quarta-feira, 14 de julho de 2010

Visita ao Museu de Arqueologia e à Gruta do Poço Certo


Museo Arqueologico
Como parte das Olimpíadas de Língua Portuguesa, no mês de junho o professor Juliano Wagner conduziu as sextas séries matutinas a dois locais importantes do município: o Museu de Arqueologia e a Gruta do Poço Certo, ambos situados em Lomba Alta, a pouco mais de 10 quilômetros da cidade.
A primeira parada foi na frente do Museu, onde a sempre sorridente Senhora Rufina Cunha, funcionária da casa, aguardava a excursão.
Chegada ao museo

Explicou sobre a criação do museu, a captação das peças e a história do idealizador, o Dr. Altair Wagner. Ao entrarem, os estudantes se depararam com peças pré-históricas, que por si só narram a precariedade da vida dos povos que habitavam Alfredo Wagner em época remota. As salas de Geologia e Paleontologia também foram observadas com curiosidade, especialmente a que abriga fósseis de plantas e raízes, contando dezenas de milhões de anos.
Após ouvirem as instruções da Dona Rufina, a turma foi convidada a mergulhar na vida dos seus antepassados, ou seja, os primeiros colonizadores, subindo os degraus da escada que leva ao sótão. Lá em cima, pilões, louças antigas, lampiões, panelas de ferro e de barro, livros e cadernos antigos, objetos sacros – grande parte dos quais pertencentes ao patrono do município, Alfredo Henrique Wagner – puderam ser analisados com curiosa atenção.

Professor Juliano e alunos
As coleções de lápis e moedas também causaram sensação na turma, que não se cansou de tirar fotos e fazer anotações em seus cadernos. Após analisarem minuciosamente o acervo, todos se sentaram para ouvir a conversa entre a Professora Zenita Mariotti Santos e a Dona Rufina, sobre as dificuldades da vida de outrora, quando não havia eletricidade nem boas estradas.
Alunos ouvindo D. Rufina


Falaram sobre como se passava roupa a brasa, como se cozinhava usando unicamente lenha, como e com que frequência se tomava banho, como era a iluminação... além de outras situações que encheram de admiração os alunos, que quase não as conseguiam imaginar.
Antiga Serraria
Assim que desceram as escadas, todos se reuniram na área do Museu para lanchar. Embarcaram depois no micro-ônibus guiado pelo Sr. Isaías, e desceram até o vilarejo de Poço Certo, conhecido por ser povoado por membros de uma mesma família: os Althoff.


Cachoeira
Na paisagem bucólica da localidade, puderam conferir a antiga atafona e serraria tocada a água, cujo arroio despenca no abismo, formando uma caudalosa cachoeira de 42 metros.

- Vamos descer até a cachoeira e a gruta? - Essa foi a frase mais ouvida naquele momento. E foi justamente o que ocorreu.
Alunos na gruta
Descida até a Cachoeira
Professor Juliano à frente, alunos em fila indiana e, atrás, a professora Zenita. Toda precaução é pouca para trilhar o estreito carreiro que desce até a gruta, no meio de exuberante mata nativa. Na gruta, mãos dadas para o r aquele pedacinho de natureza intacta.




Trilha ouvindo Histórias
O professor repassou a todos as histórias que sua tia Alceste Franz Althoff lhe narrava, quando ele era criança: bugres moravam ou frequentavam aquele abrigo sob a rocha. Tia Celsa era recém casada – década de 1930 – e ouvia barulho dos silvícolas sob os peraus, o que a assustava. Tempos depois, acharam-se ossadas e objetos dos indígenas na gruta, como “colares de baga de santana que as bugras usavam”, como dizia a finada tia Celsa.
Antigo abrigo indigena
Fascinados com os contos ouvidos e com as belezas vistas, voltaram os alunos das sextas-séries para o Silva Jardim, desejando que em breve haja outra aula/passeio.





Mata Nativa
Paisagem Bucólica
Para ver mais fotos Clique na foto abaixo:

Viagem 6ª Série

Nenhum comentário:

Postar um comentário