sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ressignificação de obras - Barroco Europeu

O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosa.
Um importante pintor barroco foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610). Em suas pinturas podemos perceber as características marcantes do barroco, que, na Itália, foi impulsionado pela reestruturação da Igreja Católica.
Da Itália, o barroco se difundiu pela Europa, manifestando-se de maneiras diferentes em cada país, mas preservando suas características básicas: a teatralidade da obra, o contraste claro-escuro, o realismo, o conflito, o forte apelo emocional, os temas míticos ou religiosos e as cenas cotidianas.
A professora Iliana que ministra aulas de Artes aqui na EEB. Silva Jardim, propôs aos alunos dos Terceiros anos fazerem a ressignificação de algumas obras do período Barroco europeu uma destas obras, a "Vocação de São Mateus- Caravaggio" do pintor acima citado foi ressignificada pelos alunos o Terceiro ano 1, em forma de foto.
Obra original "Vocação de São Mateus- Caravaggio"
Obra Ressignificada pelos alunos Ana Paula, Chélida, Flávia, Maiara e Valdinei Fernando e Uilian
A proposta era fazer a ressignificação de obras deste período, atravéz de fotos, pinturas ou colagens.

Um comentário:

  1. O CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança do Município de Alfredo Wagner congratula-se com a direção e professores deste conceituado estabelecimento de ensino acerca do projeto BULLING. Ressaltamos outrossim que Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas, assim sendo segurança tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos relacionados: Segurança, continuidade, confiabilidade. A diferença chave entre a segurança e a confiabilidade é que a segurança deve fazer exame no cliente das ações dos agentes maliciosos ativos que tentam causar a destruição.
    A segurança, como bem comum, é divulgada e assegurada através de um conjunto de convenções sociais.

    ResponderExcluir