quarta-feira, 10 de setembro de 2014

7 DE SETEMBRO 2014


  A fanfarra

A historia da Fanfarra da E.E.B. Silva Jardim remonta praticamente aos primórdios da fundação desta instituição de ensino, ou seja a mais de meio século. A fanfarra teve inicio na década de 60 sempre presente nos eventos cívicos da nossa escola. Os instrumentos da Atual Fanfarra da E.E.B. Silva Jardim são: Surdo, bumbo, repique, pratos e caixas utilizados para comporem as batidas sincronizadas. A fanfarra atual eh comandada pelo professor Diego Steinheuser e pela professora Caroline Pereira. E assim damos inicio ao nosso desfile com a apresentação da fanfarra.

 60 anos da nossa escola– Assim inicia nossa historia

Primeiramente existia uma escola Isolada denominada de Escola Isolada Desdobrada de Barracão, desde 1925,.
Em  6 de julho de 1953 o senhor Jose de Campos e esposa doaram a prefeitura de Bom Retiro um terreno de aproximadamente 10.000 m² para a construção de uma escola, terreno este onde hoje encontra-se a Escola de Educação Básica Silva Jardim. O senhor Jose de Campos também não mediu esforços para trazer de fora da cidade professores formados no 2º grau, para que assim a escola pudesse oferecer uma educação de qualidade.
No dia hoje representado por seu neto Adriano Campos filho e sua Namorada Barbara Pavei Souza, queremos prestar nossa homenagem a este homem que foi uma referencia ao estimulo do saber.

       Bandeira da Escola
      
       A nossa bandeira foi idealizada pelo ALUNO  Elcio Wambomell em 1996.
       Na ocasião a diretora Maria Hass de Senna concretizou este símbolo tendo as cores azul escuro que representa o universo.
            O azul claro que representa o céu, o branco a paz e a estrela a luz do conhecimento
     Nossa bandeira está sendo conduzida pela rainha da festa do colono 2014marcela Back e as princesas Franciele Back e Franciele Marian conduzem a maquete da nossa escola,maquete  esta confeccionada pelos professores Jorge Luis e Iliana.ainda salientamos que as rainhas são alunas da Escola de Educação Básica Silva Jardim.

 Uniformes

O que  diferencia o aluno das demais pessoas, nada mais eh do que o uniforme que ele usa, os uniformes da Escola de Educação Básica Silva Jardim também sofreram transformações durante esses 60 anos. Inicialmente usava-se saia azul marinho de pregas com camisa branca para as meninas e calça de tergal com camisa branca para os meninos, com o passar do tempo adotou-se o uniforme azul com camiseta branca, o verde claro doado pelo governo do estado e hoje tem a opção de usar jeans com camiseta colorida ou branca Com o emblema da escola, fazendo com que nossos alunos sejam reconhecidos por onde passam.

 Pelotão da Educação Especial

“ A Escola é para todos. Inclusão um direito do cidadão” 
Ele é formado pelos nossos alunos da Escola de Educação Básica Silva Jardim,  alunos do Centro de Educação Infantil Angela Amin e da Escola Reunida Balcino Matias Wagner que foram convidados a desfilar juntamente com as suas segundas professoras e as professoras do SAEDE.
A inclusão dos alunos com deficiência teve início no ano 2002 nossa escola, na qual implantou a Sala de Recursos conhecida como SAEDE para realizar o atendimento educacional especializado no contra turno que o aluno estuda.
Visando garantir a inclusão, a acessibilidade e as condições necessárias para educação e aprendizagem dos alunos com Deficiências Intelectual, física,  auditiva e visual, dos alunos com Transtornos de Déficit de Atençaão e Hiperatividade, dos alunos com  Síndrome de Down e Autismo que a Escola de Educação Básica Silva Jardim vem buscando incluí-los em todas as atividades da escola e da sociedade.
Sendo a inclusão uma responsabilidade de toda a escola que trabalha junto nesta luta há vários anos, pois sabemos que a política de inclusão dos alunos especiais  na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos na sala de aula, mas representa o seu desenvolvimento, sua aprendizagem, o convivio social, o  respeito, o carinho, a compreensão, a paciência, a amizade,  o companheirismo, a tolerância, a igualdade e principalmente o amor de todos para com eles.

APP

Em 3 agosto de 1977, surge a 1ª APP da E.E.B. Silva Jardim, tendo como 1º representante o Senhor Adao da Silveira Maciel. desde sempre a nossa APP eh referencia em apoio e companheirismo, tendo como presidente atual a Senhora Luciula Klaumann Ribeiro e demais integrantes:
Angelita Marian Weigartner
Sergio Adonis da Cruz
Edemir Horst
Osni da Rosa (Caturrita)
Keila Lucia dos Santos Linder
Vilmar dos Santos (Caue)
Juliana Berger

Eventos que marcaram e marcam  nossa trajetoria

Dia dos Pais/mães/estudante
Ser pai eh torcer para que seu filho faça um gol de placa;
E vibrar ao ver a cesta que ele marca
Mae tem super poderes, eh segurar a mao do seu filho e ter força para levanta-lo se ele cair;
Enfim, para ser Pai e mae eh preciso ter muito preparo para muita emoção. eh com carinho que levamos a vocês nossa felicitação.

Dia do Estudante

Os estudantes são a alma de nossa escola por isso merecem um dia todo especial para eles.11 de agosto dia do estudante.

Festa Junina
Esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses.
Das comemorações brasileiras, as festas juninas estão entre as mais antigas recheadas de historias. Esta festa ganha grande expressão por fazer homenagens aos 3 santos católicos: São Joao, São Pedro e Santo Antônio e aproveitam  para gradecer as boas colheitas. Em nossa escola a festa junina eh uma tradição há muitos anos, no mês de junho.E conta com a presença de todos da comunidade fazendo da festa um grande sucesso!


Pascoa na praça.

A pascoa na praça acontece no mês de abril e a mais de uma década leva as crianças    ate a praça da bandeira e la realizam atividades que cultuam os costumes da pascoa.
      5 – Gincana Culturais e feiras
     Há anos nossa escola realiza gincanas culturais de variados temas como dia da criança, dia dos estudante, meio ambiente, Brasil, Olimpiadas e Copa do Mundo. O objetivo eh aumentar a convivência e a integração entre alunos professores e comunidade.
      5 – Feira de Matematica e Ciencias – FEMACRI
      Durante as aulas de matemática e ciências são realizados projetos nos quais são desenvolvidos trabalhos  de qualidade cientifica e relevância social. Esses projetos são anualmente expostos na FEMACRI e sempre nos trazem orgulho pela participação.
      6 – Olimpiada de Lingua Portuguesa

Trata-se de uma produção textual a qual realiza resgates históricos, estabelecem vínculos com a comunidade e promovem o aprofundamento do conhecimento da realidade e do desenvolvimento da cidadania. A nossa escola teve a honra de ter a aluna Monique Beppler do Amarante no ano de 2008 como semifinalista do Estado de Santa Catarina e uma das representantes da região sul no concurso.
     7 – Premio Nacional de Referencia em Gestao escolar – 2008
Em 2008 nossa escola foi ganhadora do premio nacional em Gestao escolar devido aos seus inúmeros projetos realizados pela equipe de professores e pela equipe gestora em prol do desenvolvimento integral dos alunos e da comunidadelevando a diretora eliziane Werlich Shmitz a visitar escolas publicas nos Estados Unidos.
    8 – Premio Professores do Brasil
Em 2013 a professora Caroline Pereira recebeu o premio nacional professores do Brasil com o Projeto Conhecendo Alfredo Wagner, desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Medio Inovador.  O projeto realizou o resgate histórico da cidade, dando a professora o titulo oferecido pelo MEC.

Pelotão do Esporte
O grupo de alunos do pelotão do “Esporte”, esta vestindo as camisas com as cores da bandeira de nossas escola.
Este uniforme traz muitas recordações: Jogos, competições, viagens, vitorias, derrotas, momentos na vida de muitas pessoas que elevaram o nome da Escola Silva Jardim por muitos lugares.
Nas mãos, os alunos levam materiais esportivos e alguns troféus inerentes ao esporte escolar, que busca promover a interação e inclusão dos educandos. Atraves do esporte, nossos alunos reconhecem e conhecem outras culturas exploram suas potencialidades, interagem com os colegas exercitando estratégia e cooperação.
Praticas esportivas como: voleibol, handebol basquete, tênis de mesa, tênis de campos, futsal, xadrez, ginastica e diversas atividades recreativas; são capazes de promover o desenvolvimento biopsicomotor, a capacidade critica, o interesse pelo próprio esporte, espirito de solidariedade, tornando nossos alunos socialmente participativos e saudáveis.

Neste momento o nosso ex-aluno Mauricio Schutz vencedor de vários titulos nacional e internacional de beleza  conduz aqueles que marcaram e marcam a historia de nossa escola.

    Ex diretores e ex professores

O professor é o grande maestro que rege seus alunos para o caminho do conheciment0. Ser professor é formar gerações, propiciar os questionamentos e abrir as portas do saber. A base de toda cultura é o professor, ele é grande responsável pela sociedade do amanhã. Neste bloco temos professores que marcaram história na nossa escola com a sua sabedoria e maestria., PARABÉNS.
AH! DIRETORES regentes da grande sinfonia chamada ESCOLA. Eles que com paciência, garra e talento regeram-na na desde 1945.
São eles:
1954 a 1956  José Dell Antonia
1957 a 1960 Maria Inês Rampinelli
1961 José Dell Antonia e Maria Inês Rampinelli
1962 José Dell Antonia
1963 a 1969 Cléia Wagner
1969 AdelinaLuckmann
1970 a 1972:  Thiago de Souza
1973 1987:  Isolde Deucher
1988: Nazareno Dias
1989 a 1990: Alaide Kalcmann
1991 a 1994: Cássia Regina Sebold May
1995:  Zita Rode da Silva
1995 a 1998: Maria Hass de Senna
1999 a 2000: Tania Maria Silvestri
2001 a 2002:  Isabel Cristina Israel de Mello
2003 a 2011:  Eliziane Werlich Schmitz
2012: Zorene Boll
2013 a 2014:  Maria Nazaré Mazzini


 ex alunos  hoje pais de alunos da Escola de educação básica silva jardim

A escola Silva Jardim tem como parceiros os pais, pais esses que aqui estudaram e confiaram a educação de seus filhos, pais que participam da vida escolar acreditando que através da educação
os filhos vão poder modificar o mundo. Pais que semearam a semente da boa educação que sempre encontraram na Escola Silva Jardim.

Ex alunos hoje universitários ou já graduados

 Eh uma emoção vivida por muitos concluir o estudo no Ensino Medio do Silva Jardim e logo ingressar em uma universidade, por acreditar em um sonho eles se esforcam e bucam a cada dia realizar os seus sonhos. O sucesso eh daqueles que batalham e com toda a certeza são merecedores de aplausos. Eh gratificante ver ex-alunos frequentando uma universidade ou já graduados se destacando na vida social e profissional. A vocês nossos parabéns!

O futuro

Muitas gerações passaram e deixaram suas marcas ao longo destes 60 anos de historia e hoje nos que  estamos aqui representando a futura geração passaremos pela escola  silva jardim e faremos parte da  historia nos próximos anos.


E.M Inovador

Iniciou-se em 2012 com quatro turmas de 1º ano, hoje conta com 3 turmas, 1º, 2º e 3º anos.
O Ensino Médio Inovador eh uma das oportunidades que nossa escola oferece aquele aluno que deseja ter uma formação integrada dinâmica e diferenciada.
Eh o jovem alfredense inserido em uma educação em constante movimento.

Ensino Medio Regular –3 ano
Ao terceirao foi dado o mérito de transmitir a outros as experiencias que vivemos ate agora.
Para nos foram alguns anos de muita historia, historia esta que se repetira na vida de muitos estudantes que como nos não esperavam que este momento chegasse tao rápido.
Cremos que o sentimento geral eh de nostalgia, saudades antecipadas do que ainda não acabou.
Foram muitos momentos aqui compartilhados, amizades foram feitas, conhecimentos adquiridos, mas acima de tudo eh da nossa união que iremos lembrar futuramente.
Logo, eh ao Silva Jardim que devemos esta união, sendo a mesma formadora de nosso caracter como jovens compromissados com o futuro, e aos nossos professores que apesar de não serem super-herois fazem de tudo para mudar o mundo.
Aos nossos educadores e ao Silva Jardim o nosso muito obrigado.

PELOTÃO DOS FUNCIONÁRIOS ATUAIS
A escola entende que ordem e progresso tem seus princípios fundamentados no respeito, dedicação e união de forças, sem as quais seria impossível existir ordem e muito menos progresso. Somos passado presente e futuro de um pais maravilhoso chamado Brasil .
A Escola de Educação Basica Silva Jardim é uma gigantesca família que cresce a cada ano composta   por  950 alunos, e 58 professores, pais e 05 Servidores de serviços gerais, 04 merendeiras. Juntos criamos e inovamos formas de aprendizado.
A vocês gigantesca família nossos parabéns.

Agradecemos aos professores que se empenharam para a concretização deste desfile, aos alunos pela participação, a Secretaria de Educação pelo apoio e parceria, A polícia militar, A APP da Escola, A APAE de Alfredo Wagner, a prefeitura municipal, aos regentes da fanfarra os professores: Caroline e Diego,e a todos aqueles que de uma forma ou de outra se envolveram com o desfile.












Nenhum comentário:

Postar um comentário