sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto: Árvore Literária

Diante da citação de Monteiro Lobato, "Um país se faz com homens e livros", as professoras dos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Silva jardim, juntamente com a assessora de direção Zorêne Boll, desenvolvem o Projeto "Árvore Literária" que tem por objetivo despertar o prazer e o interesse pela leitura, estimulando os alunos em uma roda de conversa, roda de leitura e hora da contação de história, a encontrarem na Literatura uma fonte de lazer levando-os a perceberem as imensas possibilidades que a leitura pode proporcionar. Essa atividade será realizada quinzenalmente com o auxilio das professoras oritadoras da biblioteca Edna Maria Pavei Souza e Maria Lucélia Martendal.  As professoras responsáveis pela sala de leitura fixam livros e mensagens de incentivo à leitura, na árvore que fica no pátio coberto da escola, para recepcionar os alunos, que fazem uso da leitura por deleite!
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
          No dia 18 de abril lançamos o Projeto em nossa escola, aproveitando a oportunidade para também comemorar o dia Nacional do livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato. Convidamos as Professoras Orientadoras de leitura Edna Maria Pavei Souza e Maria Lucelia Martendal, para nesse dia caracterizadas, fazer uma contação de Historias de Monteiro Lobato embaixo da arvore.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Concurso Cultural - Ingo Altenburg



REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL:
 “PARQUE ECOLÓGICO INGO ALTENBURG: 4 ANOS EDUCANDO E PRESERVANDO!”

1 - DO TEMA.
1.1 O Parque Ecológico Ingo Altenburg promove o concurso cultural sobre o tema “Parque Ecológico Ingo Altenburg: 4 anos educando e preservando!”.
1.2 A participação do concurso será exclusiva para escolas da microrregião de Ituporanga (Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolândia, Vidal Ramos).
1.3 São cinco as categorias do concurso:
-Categoria desenho- para crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental .
-Categoria redação- para crianças matriculadas no ensino fundamental II
-Categoria fotografia– para alunos matriculados nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.
-Categoria vídeo - para alunos matriculados nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.
- Categoria Quiz- para alunos matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.
1.4 A participação no concurso é gratuita, não havendo cobrança de qualquer espécie.
2 - DO OBJETIVO.
2.1 O objetivo do concurso cultural é despertar a criatividade e o interesse dos alunos, detectando através dos trabalhos, a percepção que cada participante tem do Parque Ecológico Ingo Altenburg.
3-DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
3.1 Do desenho:
-Deverá ser entregue em folha branca, tamanho A4, sem rasuras ou interferência do professor ou familiares, na secretaria da escola.
-A parte da frente da folha deve conter somente o desenho, no verso da folha deve constar um cabeçalho com nome do participante, data de nascimento, telefone, endereço, nome da escola e série em que está matriculado. Conforme modelo anexo.
- Fica estipulado o limite de inscrições para 10 (dez) desenhos por escola.
-A escola vencedora da categoria desenho receberá 03 (três) pontos.
3.2 Da redação:
-Deverá ser entregue em folha de papel almaço, manuscrita pelo aluno em caneta azul ou preta e sem rasuras, na secretaria da escola.
-Deverá constar no início da folha um cabeçalho com nome, data de nascimento, endereço, telefone, nome da escola e série em que está matriculado. Conforme modelo anexo.
-A redação deve ter um título e no mínimo15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) linhas.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 05 (cinco) redações por escola.
-A escola vencedora da categoria redação receberá 03 (três) pontos.
3.3 Da fotografia:
-A fotografia deverá ser entregue em CD na secretaria da escola, juntamente de uma folha de ofício constando o nome do participante, data de nascimento, endereço, telefone de contato, data do vídeo, nome da escola e série em que está matriculado.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 10 (dez) fotografias por escola.
-A escola vencedora da categoria fotografia receberá 03 três pontos.
3.4 Do vídeo:
-Deverá ser entregue em CD na secretaria da escola, juntamente de uma folha de ofício constando o nome do participante, data de nascimento, endereço, telefone de contato, data do vídeo,  nome da escola e série em que está matriculado.
-O vídeo não deverá ultrapassar 02 (dois) minutos de duração.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 05 (cinco) vídeos por escola.
-A escola vencedora da categoria vídeo receberá 03 (três) pontos.
3.5 O trabalho que não apresentar alguma das normas mencionadas no item 4-DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS, automaticamente será desclassificado.
4 - DAS NORMAS PARA A PARTICIPAÇÃO NO QUIZ.
4.1 O QUIZ é um jogo educacional de perguntas e respostas, que objetiva despertar a curiosidade dos participantes por assuntos relacionados ao Parque Ecológico Ingo Altenburg, Ingo Altenburg e Meio Ambiente.
4.2 O QUIZ tem caráter exclusivamente recreativo e cultural, podendo participar qualquer estudante matriculado a partir da 7ªsérie do ensino fundamental, formando equipes de 04 pessoas. Cada escola poderá ter apenas 01 equipe representante.
4.3 O QUIZ acontecerá no dia 27 de maio de 2013, no Parque Ecológico Ingo Altenburg. Em caso de chuva, a atividade será realizada no ginásio do Parque.
4.4O QUIZ terá início as 09:30hs, com pausa  para o almoço as 12:00hs, o almoço será oferecido pelo Parque Ecológico Ingo Altenburg. As 13:30hs recomeçará a atividade e o seu encerramento se dará as 15:00hs.
4.5 Para participar do QUIZ, a escola precisa inscrever a sua equipe enviando um e-mail para parqueingo@fucas.org.br, com as seguintes informações:
-Nome, endereço e telefone da escola,
-Nome, série e data de nascimento dos membros da equipe,
-Nome do professor responsável.
-A escola receberá um e-mail confirmando a participação da equipe no Quiz.
4.6 O participante que fornecer informações falsas poderá, a qualquer momento, ser desclassificado do QUIZ.
4.7 O QUIZ é composto por um número de 30 (trinta) questões de múltipla escolha (a, b, c, d). Para cada questão, há apenas uma alternativa correta, 6 questões abertas e 3 provas práticas .
4.8 O vencedor do QUIZ é a equipe que acertar o maior número de respostas, cada membro da equipe receberá certificado de participação.
- A escola que tiver a equipe vencedora ganhará 05 (cinco) pontos.
4.9 Caso ocorra o empate na posição, para efeito de desempate será contemplado o participante cujo cadastramento na QUIZ ocorrer primeiro (dia e hora).
5 - DAS INSCRIÇÕES.
5.1As inscrições serão voluntárias e gratuitas.
5.2 Fica a cargo da direção da escola, receber os desenhos, redações, fotografias e vídeos elaborados pelos (as) alunos(as) interessados em participar do concurso, obedecendo o limite de trabalhos estipulado em cada categoria até dia 20 de  maio de 2013.
5.3 Ressalta-se que o aluno poderá inscrever apenas 01 (um) trabalho por categoria. Lembrando que, se o participante enviar mais de um trabalho por categoria, automaticamente será desclassificado.
5.4. Fica a cargo da coordenação do Parque Ecológico Ingo Altenburg recolher os trabalhos nas escolas no dia 21 de maio 2013.
6 - DO JULGAMENTO.
6.1 A comissão julgadora será formada por 04 (quatro) representantes, sendo 01 (um) representante do Parque; 01 (um) represente do município de Ituporanga; 01 (um) representante do Estado; 01 (um) representante da sociedade (o voto do público que visitará o Parque no dia 26 de maio).
7 - DAS AVALIAÇÕES.
7.1 Os critérios para avaliação dos trabalhos são:
- Categoria desenho: criatividade, colorido, impacto visual e originalidade.
-Categoria redação: criatividade, clareza nas ideias, coerência com o tema e ortografia.
–Categoria fotografia: qualidade da imagem, impacto visual, originalidade e representação do tema.
-Categoria vídeo: originalidade, qualidade de imagem, edição e trilha sonora.
7.2 Cada membro da comissão julgadora escolherá 03 (três) trabalhos de cada categoria, classificados da seguinte forma:
-1º lugar - 03 pontos
-2º lugar - 02 pontos
-3º lugar - 01 ponto   
7.3 No dia 26 de maio de 2013 todos os trabalhos, ficarão expostos no Parque Ecológico Ingo Altenburg, e a partir das 13h será aberta a votação do público.
7.4 O público poderá votar apenas 01 (uma) vez por categoria. Os trabalhos serão classificados de acordo com número de votos e receberão a seguinte pontuação:
1º lugar – 03 pontos
2º lugar – 02 pontos
3º lugar – 01 ponto
7.5 Os resultados serão divulgados no dia 27 de maio de 2013, no Parque Ecológico Ingo Altenburg, a partir das 15:00 horas.
8 DA PREMIAÇÃO.
8.1 Será premiada a escola que obter o maior número de pontos.
8.2 A escola vencedora ganhará um computador.
9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 A entrega dos trabalhos, por si só, constitui a participação no concurso e instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas para o mesmo.
9.2 Fica autorizado o Parque Ecológico Ingo Altenburg sem ônus, a utilização dos trabalhos para fins de divulgação em publicações e eventos da instituição, assim como também a divulgação da imagem e dos nomes dos vencedores.
9.3 Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação do Parque Ecológico Ingo Altenburg.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONAE 2014

A Secretaria de Educação e escolas da rede de Alfredo Wagner, a Escola de Educação Básica Silva Jardim, Escola Especial Esperança e o Centro Educação de Jovens e Adultos já estão se organizando para a realização do Dia da CONAE (Conferência Nacional de Educação) na Escola, que ocorrerá em 24 de abril no município. Nesta terça-feira e quarta-feira, reuniram-se na Secretaria da Educação, os diretores de ensino de Alfredo Wagner para discutir sobre o evento, que tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar e toda a sociedade para participar da Conferência intermunicipal e divulgar a II Conferência Nacional de Educação.
No dia 24 de abril todas as Escolas e Centros de Educação Infantis de Alfredo Wagner, irão parar pra debater, em sua própria instituição de ensino, a educação nacional.
Posteriormente, será realizada ainda a Conferência intermunicipal e a Conferência Estadual de Educação, com data a ser definida.
O evento nacional da CONAE está marcado para 2014.
A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático de construção e discussões que apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
O Plano é fruto do movimento desencadeado pela I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados.

“RECICLANDO NO SILVA JARDIM”


A forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta está diretamente ligada à
qualidade de vida que nós temos. Dessa forma a função da escola é trabalhar intensamente o tema meio ambiente através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a infância, a responsabilidade e o respeito para a natureza.
A comunidade pouco percebe os valores a sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, como por exemplo: jogar lixo doméstico, entulhos nas ruas e  até  mesmo dentro do rio, por isso , atitudes simples e urgentes em direção a sustentabilidade, como a utilização das lixeiras, a separação do lixo para reciclagem, devem ser ações imediatas que toda comunidade deve ter consciência de realizar no seu dia a dia para mudar a realidade. Pensando nisto a EEB. SILVA JARDIM em parceria com a agropecuária TERRANOVA, passa oferecer a comunidade Alfredense o Projeto “RECICLANDO NO SILVA JARDIM”,  onde todas as segundas feiras estará  recebendo  materiais recicláveis para a coleta. Entre os materiais recolhidos estão: papel, papelão, plástico, pet e alumínio. Com esse projeto a escola espera: Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação  de indivíduos multiplicadores para a comunidade; despertar a consciência   crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro; construir uma visão sistêmica sobre o problema do lixo desde sua produção, passando pela coleta e alcançando seu destino; desenvolver uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo.
Professora: Rosemari

Quem são esse pequeninos?

Mais uma da séries... Quem são esse pequeninos?
Será que vocês sabem?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Silva Jardim recebe palestra de Educação Sanitária


A CIDASC de Alfredo Wagner esteve novamente realizando palestras educativas na Escola Estadual Básica Silva Jardim, do município de Alfredo Wagner, com o tema “Raiva”. Este trabalho é uma continuidade de educação sanitária, que pelo 3º ano consecutivo realiza palestras para os alunos e professores das sextas séries da respectiva Escola.
Conforme a  médica veterinária Patricia Mayer(CIDASC), que proferiu as palestras e que com muita qualidade tem realizado esta atividade neste período, “as crianças ficam super interessadas nos assuntos, fazem muitas perguntas e com certeza levam as informações recebidas aos seus pais e responsáveis”.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O livro como elemento transformador


As professoras responsáveis pela biblioteca da E.E.B. SILVA JARDIM tiveram a brilhante ideia de unir o Dia do Livro, 18 de abril, ao espírito de solidariedade. Desenvolveram um projeto em que o aluno  é convidado a aumentar o acervo da biblioteca doando livros de literatura, literatura infantil e gibis para que os alunos valorizem o livro e a literatura, sabendo que ambos tem papel transformador. 
Na 1ª semana, as professora já conseguiram uma quantia muito boa de livros, mas querem conseguir ainda mais e desde já agradecem aos alunos que já fizeram suas doações e aguardam ansiosas muitos outros livros, pois o lema das professoras é:  o livro tem a capacidade de transformar o mundo e “ A leitura de um bom livro é um diálogo incessante:  O livro fala e a alma responde”.
Professora: Edna

  

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fotos Páscoa na praça 2013

Páscoa na Praça 2013

Próximo destino do projeto Conhecendo Alfredo Wagner

Vamos nos preparar para o próximo destino do Projeto Conhecendo Alfredo Wagner?

Reserva Ecológica Rio das Furnas. Vale muito a pena conhecer o maravilhoso trabalho realizado na reserva.



Projeto Conhecendo Alfredo Wagner ganha destaque no Jornal

A edição de Março do Jornal de Alfredo Wagner trouxe na capa nosso projeto, em visita realizada a antiga Colônia Militar Santa Tereza, hoje Catuíra. 
Fique de olho nas próximas edições do jornal e acompanhem a evolução de nosso projeto!




Site Capital da Nascentes divulga nosso projeto

O projeto Conhecendo Alfredo Wagner, da Escola de Educação Básica Silva Jardim está sendo divulgado no site Alfredo Wagner - Capital das Nascentes (http://www.capitaldasnascentes.org.br). Confira!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Matéria de informática - 1º Ano Inovador



A origem dos computadores

A GUERRA E OS COMPUTADORES

Em segredo, o Exército dos Estados Unidos também desenvolveu seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.
O engenheiro John Presper Eckert (1919-1995) e o físico John Mauchly (1907-1980) projetaram o ENIAC com 18 000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo, porém só ficou pronto em 1946, vários meses após o final da guerra.
Os custos para a manutenção e conservação do ENIAC eram proibitivos, pois dezenas a centenas de válvulas queimavam a cada hora e o calor gerado por elas necessitava ser controlado por um complexo sistema de refrigeração, além dos gastos elevadíssimos de energia elétrica.


OS MAINFRAMES


Mainframe década de 50
Depois do ENIC começaram a surgem os mainframe, e foram evoluindo cada vez maiores e caros, sendo utilizados apenas por grandes empresas.
Até o final dos anos 1970, reinavam absolutos os mainframes, computadores enormes, trancados em salas refrigeradas e operados apenas por alguns poucos privilegiados. Apenas grandes empresas e bancos podiam investir alguns milhões de dólares para tornar mais eficientes alguns processos internos e o fluxo de informações. A maioria dos escritórios funcionava mais ou menos da mesma maneira que no começo do século. Arquivos de metal, máquinas de escrever, papel carbono e memorandos faziam parte do dia-a-dia.


Mainframe atual

Personal Computers 

Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 750; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava). 
Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit de montar através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Custava cerca de 400 doláres e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam. Entre os primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, Bill Gates, e o jovem programador, Paul Allen, que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Pouco tempo depois, a dupla resolveu mudar o rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft.
Nos anos seguintes, surgiram dezenas de novos computadores pessoais como o Radio Shack TRS-80 (O TRS-80 foi comercializado com bastante sucesso no Brasil pela Prológica com os nomes de CP-300 e CP-500), Commodore 64, Atari 400 e outros com sucesso moderado.

Hardware e software

Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência  que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em:
- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.

Memória

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.  
Memória dinâmica
São aquelas que foram popularizadas como memórias RAM. É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. A quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem uma quantidade suficiente dela o sistema passa a usar memória virtual, que é lenta. A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.
Os chips de memória são vendidos na forma de pentes de memória. Existem pentes de várias capacidades, e normalmente as placas possuem dois ou três encaixes disponíveis. Há como instalar um pente de 1 GB junto com o de 512 MB que veio no micro para ter um total de 1536 MB, por exemplo.
Memória estática
A memória estática não necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrônicos conhecidos como latch, guardam a informação por todo o tempo em que estiver a receber alimentação.

Memórias não voláteis

São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes. As memórias somente para leitura, do tipo ROM (sigla de Read Only Memory), permitem o acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar o seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos. Dentre as memórias do tipo ROM destacam-se as seguintes:IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.

HD - Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.

CAPACIDADE DO DISCO RÍGIDO

A capacidade de um disco rígido atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 3000 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas, de mais de 3 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigos possuíam 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lançado no mercado um de 20 GB, até os atuais HDs dos mais variados tamanhos.



Processador –  A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema de computacional, que realiza as intruções de umprograma de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados[1]. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador. O termo vem sendo usado desde o início de 1960.[3] A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o eu funcionamento fundamental permanece o mesmo.




Placa mãe - A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores.

Periféricos - Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU(unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos sao:impressorasdigitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetesmousestecladoscâmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.
Existem vários tipos de periféricos:
§  De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
§  De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
§  De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
§  De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
§  De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drivedisco rígido, cartão de memória, etc).
§  Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.

Leitura Complementar:

PRIMEIRO COMPUTADOR PESSOAL DA APPLE

Primeiro computador Pessoal da Apple
Jobs e Wozniak no ano de 1976 lançaram os seus primeiros computadores de muitos que viriam. Os trabalhos aconteciam em uma garagem. O protótipo recebeu o nome de Apple I. Logo conseguiram bons negócios, e assim vendo que poderiam evoluir ainda mais fundaram a Apple Computer em 1977.

Segundo computador da Apple
O segundo computador da companhia foi batizado de Apple II. No mesmo ano ocorreu uma pequena feira de informática, na qual Steve Jobs e Bill Gates estavam presentes, na ocasião Bill Gates ainda era um mero desconhecido. No evento a relatos de que Jobs não deu a minima para Bill.

DISPUTA ENTRE APPLE E MICROSOFT

Segundo computador da Apple
Podemos dizer que a partir daí surgiu uma grande batalha entre as empresas em busca de revolucionar a informática. Na época existiam no mercado grande fabricantes de computadores entre elas IBM e XEROX que não deram muita bola para o sucesso dos computadores pessoais. Somente depois de um tempo passaram a dar importância para o assunto. Isso só aconteceu após ver a Apple produzindo excelentes computadores e se consagrando com uma das melhores empresas.

IBM no mercado
MS-DOS
Em 1980, outra década foi que a IBM decidiu investir no ramo de computadores pessoais, nessa altura o sonho da empresa era fabricar um computador pessoal que fosse melhor que o Apple II. Foi ai que Bill Gates engatilhou uma super jogada de mestre ao comprar um Sistema Operacional batizado posteriormente de Dos por 50 mil dólares. Apenas com algumas modificações Bill passou a ter em suas mãos um ótimo processador de tarefas.
Assim conseguiu fechar uma parceria com a IBM e foi criado o primeiro PC que funcionou com o S.O de Gates o MS-DOS.

Interface Gráfica
Após um período alguns especialistas e engenheiros criaram uma interface gráfica e um protótipo de mouse que foi mostrada há Xerox que pouco se importou com o produto. Com isso o produto caiu de mão beijada para a Apple que com isso desenvolveu um novo computador em 1984 que foi batizado de Macintosh e um outro de Lisa, mesmo nome de a filha de Jobs.
O primeiro desentendimento entre os chefões da Apple aconteceu, Wozniak não gostava da maneira com que Jobs tratava seus funcionários e foi embora da empresa.

REAÇÃO DE BILL GATES

Reação de Bill Gates
Bill Gates não poderia parar vendo que a Apple estava cada dia melhor. Com isso também resolveu investir em interface gráfica e com mais uma jogada de mestre conseguiu convencer a Apple que iriam fornecer programas para o Macintosh e com isso consegue ter acesso a informações sigilosas da Apple. Jobs descobre, mas o fato já tinha acontecido. Bill Gates conseguiu todas informações da Apple e com isso em 1985 lançariam ao mundo um novo sistema operacional que foi batizado de Windows, que para muitos foi um plagio do Macintosh.

Apple e Jobs
Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi um inventor,empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.
Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1985, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração.
Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 10 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy StoryProcurando NemoRatatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Carros 2". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs tornou-se o maior acionista individual da Disney, onde deveria ocupar um posto no conselho diretivo, segundo uma nota divulgada pela Disney no dia da aquisição, em janeiro de 2006.
 A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.

Microsoft e Bill Gate

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates, é, em parceria com o sócio Paul Allen, o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Com 17 anos, desenvolveu junto com Paul Allen um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008. Com esse produto, Gates e Allen criaram uma empresa, a Traf-o-Data, porém os clientes desistiram do negócio quando descobriram a idade dos donos. Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs. Foi fundada em 1975 por Bill Gates, então com 19 anos, em parceria com Paul Allen. O primeiro produto comercial da empresa foi o Altair BASIC para o MITS Altair (Micro Instrumentation Tlemetry System), produzido no mesmo ano. Em 1980 a empresa deu um passo decisivo ao adquirir da Seattle Computer Products o sistema operativo 86-DOS. Foi o começo do maior caso de sucesso empresarial da história americana.


 Em 1990 a Microsoft apresenta o Windows 3.0
 Em 1995 é lançado o Windows 95
 Em 1998 é lançado o Windows 98
 Em 2001 lança o Windows XP
 Em 2007 lança o Windows vista

 Em 2009 lança o Windows 7 

Professora: Carol Pereira