O ponto de partida para o sucesso no processo de alfabetização, inicia-se com procedimento assumido pelo educador tais como: trazer para si o papel de leitor, pois tornará exemplos para os alunos e assumir o papel de orientador e facilitador de aprendizagem e não mero transmissor de conhecimento; perceber a importância de um ambiente alfabetizador, com diversidades de gêneros textuais, ou seja, propor situações que estimulem à leitura e envolva os interesses das crianças, com isso facilitará estímulos daquelas crianças que por situações desfavorecidas não tiveram acesso à cultura do mundo da escrita; e favorecer situações em que a criança entenda a função da leitura e da escrita. O conhecimento dos níveis da evolução da criança é de fundamental importância, para preparação de atividades e métodos a serem trabalhados, os níveis estruturais da linguagem podem e explicam as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. A alfabetização não finaliza ao término de uma primeira série, mas, se estende por todo contexto escolar e interdisciplinar. Um fator determinante para a alfabetização é a crença do professor, de que o aluno pode aprender independente de sua condição social.
A seguir veja as fotos da Professora Dalzira, professora da primeira série matutino alfabetizando seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário