitórias, pois o nível do voleibol desta fase é altíssimo.
Nossa equipe demonstrou muita raça e perseverança nas partidas em que atuou, superando a cada momento as dificuldade que se apresentavam nas partidas, e desta maneira mostrou a garra e a luta diante das adversidades, que é inerente a nossa escola e ao nosso povo.
Parabéns as alunas: Bruna Marian, Bruna Schafer, Hemili, Juliana, Laís, Luiza, Mariana, Micheli, Quendra e Tainá pela maneira honrosa que lutaram na competição.




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Reutilizando o Lixo

Boa parte do mundo vive hoje na chamada "Sociedade de consumo", em que quase tudo dura pouco e é descartável.
O Brasil produz 88 milhões de toneladas de lixo por ano.
Pensando nesta situação nas aulas de ciências, para conscientizar os alunos da importância da reutilização dos produtos a professora Débora propôs aos alunos que fizessem um novo produto utilizando materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal etc.
Confira!