quinta-feira, 18 de abril de 2013

Concurso Cultural - Ingo Altenburg



REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL:
 “PARQUE ECOLÓGICO INGO ALTENBURG: 4 ANOS EDUCANDO E PRESERVANDO!”

1 - DO TEMA.
1.1 O Parque Ecológico Ingo Altenburg promove o concurso cultural sobre o tema “Parque Ecológico Ingo Altenburg: 4 anos educando e preservando!”.
1.2 A participação do concurso será exclusiva para escolas da microrregião de Ituporanga (Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolândia, Vidal Ramos).
1.3 São cinco as categorias do concurso:
-Categoria desenho- para crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental .
-Categoria redação- para crianças matriculadas no ensino fundamental II
-Categoria fotografia– para alunos matriculados nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.
-Categoria vídeo - para alunos matriculados nas séries iniciais, ensino fundamental e ensino médio.
- Categoria Quiz- para alunos matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.
1.4 A participação no concurso é gratuita, não havendo cobrança de qualquer espécie.
2 - DO OBJETIVO.
2.1 O objetivo do concurso cultural é despertar a criatividade e o interesse dos alunos, detectando através dos trabalhos, a percepção que cada participante tem do Parque Ecológico Ingo Altenburg.
3-DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
3.1 Do desenho:
-Deverá ser entregue em folha branca, tamanho A4, sem rasuras ou interferência do professor ou familiares, na secretaria da escola.
-A parte da frente da folha deve conter somente o desenho, no verso da folha deve constar um cabeçalho com nome do participante, data de nascimento, telefone, endereço, nome da escola e série em que está matriculado. Conforme modelo anexo.
- Fica estipulado o limite de inscrições para 10 (dez) desenhos por escola.
-A escola vencedora da categoria desenho receberá 03 (três) pontos.
3.2 Da redação:
-Deverá ser entregue em folha de papel almaço, manuscrita pelo aluno em caneta azul ou preta e sem rasuras, na secretaria da escola.
-Deverá constar no início da folha um cabeçalho com nome, data de nascimento, endereço, telefone, nome da escola e série em que está matriculado. Conforme modelo anexo.
-A redação deve ter um título e no mínimo15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) linhas.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 05 (cinco) redações por escola.
-A escola vencedora da categoria redação receberá 03 (três) pontos.
3.3 Da fotografia:
-A fotografia deverá ser entregue em CD na secretaria da escola, juntamente de uma folha de ofício constando o nome do participante, data de nascimento, endereço, telefone de contato, data do vídeo, nome da escola e série em que está matriculado.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 10 (dez) fotografias por escola.
-A escola vencedora da categoria fotografia receberá 03 três pontos.
3.4 Do vídeo:
-Deverá ser entregue em CD na secretaria da escola, juntamente de uma folha de ofício constando o nome do participante, data de nascimento, endereço, telefone de contato, data do vídeo,  nome da escola e série em que está matriculado.
-O vídeo não deverá ultrapassar 02 (dois) minutos de duração.
-Fica estipulado o limite de inscrições para 05 (cinco) vídeos por escola.
-A escola vencedora da categoria vídeo receberá 03 (três) pontos.
3.5 O trabalho que não apresentar alguma das normas mencionadas no item 4-DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS, automaticamente será desclassificado.
4 - DAS NORMAS PARA A PARTICIPAÇÃO NO QUIZ.
4.1 O QUIZ é um jogo educacional de perguntas e respostas, que objetiva despertar a curiosidade dos participantes por assuntos relacionados ao Parque Ecológico Ingo Altenburg, Ingo Altenburg e Meio Ambiente.
4.2 O QUIZ tem caráter exclusivamente recreativo e cultural, podendo participar qualquer estudante matriculado a partir da 7ªsérie do ensino fundamental, formando equipes de 04 pessoas. Cada escola poderá ter apenas 01 equipe representante.
4.3 O QUIZ acontecerá no dia 27 de maio de 2013, no Parque Ecológico Ingo Altenburg. Em caso de chuva, a atividade será realizada no ginásio do Parque.
4.4O QUIZ terá início as 09:30hs, com pausa  para o almoço as 12:00hs, o almoço será oferecido pelo Parque Ecológico Ingo Altenburg. As 13:30hs recomeçará a atividade e o seu encerramento se dará as 15:00hs.
4.5 Para participar do QUIZ, a escola precisa inscrever a sua equipe enviando um e-mail para parqueingo@fucas.org.br, com as seguintes informações:
-Nome, endereço e telefone da escola,
-Nome, série e data de nascimento dos membros da equipe,
-Nome do professor responsável.
-A escola receberá um e-mail confirmando a participação da equipe no Quiz.
4.6 O participante que fornecer informações falsas poderá, a qualquer momento, ser desclassificado do QUIZ.
4.7 O QUIZ é composto por um número de 30 (trinta) questões de múltipla escolha (a, b, c, d). Para cada questão, há apenas uma alternativa correta, 6 questões abertas e 3 provas práticas .
4.8 O vencedor do QUIZ é a equipe que acertar o maior número de respostas, cada membro da equipe receberá certificado de participação.
- A escola que tiver a equipe vencedora ganhará 05 (cinco) pontos.
4.9 Caso ocorra o empate na posição, para efeito de desempate será contemplado o participante cujo cadastramento na QUIZ ocorrer primeiro (dia e hora).
5 - DAS INSCRIÇÕES.
5.1As inscrições serão voluntárias e gratuitas.
5.2 Fica a cargo da direção da escola, receber os desenhos, redações, fotografias e vídeos elaborados pelos (as) alunos(as) interessados em participar do concurso, obedecendo o limite de trabalhos estipulado em cada categoria até dia 20 de  maio de 2013.
5.3 Ressalta-se que o aluno poderá inscrever apenas 01 (um) trabalho por categoria. Lembrando que, se o participante enviar mais de um trabalho por categoria, automaticamente será desclassificado.
5.4. Fica a cargo da coordenação do Parque Ecológico Ingo Altenburg recolher os trabalhos nas escolas no dia 21 de maio 2013.
6 - DO JULGAMENTO.
6.1 A comissão julgadora será formada por 04 (quatro) representantes, sendo 01 (um) representante do Parque; 01 (um) represente do município de Ituporanga; 01 (um) representante do Estado; 01 (um) representante da sociedade (o voto do público que visitará o Parque no dia 26 de maio).
7 - DAS AVALIAÇÕES.
7.1 Os critérios para avaliação dos trabalhos são:
- Categoria desenho: criatividade, colorido, impacto visual e originalidade.
-Categoria redação: criatividade, clareza nas ideias, coerência com o tema e ortografia.
–Categoria fotografia: qualidade da imagem, impacto visual, originalidade e representação do tema.
-Categoria vídeo: originalidade, qualidade de imagem, edição e trilha sonora.
7.2 Cada membro da comissão julgadora escolherá 03 (três) trabalhos de cada categoria, classificados da seguinte forma:
-1º lugar - 03 pontos
-2º lugar - 02 pontos
-3º lugar - 01 ponto   
7.3 No dia 26 de maio de 2013 todos os trabalhos, ficarão expostos no Parque Ecológico Ingo Altenburg, e a partir das 13h será aberta a votação do público.
7.4 O público poderá votar apenas 01 (uma) vez por categoria. Os trabalhos serão classificados de acordo com número de votos e receberão a seguinte pontuação:
1º lugar – 03 pontos
2º lugar – 02 pontos
3º lugar – 01 ponto
7.5 Os resultados serão divulgados no dia 27 de maio de 2013, no Parque Ecológico Ingo Altenburg, a partir das 15:00 horas.
8 DA PREMIAÇÃO.
8.1 Será premiada a escola que obter o maior número de pontos.
8.2 A escola vencedora ganhará um computador.
9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 A entrega dos trabalhos, por si só, constitui a participação no concurso e instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas para o mesmo.
9.2 Fica autorizado o Parque Ecológico Ingo Altenburg sem ônus, a utilização dos trabalhos para fins de divulgação em publicações e eventos da instituição, assim como também a divulgação da imagem e dos nomes dos vencedores.
9.3 Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação do Parque Ecológico Ingo Altenburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário