terça-feira, 15 de setembro de 2015

EXPLORANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA

O conteúdo de matemática financeira foi inicialmente exposto em sala pelo professor, com ele os alunos aprenderam a trabalhar com situações financeiras que envolvessem porcentagem, aumentos e descontos simples e sucessivos, depois aprendemos como calcular juros simples e compostos, partindo de situações hipotéticas, mas que talvez poderão de alguma forma nos auxiliar em possíveis situações cotidianas.
Ao final da aprendizagem dos conceitos básicos, os alunos formaram grupos de trabalho. Cada grupo recebeu um tema que poderia ser pesquisado em sites na internet, nos livros indicados pelo professor (coleção Matemática Financeira nas Escolas, 3 volumes), ou em qualquer outra fonte que fosse confiável.
Os temas de cada uma das equipes foram os seguintes:

Equipe 1: Tema: Aquisição de veículos para pessoa física. A equipe deveria fazer uma simulação de compra de um veículo popular (especificar tudo o que tem em opcionais no carro). Poderiam consultar o site do Banco Central do Brasil onde encontrariam todas as taxas de juros para financiamentos. Ainda tiveram como tarefa pesquisar outros itens que são importantes de serem levados em conta na compra de veículos como: quanto custa para manter seu veículo?  É viável trocar de carro sempre que possível?  E por último analisar a desvalorização e a depreciação do veículo.
Grupo 2 – tema: cheque especial.  Aqui a pesquisa foi feita para que os alunos tivessem conhecimento dessa ferramenta aquisição de crédito, seus benefícios, riscos, taxas de juros, etc. As orientações gerais dadas para pesquisa foram: O que é? Pra que serve? Quem pode ter?  Qual o limite de crédito? De que formas é aconselhado que seja utilizado? Como são feitos os pagamentos das dívidas? O que acontece em casos de inadimplência? Como se obtém e como se cancela o serviço? Quais as taxas de juros(a.m. e a.a.)? Qual a maior taxa? E a menor? E a taxa média? (a.m. e a.a.) Quanto custa efetivamente o cheque especial? Quais são as taxas cobradas? Com essas taxas, deveriam estipular um valor e façam uma simulação de uso de cheque especial com a maior e a menor taxa (a.m. e a.a.); por último deveriam analisar o que leva as pessoas a contratarem este serviço em  instituições financeiras com juros tão altos como em algumas instituições pesquisadas? Ao usar o limite, e não ter dinheiro para saudar a dívida, é mais vantajoso pagar os juros do cheque especial ou realizar outro empréstimo para quitar a dívida?
Grupo 3 – tema: Cartão de crédito, com o mesmo intuito da equipe anterior este grupo pesquisou sobre cartões de crédito parcelados rotativos e cartões de débito.
Grupo 4 - tema: Financiamento imobiliário para pessoa física. Esta equipe realizou pesquisas, construiu simulações baseadas em orçamento familiar. As simulações foram feitas para dois tipos de financiamento imobiliários, um muito popular, o Minha Casa Minha Vida, oferecido pelo governo federal, e outra simulação financeira foi criada para a maior taxa de mercado encontrada no portal do Banco Central do Brasil, para que fossem evidenciadas as diferenças  reais dos dois tipos de financiamento, considerando as taxas de juros.
Grupo 5 - tema: Crédito pessoal consignado, este grupo realizou pesquisas com o mesmo intuito das equipes anteriores, mas dedicou especial atenção aos tipos de empréstimo consignado, o INSS, o particular e o público, que são destinados respectivamente a aposentados, trabalhadores em geral, e trabalhadores do setor público.
Os grupos 6 e 7 tinham como tema situação financeira vermelha e no empate respectivamente. A ideia era que realizassem pesquisas e que trouxessem dicas de como agir em casos de o dinheiro estar faltando em uma família. Para isto deveriam pesquisar como fazer um orçamento familiar, e apresentar orientações gerais de como economizar em pequenas despesas como no mercado, com energia elétrica, com água, com ofertas que podem parecer muito tentadoras, apresentaram ainda outras dicas que podem ser úteis no dia a dia de qualquer família que deseje ou precise economizar.
O grupo 8 teve como tema a situação financeira positiva, ou seja, uma situação em que uma família está conseguindo economizar algum dinheiro. A intenção da realização deste trabalho era mostrar que, se se conseguir economizar algum dinheiro é necessário saber gastá-lo com responsabilidade, ou fazer com que continue rendendo. Sabendo disso o grupo pesquisou e viu que com dinheiro sobrando podemos começar a realizar nossos sonhos, viajar, comprar bens com desconto (efetuando pagamentos à vista), investir o dinheiro para que continue rendendo ou então quem sabe construir o próprio negócio e se tornar um empreendedor.
O grupo 9 pesquisou sobre inflação, tema muito recorrente nos dias atuais, as pesquisas foram realizadas para entender  o que inflação e como ela afeta nossas vidas.
O Grupo 10 com tema Diferença entre preços a vista e a prazo, composta pelos alunos deficientes da sala, fez, com a ajuda da segunda professora, uma análise das diferenças em reais dos preços pagos a vista e a prazo de alguns produtos de uso doméstico, como camas, televisores, fornos, entre outros encontrados em propagandas.

RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONCLUSÕES
Ao finalizar o trabalho os estudantes puderam perceber que a falta de informação e conhecimento de conceitos básicos é o principal motivo da falta de controle dos bens financeiros.
Podemos perceber, ao realizar a pesquisa no site do Banco Central do Brasil, que as taxas de juros em muitos casos são muito diferentes uma das outras. No cartão de crédito parcelado, por exemplo, a maior taxa é 15% maior se comparada à menor, então nem são necessários muitos cálculos, apenas conhecimento e boas fontes de pesquisa.
Com as apresentações dos grupos que falaram sobre formas de crédito, como o cartão de crédito e cheque especial, pode-se perceber que estas são boas ferramentas, mas devem ser usadas com cuidados, pois pode parecer a princípio que não estamos gastando muito dinheiro, por isso, torna-se imprescindível a construção de um orçamento e, nesses casos também pode ser uma boa dica utilizar aplicativos de smartphones, que nos mostram como e onde estamos gastando.
Os grupos que apresentaram as situações financeiras nos deram boas dicas de como economizar nas mais diversas estações do ano, como economizar no mercado, algumas das dicas parecem fúteis, como por exemplo, uma das dicas para economizar é não ir ao mercado com fome, pois podemos acabar comprando alimentos que não são necessários só por estarmos com fome, mas toda economia é bem vinda quando queremos ficar no positivo.
Com o grupo que apresentou a situação financeira positiva aprendemos a usar nosso dinheiro economizado com responsabilidade, que podemos investir na poupança ou em fundos, que em geral são mais rentáveis, mas possuem maiores riscos. Ainda vimos que mesmo estando com dinheiro sobrando devemos ser cautelosos, para que a situação continue favorável.
Ao analisar as apresentações que falavam sobre crédito para construção civil ou para aquisição de automóveis, além de considerar as taxas de juros, temos também que considerar os demais encargos que podem ser cobrados. Essas equipes ainda enriqueceram seu trabalho apresentando suas simulações utilizando o parcelamento pelo sistema Price e SAC (sistema de amortização constante), que não tinham sido explicitados em sala.
O grupo que abordou a inflação nos mostrou o que é a inflação, e com isso podemos entender o porquê da variação dos preços de alguns produtos.

E o grupo 10, formado pelos alunos deficientes nos mostrou que a maioria dos produtos comprados a prazo, tem juros que são embutidos em seus preços, então, a menos que seja muito necessário, sempre é vantajoso comprar produtos a vista.

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