sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AULA DE GEOGRAFIA SOBRE REGIONALIZAÇÃO



Dinâmica das regiões

Dividir a turma (30 alunos) da seguinte forma:
Corte 30 pedaços de EVA de cinco cores diferentes e divida em cinco partes iguais. Enumere de um lado do EVA números de 1 a 4 para cada cor (repetindo, se for preciso). Do outro lado do EVA coloque letras de A a C para cada cor (repetindo, se for o caso).

Distribua aleatoriamente os pedaços de EVA para a turma e faça o seguinte:

Divisão regional do IBGE.
Peça para os alunos se agruparem de acordo com as cores, e explique que essa poderia ser a divisão do IBGE, por exemplo.

Divisão das regiões geoeconômicas.
Peça para os alunos se agruparem novamente, só que agora, de acordo com as letras. Explique que essa poderia ser a divisão das regiões geoeconômicas.

Divisão dos quatro brasis.
Peça para os alunos se agruparem e, agora, de acordo com os números e, explique que essa poderia ser a divisão dos quatro brasis.

Conclua informando que dependendo do critério utilizado um mesmo território (estado, por exemplo) poderá fazer parte de propostas de regionalizações diferentes como podemos ver nos mapas abaixo.

Professor: Reginaldo Silveira

A regionalização do Brasil

Determinadas áreas da superfície terrestre apresentam características naturais, históricas, culturais ou socioeconômicas que estão relacionadas entre si e diferenciam-se das demais. A essas áreas podemos aplicar o termo região. Assim, regionalização é a divisão do espaço geográfico em regiões, em partes menores, cujas características se interagem.
Sendo assim, há diversas formas de regionalizar o espaço geográfico. No Brasil, por exemplo, há diferentes formas de divisão regional. Veja:

Divisão regional do IBGE (oficial)

Regiões geoeconômicas

Domínios morfoclimáticos

Os quatro brasis

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