segunda-feira, 16 de abril de 2012

Curso NEPRE


No dia 13 de abril, última sexta feira aconteceu no Silva Jardim o curso " Políticas de  Educação , prevenção, atenção e atendimento às violências na escola" o NEPRE.
O curso ocorreu nas dependências da escola e contou com a presença de pais, alunos, professores e funcionários da unidade escolar. 
Após assistirem a web conferência os cursistas realizaram o estudo do caderno. 



Núcleo de Educação e Prevenção - NEPRE

É uma estrutura criada pela Secretaria de Estado da Educação para consolidar políticas públicas de prevenção, de promoção do direito à saúde e da paz junto às Gerências Regionais de Educação e Escolas da Rede Pública Estadual, para atuar nas temáticas sociais, em especial: sexualidade, substancias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) e as expressões da violência.

Histórico Nepre

As demandas escolares nos anos 80 exigiram da SED ações para a compreensão e prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas/drogas.
Formou-se o 1º Grupo de Educação Preventiva.
Realizaram-se estudos.
Capacitaram-se professores.
Nos anos 90, inclui a temática da sexualidade.
Atualmente, pelas exigências da vida moderna que se impõe a prática pedagógica, o Núcleo tem como um dos objetivos a ampliação dos conhecimentos científicos, sobre o uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas), o desenvolvimento da sexualidade e das manifestações das violências, nas unidades escolares, visando à conscientização e ao posicionamento crítico de educadores e estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, orientados para a qualidade de vida na comunidade.
Objetivos
  • ampliar os conhecimentos científicos, sobre o uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas), o desenvolvimento da sexualidade e das manifestações das violências, nas unidades escolares, visando à conscientização e ao posicionamento crítico de educadores e estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, orientados para a qualidade de vida na comunidade;
  • fomentar a construção de uma rede de proteção integral* às crianças e aos adolescentes;
  • instituir a cultura da paz e da solidariedade.

    * O que se entende pro proteção integral?A criança e o adolescente estão por definição legal e compreensão pedagógica em processo de desenvolvimento e precisam de proteção.
    A Escola, entendida como lugar de convivência diária de crianças e adolescentes com a função de socializar os conhecimentos científicos e formar para a cidadania, é o lugar ideal para o ensino dos direitos e deveres criados e divulgados pelo Estatuto da criança e do Adolescente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário