sexta-feira, 21 de março de 2014

Mulheres Alfredenses: Língua Portuguesa, Informática e Geografia

O projeto "Conhecendo Alfredo Wagner: Mulheres Alfredenses" realizado pelos alunos do 2º ano Inovador em homenagem ao dia da mulher, 8 de março, foi finalizado na manhã do dia 20 de março com as apresentações dos trabalhos orientados pelos seguintes professores e suas respectivas disciplinas:

Ana Paula Kretzer Dolagnelo: Língua e Literatura Portuguesa

Com o trabalho intitulado "A Mulher Alfredense no mercado de trabalho" os alunos expuseram fotos de mulheres de nosso município exercendo sua profissão vestiram-se de acordo com a apresentação de cada uma em seu ambiente de trabalho e falaram, para aqueles que disponibilizaram um pouquinho de seu tempo naquele momento, a história de vida da mulher que eles estavam representando.
Desta maneira puderam ressaltar importância da presença feminina no mercado de trabalho. 

Carol Pereira: Informática

Na disciplina de informática os alunos foram orientados pela professora Carol a produzirem dois documentários: um com o tema “Professoras, mães e mulheres: A experiência é a grande mestre” e outro intitulado “As mãos que constroem a sociedade”.
O primeiro documentário consiste em entrevistas realizadas com professoras aposentadas. Elas foram convidadas a estar na escola para serem entrevistadas por equipes de alunos. As entrevistas foram elaboradas na disciplina de Língua Portuguesa e gravadas e editadas pelos alunos nas aulas de informática; o resultado foi um emocionante documentário contando a saga dessas grandes mulheres guerreiras, que tiveram suas famílias, construíram suas carreiras e contribuíram para o crescimento da sociedade alfredense.
O segundo documentário foi realizado em conjunto com a disciplina de geografia e foi desenvolvido através de vídeos capturados pelos alunos de suas mães em seu cotidiano: trabalhando, cuidando do lar, gerenciando a casa ou seus negócios... e a partir das imagens capturadas um documentário foi criado, este mostrou como as mãos dessas mulheres ajudam a construir uma sociedade melhor.




Reginaldo Silveira: Geografia 

Na disciplina de Geografia foram orientados pelo professor Reginaldo Silveira e os seguintes trabalhos foram realizados:
Com base no texto disposto no blog da escola produziram um artigo colocando em evidência a situação da mulher em relação às suas conquistas, lutas, dificuldades. Para isso analisaram também pirâmides etárias, o controle de natalidade, a entrada da mulher no mercado de trabalho, independência financeira, relação homem X mulher, etc.

Produziram também um vídeo onde as protagonistas são mulheres (mães de alunos), com base no texto anterior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário