terça-feira, 12 de abril de 2011

1º Roda de chimarrão

Na primeira semana de abril de 2011, após ter feito amplas abordagens sobre o Romantismo, o professor de Literatura, Juliano Wagner, promoveu com os alunos das Segundas Séries noturnas a “1ª Roda de Chimarrão do 2º Ano”*. 



Os que sabem tocar violão trouxeram seus instrumentos, enquanto seus colegas reuniram músicas contemporâneas cujas letras trazem em sua temática características tipicamente românticas, como o amor idealizado, a melancolia e o sentimentalismo.


Ao som de três violões, os jovens cantaram com entusiasmo as músicas – a maioria das quais está em evidência no momento.
Sendo a exaltação da terra natal um dos itens valorizados pelos escritores românticos, o Professor sugeriu que, junto à cantoria, se “montasse” uma roda de chimarrão – que é uma riqueza cultural (decadente) de nossa região. Os próprios estudantes se encarregaram de trazer os apetrechos (cuias, bombas, erva mate, garrafa térmica e rabo quente) e, ao som das modas, degustou-se um mate.


Nas próximas aulas, o Professor continuará trabalhando o extenso conteúdo do Romantismo, e proporá uma minuciosa análise das letras de algumas canções recolhidas, explorando nelas, na parte da Literatura, as características do Romantismo, requisitando também o feitio de escansões. A Gramática também será trabalhada, através da compreensão de palavras, ordem sintática muitas vezes inversa nos versos, etc. O fechamento da proposição se dará com a criação de um poema romântico – A minha canção de amor – pelos discentes.

*O nome para o evento foi idealizado pelo aluno Vitor Camilo Klauberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário