quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Carnaval - "Abre abre alas que eu quero passar"

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SILVA JARDIM
ALFREDO WAGNER, SC
SÉRIES INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORAS: Dalzira dos Santos,
                               Maria Alvina Iung da Silva


PROJETO CARNAVAL - “Abre alas que eu quero passar”


JUSTIFICATIVA:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.


OBJETIVOS:
*Despertar nas crianças o interesse e a curiosidade em relação as folias de carnaval.
*Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Relembrar as marchinhas carnavalescas;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
*Levar as crianças a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.

RECURSOS:
*Revistas, jornais,
*CDs com músicas carnavalescas;
*Sala informatizada;

ESTRATÈGIAS:
*Texto informativo: O Carnaval;
* Músicas “Marchinhas Carnavalescas”: Linguagem oral e escrita;
* Pesquisas em Jornais, revistas, TV e Net.
* Produção de frases e textos.
* Interpretações e atividades com textos e músicas;
*Caça Palavras
* Desenhos, painéis;
* Atividades explorando a escrita e a leitura;
*Recortes e colagem.
*Desfile de Blocos carnavalescos pelas crianças.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada diariamente, observando o desempenho dos alunos, o interesse pela pesquisa, participação nas atividades e apresentação dos blocos carnavalescos.



TEXTOS E MÚSICAS TRABALHADOS

Texto Informativo sobre o carnaval





Músicas: “Marchinhas Carnavalescas”

Cidade Maravilhosa
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cabeleira do Zezé

Olha a cabeleira do Zezé
Será que ele é,
Será que ele é.

Olha a cabeleira do Zezé
Será que ele é,
Será que ele é.

Será que ele é bossa nova
Será que ele é Maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é.

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!...

Allah-la Ô

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah

Acorda, Maria Bonita

Acorda Maria Bonita / Levanta vai fazer o café
Que o dia já vem raiando / E a polícia já está de pé
Se eu soubesse que chorando / Empato a tua viagem
Meus olhos eram dois rios / Que não te davam passagem
Cabelos pretos anelados / Olhos castanhos delicados
Quem não ama a cor morena / Morre cego e não vê nada

Mamãe Eu Quero

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Dorme filhinha do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrar pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
Que de tanto piscar o olho já ficou sem a pestana

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta
Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Me Dá Um Dinheiro Aí

Ei você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí.
Ei você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí.

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver, a grande confusão

Que eu vou fazer, bebendo até cair
Me dá, me dá, me dá, (oi)
Me dá um dinheiro aí.

A Bruxa Vem Aí
Ai,
A bruxa vem aí,
E não vem sozinha,
Vem na base do saci.

Pula, pula, pula,
Numa perna só,
Vem largando brasa,
No cachimbo da vovó.



Um comentário: