O desafio do conhecimento promovido pela revista Its é uma
iniciativa de sucesso que já alcança sua sétima edição no estado catarinense. É
uma gincana interescolar que visa a promoção de ideias, a discussão de temas
socialmente importantes motivados pela competição.
Devido ao sucesso dos anos anteriores e produções já divulgadas de outras escolas, a E.E.B. Silva Jardim resolveu aceitar esse desafio,
montar uma equipe e participar da gincana.
Foi um aprendizado ímpar para professores e alunos engajados
com o projeto. Queremos deixar um enorme agradecimento aos alunos que
organizaram a gincana na escola:
Laís Daniela Passig
Rafael Dias
Isabel Forster
Thais Andriele Menezes
Suyani Silveira
Amanda Neuhaus
Raquel Iung
Lucas Silva
Emanoel de Oliveira e
Franciele Marian,
que por toda a dedicação e desempenho escolar foram
escolhidos para mais esta etapa de desafios e aprendizado.
Muitos outros alunos nos ajudaram na realização das tarefas,
mostraram seu espírito colaborativo e agregaram muito às nossas tarefas.
Ainda gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos
professores que se envolveram no desafio: Aldair, Carol, Ana Paula K. e Charlene. Agradecemos também a direção e a comunidade, que sempre que possível nos deram suporte.
Explique em um vídeo de até
1 minuto o que é Inovação Social. Um detalhe: sua equipe precisa ser inovadora.
Para facilitar, vale uma pesquisa de campo sobre o tema, uma conversa entre
gerações sobre como eram algumas coisas e como estão hoje. Na internet também
existem muito conteúdo sobre o assunto.
Também queremos destacar uma
grande parceira para esta tarefa: bibliotecas, livros e estudantes
universitários!
Ao final, os vídeos deverão
ser postados em redes sociais de pelo menos 20 pessoas diferentes (alunos,
professores ou amigos) comprovados através do link (URL) do post.
Tarefa #02 - #MINHA_RÁDIO
Estruture uma rádio escolar diferenciada. Desde
nome, conceito, que tipos de músicas irão tocar e porque, bem como a grade de
programação e as formas de se manter no ar no sentido de sustentabilidade.
Será preciso ainda gravar a prévia de um destes
programas da Rádio. Ele deve ter no máximo 03 minutos, ter trilha sonora e
convidados.
De resto, vale a criatividade!
Tarefa
#03 - Entrevistando startups
Faça uma busca na internet
de startups brasileiras e suas ações.
Apresente as 10 delas que
sua equipe considera mais interessante, com pelo menos uma ação que desenvolvem
e busquem uma entrevista com uma destas (não necessariamente presencial).
Após a entrevista, crie o
Jornal Empreendedor de 04 páginas contendo, entre outros conteúdos, a
entrevista.
Tarefa
#04 - Nave
Os cursos 2016 do SENAI
estão invadindo Santa Catarina, e eles vão levar você a conhecer o mundo da
indústria. E o SENAI está convidando sua equipe a fazer parte dessa invasão.
Se sua equipe fosse fazer
uma viagem intergaláctica para conhecer outros mundos, como seria sua nave? A
tarefa é montar um protótipo de uma nave espacial para expandir as fronteiras.
Utilize sucatas, massa de
modelar, argila, jornais, pinturas, peças Lego, enfim, a sua criatividade é o
limite. Não importa o tamanho da nave.
Depois de pronta, utilize as
hashtags #InvasãoSENAI e #Nave_(nome de sua escola) e poste diversas fotos no
Instagram mostrando o processo de montagem de sua nave, os materiais utilizados
e o resultado final. Pelo menos 20 fotos devem ser postadas aqui no seu canal
do Desafio do Conhecimento.
Tarefa
#05 - A indústria catarinense
A potência de um país é
diretamente influenciada pela força de suas indústrias. E para a indústria ser
inovadora e competitiva ela precisa de estrutura e investimentos.
Pelo menos 06 alunos de sua
escola (podendo ser no máximo 03 pertencentes ao QG) deverão visitar a unidade
Senai mais próxima e fazer 03 selfies apontando 03 principais diferenciais
oferecidos pela unidade na concepção da equipe. A equipe deverá consultar o
coordenador da unidade para apresentar estes diferenciais. Para saber os
endereços e telefones das unidades Senai .
Caso sua escola não possua
nenhuma unidade Senai próxima, sua equipe poderá realizar esta tarefa através
de pesquisa no site do Senai/SC clicando e elaborando posts no Facebook de um dos membros do QG com 03
imagens e 03 respectivos textos, entre 01 e 02 parágrafos cada, que expliquem a
importância desses diferenciais para preparar novos profissionais que irão
atuar nas indústrias catarinenses.
OBS: A equipe que realizar a
visita à unidade Senai não necessita produzir o texto explicativo.
Tarefa
#06 - Banda da escola
Hora da música! As equipes
devem criar uma banda e compor uma música. Os instrumentos da banda devem ser
construídos de materiais recicláveis e na letra da composição, o nome de pelo
menos uma indústria catarinense deve ser citado.
Não vamos limitar a
imaginação de ninguém, mas imaginamos uma música que crianças de 02 anos possam
curtir sem problemas :)
A música deve ser
apresentada através de um vídeo, portanto a performance também conta.
Tarefa
#07 - Roupâmetro!
O Desafio do Conhecimento
quer arrecadar 1km de roupas! Para isso, cada equipe precisa buscar com seus
colegas e comunidade a maior quantidade de roupas, amarrá-las e formar uma
grande corrente.
As escolas devem fazer, de
alguma forma, uma régua com 10m. Toda vez que esta meta for batida, é
necessário a publicação de uma foto no instagram utilizando a #ITSCOOLSENAI e a
#(nome da escola)_ajudandoQUEMprecisa.
Para tanto, em cada foto, um
participante diferente da equipe deve aparecer segurando uma placa indicando o
número daquela foto. Ao final, as equipes destinarão as arrecadações a
instituições de Santa Catarina.
Tarefa
Bônus #01 - APP
"O Brasil possui mais
de 50 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se cada uma dessas
pessoas tiver dois familiares e dois amigos, isso significa que toda população
do nosso país tem interesse direto ou indireto na inclusão."
A ideia? desenvolver o
protótipo de um aplicativo que facilite a vida destas pessoas de alguma forma.
Por deficiência, incluímos
todos os tipos. O desenho do aplicativo (wireframe) deve ser pensado de acordo
com o tipo de deficiência, ser para o ambiente mobile, possuir, ao mínimo, 4
telas que simulam sua utilização e ter a defesa escrita, com no mínimo 30 e no
máximo 60 linhas, no formato da ABNT.
Tarefa
Bônus #02 - Os 10 mandamentos
Crie os 10 mandamentos para
a inovação social. As respostas devem ser desenvolvidas em peças gráficas e
espalhadas pela escola.
Use a criatividade para
chamar atenção dos demais alunos da escola.
Faça em ordem 02 fotos para
cada mandamento de modo a pelo menos uma das duas fotos a dar leitura na
resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário