segunda-feira, 18 de abril de 2011

Visita ao Museu Arqueolégico

Como parte do Projeto: Índio, uma herança.. As turmas do primário de nossa escola fizeram uma visita ao Museu de Arqueologia da Lomba Alta, fundado no cinqüentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) é uma réplica, em estilo suíço-germânico, da residência do patrono do município. Abriga no andar térreo vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico, e, no sótão, antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner.

Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.



Ao chegarem ao Museu a senhora Rufina Cunha, funcionária da casa, aguardava a excursão. Ela explicou sobre a criação do museu, a captação das peças e a história do idealizador, o Dr. Altair Wagner. Ao entrarem, os estudantes se depararam com peças pré-históricas, que por si só narram a precariedade da vida dos povos que habitavam Alfredo Wagner em época remota. 



Lá os alunos puderam ter uma visão mais ampla sobre as tribos indígenas que habitavam nosso estado, em especial os choklengs que viviam aqui em nosso município. Conheceram um pouco sobre seu cotidiano, os materiais que usavam para caçar, seus rituais fúnebres, etc.


As salas de Geologia e Paleontologia também foram observadas com curiosidade, especialmente a que abriga fósseis de plantas e raízes, contando dezenas de milhões de anos.

Após ouvirem as instruções da Dona Rufina, a turma foi convidada a mergulhar na vida dos seus antepassados, ou seja, os primeiros colonizadores, subindo os degraus da escada que leva ao sótão. Lá em cima, pilões, louças antigas, lampiões, panelas de ferro e de barro, livros e cadernos antigos, objetos sacros – grande parte dos quais pertencentes ao patrono do município, Alfredo Henrique Wagner – puderam ser analisados com curiosa atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário