CURSO SALTO PARA O FUTURO SÉRIE “CURRÍCULO: CONHECIMENTO E CULTURA”
O tema Currículo, cultura e sociedade tem sido de crucial importância nos dias de hoje de forma que os Sistemas Educacionais e as escolas tem apresentado inúmeros esforços por elaborar propostas curriculares que venham a favorecer uma educação de qualidade no país.
O Estado de Santa Catarina há alguns anos tem discutido sua proposta curricular e o programa em questão vem somar às questões debatidas e refletidas constantemente neste âmbito, trazendo à tona a discussão
sobre a qualidade na educação.
sobre a qualidade na educação.
Ao se debater a questão da qualidade na educação não satisfazem mais as visões restritas de qualidade que supervalorizem bons resultados em exames nacionais, o domínio de conhecimentos, habilidades e competências que se estabeleçam previamente, o emprego de tecnologias avançadas, o foco na produtividade, a celebração de novos métodos de gestão e de novos procedimentos pedagógicos.
Ainda que tais elementos possam estar presentes na concepção de qualidade, esta deve fundamentar-se prioritariamente na discussão dos fins da educação, nos juízos de valor, no comprometimento com a justiça social, bem como a consideração das ações e dos interesses dos sujeitos que participam do processo pedagógico.
Sabe-se que o currículo deve ser na escola, o espaço em que se concretize o processo educativo, pois é por meio dele que as ações pedagógicas deveriam se desdobrar nas escolas e nas salas de aula, sendo que, por meio dele se deve buscar alcançar as metas discutidas e definidas para o trabalho pedagógico.
Pensando nisso e nas diferentes concepções de currículo que ainda permeiam todo o Sistema Educacional que se propôs o presente curso de capacitação na busca constante de aperfeiçoamento profissional e pessoal e no esclarecimento de questões inerentes ao currículo e sua ligação com a questão da educação de qualidade.
Sabe-se que o currículo deve ser na escola, o espaço em que se concretize o processo educativo, pois é por meio dele que as ações pedagógicas deveriam se desdobrar nas escolas e nas salas de aula, sendo que, por meio dele se deve buscar alcançar as metas discutidas e definidas para o trabalho pedagógico.
Pensando nisso e nas diferentes concepções de currículo que ainda permeiam todo o Sistema Educacional que se propôs o presente curso de capacitação na busca constante de aperfeiçoamento profissional e pessoal e no esclarecimento de questões inerentes ao currículo e sua ligação com a questão da educação de qualidade.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BRASIL, Ministério da Educação.
Programa Salto para o Futuro. Série:
Currículo: conhecimento e cultura.
Secretaria de educação à distância.
Ano XIX, nº 1 – Abril, 2009
DVD Vídeo: Salto para o Futuro,
Ministério da Educação. Currículo:
conhecimento e cultura. www.mec.gov.br
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS:
Professores
Assistentes Técnicos Pedagógicos;
Administradores escolares
Assistentes de Educação;
Diretores e Assessores.
Professores
Assistentes Técnicos Pedagógicos;
Administradores escolares
Assistentes de Educação;
Diretores e Assessores.
20 horas, assim distribuídas:
20 de julho - presencial – 08 h
21 de julho - presencial – 08 h
23 de julho- Matutino à distância – Elaboração de uma reflexão individual – Currículo em Debate - 04 hrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário