quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dinâmica de início de ano

Para fazer com que os alunos interagissem e se conhecessem a Professora Ana Paula Kretzer Dolagnelo realizou uma dinâmica com os alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental, que consistia em:
Objetivo: Promover a socialização e a integração do grupo, bem como proporcionar um momento de entretenimento e descontração.
Material: Bilhetinhos com o nome de famílias.
Desenvolvimento:
1.       Imagina-se que cada participante seja componente de uma família. Preparam-se, desta forma, alguns bilhetinhos com o nome de cada família, acompanhados da identidade dentro da famílias. Ter-se-á assim, por exemplo, uma família Rossi, composta por Rossi avô, Rossi avó, Rossi Pai, Rossi mãe, Rossi filhinha, Rossi filhinho, Rossi sobrinho, etc.
2.       Para determinar maior grau de dificuldade, sugere-se sobrenomes parecidos, como: Rosso, Rossi, Bossi, Possi etc... (Pereira, Parreira, Silveira, Gabeira, Ferreira foram as famílias utilizadas pela professora Ana Paula na dinâmica).
3.       Distribuem-se os bilhetinhos dobrados, de como que os participantes não os leiam até o momento em que o animador der o comendo.
4.       O grande grupo deve se dispersar pela sala, ora caminhando, ora correndo, ora movimentando-se a passos lentos. Em certo momento, o animador grita: “Família”, neste momento cada participante poderá abrir seu bilhetinho para saber de qual família faz parte.
5.       Gritando em voz alta o sobrenome da própria família, cada um procurará reunir-se com seus familiares. A tarefa pode parecer simples, porém se os sobrenomes das famílias têm certa semelhança sonora, torna-se difícil.
6.       Reunidos os integrantes da família, devem se colocar “na pose” para a foto na seguinte ordem:
·         Avô e avó: um pouco atrás de todos, com a mao apoiada sobre as costas do papai, dando ideia de proteção.
·         Papai: com o braço afetivamente sobre as costas da mamãe e dando a mão para um dos filhos.
·         Mamãe: com um dos filhos no colo ou abraçada com o filho.
·         Filhinhos: com um dedinho na boca ou então de outra forma que caracterize uma criança.
Vence a equipe que conseguir fazer a pose para a foto com mais rapidez.
A seguir veja as fotos das famílias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário