sexta-feira, 23 de maio de 2014

Patriotismo

Por Alesandro Maffei

Durante a Copa do Mundo de futebol ouve-se muito falar em patriotismo, em honrar a Pátria, um orgulho ao país. Mas afinal, o que é ser patriota? De forma simples, ser patriota significa defender os interesses da nação, lutar por um país melhor e uma sociedade mais justa.
É evidente que o patriotismo não se resume a copa do mundo, onde os brasileiros pintam-se de verde e amarelo, param suas atividades para torcer e vibrar pelo orgulho nacional: o futebol. Pessoas de todas as regiões e das mais variadas classes sociais se esquecem de seus problemas momentaneamente e visam apenas um objetivo a conquista da Copa do Mundo.
É claro que essa conquista (que o futebol) faz nascer no brasileiro um sentimento de superioridade em relação das demais nações. E esse sentimento dá a entender que o povo brasileiro realmente é patriota, que o povo realmente admira e orgulha-se de sua nação. Porém, a Copa do Mundo termina e o povo volta a sua rotina diária e a sentimento de orgulho é trocado pelo desinteresse e muita critica a pátria.
O patriotismo não dever existir somente na Copa do Mundo, ele faz parte da realidade de um povo. Ser patriota é orgulhar-se, mas também participar da construção de nosso país. A Pátria é algo muito grande, formadora de nossa identidade, ou seja, SOMOS BRASILEIROS, essa é nossa identidade. E como brasileiros temos um papel importantíssimo no desenvolvimento de nosso país. Nossas atitudes é que vão direcionar e construir um país melhor para se viver.
O povo brasileiro precisa ser patriota não só em época da Copa do Mundo, mas sim todos os dias. Deve ter a união que é demostrada durante a Copa para existir reformas políticas, combates a corrupção, acabar com a desigualdade social. Idolatrar nosso país durante a Copa é ótimo, porém devemos fazer isso todos os dias.

A partir do momento que o povo brasileiro perceber que as belezas do nosso país não se esgotam no futebol, o Brasil deixará de ser apenas o “país do futebol”, para ser um país mais digno e respeitado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário