sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto: Árvore Literária

Diante da citação de Monteiro Lobato, "Um país se faz com homens e livros", as professoras dos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Silva jardim, juntamente com a assessora de direção Zorêne Boll, desenvolvem o Projeto "Árvore Literária" que tem por objetivo despertar o prazer e o interesse pela leitura, estimulando os alunos em uma roda de conversa, roda de leitura e hora da contação de história, a encontrarem na Literatura uma fonte de lazer levando-os a perceberem as imensas possibilidades que a leitura pode proporcionar. Essa atividade será realizada quinzenalmente com o auxilio das professoras oritadoras da biblioteca Edna Maria Pavei Souza e Maria Lucélia Martendal.  As professoras responsáveis pela sala de leitura fixam livros e mensagens de incentivo à leitura, na árvore que fica no pátio coberto da escola, para recepcionar os alunos, que fazem uso da leitura por deleite!
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
          No dia 18 de abril lançamos o Projeto em nossa escola, aproveitando a oportunidade para também comemorar o dia Nacional do livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato. Convidamos as Professoras Orientadoras de leitura Edna Maria Pavei Souza e Maria Lucelia Martendal, para nesse dia caracterizadas, fazer uma contação de Historias de Monteiro Lobato embaixo da arvore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário