quarta-feira, 12 de setembro de 2012

4 – DIA DA MULHER


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1975 a ONU assina o decreto e oficializa o dia 08 de março como "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Para homenagear grandes mulheres este pelotão vem para relembrar algumas mulheres que marcam e marcaram seu tempo:
1.Maria – mãe de Jesus.
2. Cleópatra – Poderosa rainha do Egito.
3. Marilyn Monroe - É uma das mais famosas estrelas de Hollywood.
4. Princesa Isabel - assinou a Lei Áurea 
5. Carmen Miranda - foi uma cantora e atriz luso-brasileira.
6. Mona Lisa – É a pintura da mulher mais conhecida da história da arte, pintada por Leonardo da Vinci, um dos mais eminenteshomens do Renascimento italiano.
7. Tarsila do Amaral - foi uma pintora e desenhista brasileira .
8. Princesa Diana (1961-1997) foi uma princesa inglesa. Casada com o príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth II da Inglaterra
9. Chiquinha Gonzaga foi uma compositora, pianista e regente brasileira, autora da primeira marcha carnavalesca ("Ô Abre Alas", 1899)
10.Anita Garibaldi - foi a "heroína dos dois mundos". Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas.

11. Maria da Penha - Ela foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Em homenagem ao seu caso foi criada a Lei Maria da Penha.
12. Dilma Rousseff - atual presidente da República Federativa do Brasil, é uma economista e política brasileira.
13. Elizabeth II - É a Rainha da Inglaterra.
14. Ivete Sangalo - É uma cantora, atriz e compositora brasileira.
15. Juliana Paes - é uma atriz e modelo brasileira, conhecida por sua participação em telenovelas da Rede Globo. Atualmente ela é “Gabriela” personagem do romance de Jorge Amado.
16. Hortência- é uma ex-jogadora de basquete brasileira, sendo considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos.
17.  Giseli Bundchen - é uma famosa super modelo Brasileira.18.  Empregadas domésticas – valorização de todas as empregadas domésticas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário