terça-feira, 6 de julho de 2010

Andamento Projeto Bullying

 No dia 21 de Julho as Professoras Michele, Manuela e Luzia realizaram
uma palestra com os pais, tratando sobre o Bullying... Muitos pais participaram e ficaram conscientes sobre o projeto que vem sendo desenvolvido na escola.

Reunião sobre o Bullying


"O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo. No mundo inteiro, o Bullying tem gerado transtornos graves no meio estudantil, assim como tem sido uma das principais causas de baixo aproveitamento escolar. Apelidos, por exemplo, que parecem inofensivos, em alguns casos e a maneira como o apelidado os recebem, tornam-se estereótipos que afetam psicologicamente ou rotulam o indivíduo.
Mas não somente os apelidos são considerados bullying, palavra de origem inglesa que significa intimidação. Na verdade, a definição corresponde a um conjunto de atitudes agressivas no meio escolar, ou em outros contextos, intencionais ou repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s) causando dor, angústia ou sofrimento. Assim, o bullying implica em violência manifesta, como insultos, intimidações apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam e ridicularizam a vida de outros alunos, comentários racistas ou homofóbicos, levando-os a exclusão, além de causar danos físicos, psíquicos, morais e materiais.
Não se pode acomodar diante da violência. Pais e corpo docente devem estar atentos para que possam realizar as devidas intervenções, evitando gerar um ambiente violento que seja capaz de comprometer o desenvolvimento escolar e a saúde mental dos adolescentes.
De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar com absoluta prioridade, todos os direitos infanto-juvenis fundamentais, como direito à vida, à saúde, à educação, à dignidade, ao respeito e à liberdade, entre outros.
Nesse sentido, as escolas do Estado de Santa Catarina dispõem do “Programa de Combate ao Bullying” instituído pela Lei n. 14.651/2009, que prevê a prevenção e o enfrentamento a essa prática por meio de atividades interdisciplinares e da participação comunitária."
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