terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aula Sociologia

Escola de Educação Básica Silva Jardim.

Alfredo Wagner, fevereiro de 2011.

Professor: Reginaldo Silveira.

Disciplina: Sociologia.

Turmas: 1ªs Séries 1 e 2.

 

A desigualdade segundo Rousseau

Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade: A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.
Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.
Já a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.
A desigualdade social é um hábito, nos acostumamos a ela. O homem é também um animal cultural. Somente a partir do reconhecimento da desigualdade social como ela se apresenta é que a realidade social poderá ser combatida e transformada.
Foi grande a influência política que tiveram as idéias de Rousseau na França. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

O Positivismo e o surgimento da Sociologia por Augusto Comte

O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, tomando-a como um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, a automação, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo, principalmente, as explicações teológicas e, de senso comum.
Pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo. Tal movimento delineou uma nova ciência: a "física social", que, mais tarde viria a ser a sociologia. Portanto, Comte, é considerado o "pai da Sociologia". Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipá-la como disciplina científica.
O Positivismo é uma linha teórica da sociologia, criado, também pelo francês Augusto Comte, tratava-se de uma linha de pensamento em que se abandonaria a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.

Fato social de Émile Durkheim

Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade.
Segundo Emile Durkheim, os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia pois decorrem da vida em sociedade. O sociólogo francês defende que os fatos sociais têm três características:


*  Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo. É comum a todos os membros do grupo ou a sua maioria;

*  Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências. É externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade;

 *  Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los. Os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.

Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneiras de agir, costumes. Também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis, etc. Segundo Durkheim:
É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.”

Atividades

1. Quais os dois tipos de desigualdade segundo Rousseau?
2. De acordo com o Texto, cite duas importantes obras de Rousseau que tiveram uma contribuição significativa para as ciências sociais.
3. Como Rousseau descreve que a sociedade deveria ser de acordo com sua obra: O Contrato Social?
4. Como surgiu a desigualdade social para Rousseau?
5. Rousseau pregava ideais de igualdade e liberdade. Tais ideais serviram também de norte para desencadear uma importante revolução na França.  De que revolução a afirmação está se referindo?
6. “O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, tomando-a como um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, a automação, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo, principalmente, as explicações teológicas e, de senso comum. Pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais”. Analise este fragmento do texto e responda:
a) Em uma palavra, do que se trata esse período e movimento histórico?
b) O que a revolução industrial e francesa tem a ver com o positivismo e com a sociologia?
c) Quem é considerado o criador do Positivismo e também, o pai da Sociologia?
7. Onde pode ser vista a influência do positivismo no Brasil? Além disso, mencione qual o lema do positivismo, sua fórmula máxima?
8. “É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior.”; ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.” Ou ainda:Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.” De acordo com o trecho do texto acima, responda:
a) Cite alguns fatos sociais, segundo Durkheim.
b) Escolha um dos fatos sociais de acordo com o texto ou estabeleça um de acordo com seus conhecimentos e informe por que ele pode ser considerado um fato social. Para isso, analise as características de um fato social segundo Durkheim.

  



99 comentários:

  1. 1.Desigualdade social e natural,desigualdade moral e política.
    Alunas:Alice,Jéssica,Isabela e Samanta 1ºano 2 "v"

    ResponderExcluir
  2. 1- a primeira desigualdade é a física ou natural e a segunda desigualdade é moral ou política.

    ResponderExcluir
  3. 1) primeira:desigualdade fisica ou natural
    segunda:desigualdade era moral e politica

    alunas:Carla beatriz scheidt
    Mariani farias dos santos
    serie:1 ano 2 vespertino

    ResponderExcluir
  4. Nº2: livros o contrato social e discursos sobre a origem e os fundamentos da desigualdades entre os homens com quatro volumes,em que ROUSSEAU se preucupa em mostrar a desigualdade moral e politica.

    ResponderExcluir
  5. 2.Os livros:as obras foram uma grande contribuições para as Ciências Sociais O contrato social e O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. Alice,Jéssica,Isabela,Samanta e Gisele 1º Ano 2 V

    ResponderExcluir
  6. NUMERO 1 : A PRIMEIRA: FISICA OU NATURAL E A SEGUNDA:MORAL E POLITICA

    ResponderExcluir
  7. onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral”

    ResponderExcluir
  8. 2-Os livros o contrato social e o discurso sobre a origen e os fundamentos da desigualdade entre homens

    ResponderExcluir
  9. 3.Rousseau descreve a sociedade como "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral".
    Alice,Samanta,Jéssica,Isabela e Gisele 1º ano 2 V

    ResponderExcluir
  10. Nº4: Já a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem.

    ResponderExcluir
  11. 05/ Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

    ResponderExcluir
  12. NUMERO 3
    Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral”

    ResponderExcluir
  13. 3-Uma livre associação de livres seres humanos inteligentes que passavam a prestar obediencia mediante a respeito a vontade geral.

    ResponderExcluir
  14. 4.Para Rousseau surgiu a desigualdade social a partir da instituiçaõ da propriedade privada,da busca pelo acúmulo de bens que faz com que um homem obedeça a outro homem. Alice,jéssica,Isabela,samanta e Gisele 1ºano 2 V

    ResponderExcluir
  15. 1 fisica ou natural,moral e politica
    amanda tatiane simoni fabiana

    ResponderExcluir
  16. 5.A afirmação está se referindo a revoluçaõ Francesa (1789). Alice,Jéssica,Isabela,Samanta e Gisele 1º ano 2 V

    ResponderExcluir
  17. 07/Em plena bandeira nas palavras de "ordem e progresso"

    ResponderExcluir
  18. numero 2
    contrato social E O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens

    ResponderExcluir
  19. 4)surgiu a partir das instituição da propriedade privada da busca pelo acumulo de bens que faz com que um homem obedeça outro homem.

    ResponderExcluir
  20. 3 descreve que a sociedade devria ser:"uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediencia mediante o respeito a vontade geral"
    amanda tatiane simoni fabiana

    ResponderExcluir
  21. 4=Já a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem

    ResponderExcluir
  22. 5=. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

    ResponderExcluir
  23. 4- surgiu a partir da instituição privada da busca pelo acúmulos de bens que faz com que o homen obedeça a outro homen.

    ResponderExcluir
  24. 8A/ São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneiras de agir, costumes. Também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis, etc. Segundo Durkheim:

    ResponderExcluir
  25. numero 4
    surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem.

    ResponderExcluir
  26. 4 surgiu a partir da instituição da propriedade privada,da busca pelo acumulo de bens,que faz com que um homem obedeça a outro homem.e segundo ele isso estimula o egoismo e leva a divisão entre ricos e pobres.
    amanda tatiane simoni fabiana 1 ano 2 v

    ResponderExcluir
  27. 1: A primeira, a desigualdade fisica e natural que é natura que estabelecida pela força fisica, pela idade saúde e ate mesmo a qualidade do espirito.
    E a segunda desigualdade é moral e política que dependia de uma éspecie de convenção que é autorizada e concetida pela maioria dos homens.

    ResponderExcluir
  28. Aprimeira e a desigualdade fisica ou natura, que e estabelecida pela força fisica, pela idade,saude e até mesmo a qualidade do espírito.
    E a segunda desigualdade era moral e politica que dependia de uma uma especie de convenção e que era autorizada consentida pela maioria dos homens

    ResponderExcluir
  29. A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos hom

    ResponderExcluir
  30. 1) A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

    ResponderExcluir
  31. Resposta 1
    A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

    ResponderExcluir
  32. 2)Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  33. 2: Os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  34. 2) Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  35. 1) R:A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  36. 2) R:O Contrato Social, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens

    ResponderExcluir
  37. 3)Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral

    ResponderExcluir
  38. 3) R: Onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral”

    ResponderExcluir
  39. 3) a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral”

    ResponderExcluir
  40. 3: Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral

    ResponderExcluir
  41. Resposta 2
    Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  42. 4) Para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  43. 4) R: Á a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem.

    ResponderExcluir
  44. 4)desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  45. existia dois tipos de desigualdade: A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

    ResponderExcluir
  46. surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  47. 5)Foi grande a influência política que tiveram as idéias de Rousseau na França. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

    ResponderExcluir
  48. Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral” e, O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, com quatro volumes, em que Rousseau se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política.

    ResponderExcluir
  49. 2 O Contrato Social, e O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homems

    ResponderExcluir
  50. Resposta 3 Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral”

    ResponderExcluir
  51. Resposta4 Já a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  52. Sua contribuição mais significativa para as ciências sociais são os livros O Contrato Social, onde Rousseau descreve que a sociedade deveria ser: "Uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral

    ResponderExcluir
  53. 6.c)Comte é considerado "o pai da Sociologia". Alice,Gisele,Isabela,Jéssica e Samanta 1º ano 2 V

    ResponderExcluir
  54. 8b/O voto porque somos obrigados a votar se não pagaremos multa e perderemos direitos e todo mundo vota,e temos o direito de escolher os partidos.

    ResponderExcluir
  55. 7.Pode ser vista no emprego da frase positivista "Ordem e Progresso",extraída da fórmula máxima do Positivismo:"O amor por princípio,a ordem por base,o progresso por fim",em plena bandeira brasileira. Alice,Gisele,Isabela,Jéssica e Samanta 1º ano 2

    ResponderExcluir
  56. 5-os principios da igualdade e liberdade politica,formuladas por ele, constituiram as coordenadas teoricas dos setores mais radicais da revolução Francesa 1789.

    ResponderExcluir
  57. 8.a)Maneiras de agir,pensar e sentir exteriores ao individuo Alice,Gisele,Isabela,Jéssica e Samanta 1º ano 2 V

    ResponderExcluir
  58. 6A)POSITIVISMO
    AMANDA SIMONI TATIANE FABIANA

    ResponderExcluir
  59. 4á a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  60. a desigualdade social para Rousseau surgiu a partir da instituição da propriedade privada, da busca pelo acúmulo de bens, que faz com que um homem obedeça a outro homem. Segundo ele isso estimula o egoísmo e leva a divisão entre ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  61. 2) o livro " o contrato social" e " o discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.

    ResponderExcluir
  62. 3) uma livre associação de seres humanos inteligentes que passam a prestar obediencia mediante o respeito a vontade geral.

    ResponderExcluir
  63. 5Foi grande a influência política que tiveram as idéias de Rousseau na França. Os princípios de liberdade e igualdade política, formulados por ele, constituíram as coordenadas teóricas dos setores mais radicais da Revolução Francesa (1789).

    ResponderExcluir
  64. 7) pode ser visto na bandeira do Brasil.ordem e progresso, amor por principio, ordem por base e o progresso por fim.

    ResponderExcluir
  65. 8) a) regras juridicas, morais, dogmas religiosos, maneira de agir e costumes.
    b) o uniforme escolar é um fato social, pois todos tem que usar independentes de sua vontade. sao forçados a usar.

    ResponderExcluir
  66. 7) O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

    ResponderExcluir
  67. 6,(c)Era o positivismo surgindo. Tal movimento delineou uma nova ciência: a "física social", que, mais tarde viria a ser a sociologia. Portanto, Comte, é considerado o "pai da Sociologia".

    ResponderExcluir
  68. Resposta 7 O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

    ResponderExcluir
  69. 7,O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

    ResponderExcluir
  70. Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade: A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.

    ResponderExcluir
  71. Esses movimentos mudaram todo o rumo que a sociedade estava tomando, assim, elas instigaram o homem a analisar a sociedade e vê-la como um novo abjeto de estudo.

    ResponderExcluir
  72. 8(a)Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo

    ResponderExcluir
  73. 7 O Positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

    ResponderExcluir
  74. Vou continuar de onde minha equipe parou:
    6-c)Augusto Comte

    ResponderExcluir
  75. 7- Pode ser vista em nossa bandeira, na frase "ordem e progresso". Essa frase foi extraída do lema do positivismo,onde sua fórmula máxima é:"O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim".

    ResponderExcluir
  76. 8-a)São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneiras de agir, costumes. Também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis, etc.

    ResponderExcluir
  77. 8-b)Regras jurídicas: não existe para que só um individuo a cumpra, mas para um grupo inteiro. Não é este grupo que rege as regras a serem seguidas, é exterior a ele. As pessoas do grupo são obrigadas a seguir as regras jurídicas, independentemente de sua vontade de cumprí-las. Assim se completam as três caracteristicas de um fato social:generalidade, exterioridade e coercitividade.

    ResponderExcluir
  78. 7)Pode ser visto na Bandeira do Brasil: ordem e progresso, amor por principio, ordem por base e o progresso por fim.

    ResponderExcluir
  79. 8)a)Regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneira de agir e costumes.
    b) O uniforme escolar é um fato social, pois todos tem que usar independentes de sua vontade. sao forçados a usar.

    ResponderExcluir