quarta-feira, 18 de abril de 2012

Informática enriquecendo a educação

Projeto Escola de Educação Básica Silva Jardim
Professora: Maria Alvina Iung da Silva
Turma: 3ª ano 2 

Sou a professora Maria Alvina Iung da Silva da Escola de Educação Básica Silva Jardim, este ano lecionando para o 3ºAno das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Estou realizando uma pesquisa intitulada: “O Uso da Informática como um  Recurso Enriquecedor na Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais” vinculada ao Curso de Educação à Distância Mídias na Educação. Este estudo tem como objetivo: Compreender como a informática pode contribuir com a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos. 

“O USO DA INFORMÁTICA COMO UM RECURSO ENRIQUECEDOR
NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS”

INTRODUÇÃO
A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem nos proporcionando  uma enorme contribuição para a aprendizagem no contexto escolar. O ensino através do computador tem apresentado melhorias e progressos, significando que os alunos através desse recurso têm mais condições de buscar informações, o que pode colaborar com a construção de novos conhecimentos. (Valente 1993).
Entretanto, as potencialidades encontradas no uso das TIC nem sempre são exploradas da melhor forma na educação. A informática, por exemplo, apesar de estar muito presente no nosso dia-a-dia, faz poucas décadas que começou a ser incluída como recurso didático na escola. Dessa forma, ainda está no início de uma caminhada que vem a cada passo mostrando a sua versatilidade no contexto da educação.
De acordo, com Sancho (2006), para que as TIC possam estar de fato contribuindo com o ensinar e o aprender, devem estar presentes em todos os aspectos do currículo, nunca de forma isolada. Pelo contrário, devem estar sempre articuladas com os conteúdos e de forma integrada com as demais tecnologias. Nesse cenário, “as novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo que estamos começando a entender [...] que cada uma destas modalidades apresenta características próprias, vantagens e desvantagens” (VALENTE, 1993, p.3).
Sendo assim, o tema escolhido para este projeto surge a partir de minhas vivências, da necessidade de aproximar a escola dos interesses dos alunos e das potencialidades encontradas na informática, no que concerne a educação. Para tanto irei focar na aprendizagem da escrita e da leitura através do uso da informática como uma possibilidade de uma maior compreensão das dificuldades de aprendizagem que os alunos possuem na leitura e na escrita, e oportunizando-os o acesso a informática.
Assim, tendo como referencial as minhas vivências na escola e as aprendizagens na Especialização em Mídias na Educação, me proponho a tentar responder a seguinte pergunta: De que forma a informática pode contribuir com a aprendizagem da escrita e da leitura de alunos que já estão em processo de alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental? 

Objetivos
·         Compreender como a mídia informática vem sendo utilizada nas séries iniciais na Escola de Educação Básica Silva Jardim.
·         Compreender como a informática pode ser utilizada como um recurso didático-pedagógico nas práticas de leitura e escrita.

 Local de estudo
O projeto será desenvolvido na Escola de Educação Básica Silva Jardim, situada na zona urbana do Município de Alfredo Wagner/SC. Essa escola pública busca formar o cidadão enquanto sujeito consciente dos direitos e deveres no campo individual e no campo coletivo. A Escola atende atualmente 984 alunos distribuídos entres o Ensino Fundamental e Médio. Dentre as dependências da escola, contamos com uma sala de informática com internet.
Na escola recebemos alunos de diferentes comunidades do Município, o que favorece uma grande heterogeneidade nas salas de aula. Tal heterogeneidade é referente aos saberes prévios dos estudantes, assim, em muitos casos os professores acabam ensinando diferentes saberes numa mesma turma, com a finalidade de que todos aprendam.
Nos anos iniciais recebemos alunos que frequentaram a Educação Infantil e os que não frequentaram, alunos já alfabetizados e alunos que ainda apresentam grandes dificuldades na leitura e escrita, alguns que ainda desconhecem livros, cadernos, computadores, etc.. Esta diversidade faz com que os professores tenham que trabalhar de forma diferenciada na mesma série, para desenvolver a aprendizagem de todos os alunos da turma.
Sujeitos envolvidos
Participarão do projeto alunos na faixa etária de 8 e 9  anos, da 3º Ano do Ensino Fundamental. Os saberes trabalhados serão relacionados à Língua Portuguesa, na qual a leitura e a escrita são fundamentais. Normalmente, esta série é bem diversificada, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, a maioria já alfabetizados e alguns com disfunção idade-série.
 Desenvolvimento da prática
O projeto será realizado em etapas contemplando um  período de três  semanas de atividades com os alunos na sala informatizada, na qual serão feitas atividades voltadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os pais serão convidados a vir a escola realizar atividades junto com seu filho.

Primeira etapa: Esta etapa será voltada ao planejamento das atividades. Realizarei uma visita a sala de informática para observar a quantidade de computadores, quantos estão funcionando e para conversar e apresentar a proposta de projeto à professora responsável pela sala. Também será o momento de conversar com os alunos, explicar a finalidade e o cronograma do projeto, bem como de realizar algumas perguntas aos alunos referentes ao conhecimento deles sobre a informática e do interesse em aprender ou aperfeiçoar a leitura e escrita através do computador.
Abaixo apresento algumas perguntas que serão feitas:
Vocês costumavam frequentar a sala informatizada nos anos anteriores? Com qual frequência?
O que vocês costumam fazer na sala de informatizada da escola?
O que mais gostam da fazer nas aulas na sala informatizada?
Como você gostaria de usar a informática para aprender ou aperfeiçoar a sua leitura e escrita? Dê exemplos:
Quais seriam os textos preferidos para fazermos leituras no computador (fábulas, contos de fadas, histórias em quadrinhos, textos informativos, contos, lendas)?
Os pais têm o hábito de auxiliá-los nas atividades realizadas no computador?

Os alunos utilizarão os computadores com o Sistema Operacional Linux, com o processador de textos BrOffice.orgWriter para digitar e responder as perguntas na sala de informática com o auxílio da professora. Após terem respondido farão individualmente a leitura das respostas para o grupo. Para este momento nos organizaremos em uma roda de conversa.


Segunda etapa: Pesquisa dos textos que escolheram no questionário, em alguns sites já pré-determinados para que todos possam realizar a leitura para o grande grupo. No site http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html, farão a leitura de alguns contos de fadas, escolhendo um conto para criar uma nova versão, modificando o título e a história, mantendo o nome da personagem.



 Terceira etapa: Neste momento serão convidados a realizar um desenho no aplicativo Paint referente a sua nova versão do conto de fadas. Atividade será criar um desenho e colorir referente ao seu conto de fadas. Após irão socializar  com a turma as novas histórias e desenhos.


Quarta etapa: Realização de atividades e jogos como: caça- palavras jogo da forca, completar palavras, cruzadinhas e outras atividades que sejam de conhecimento do aluno, que os levem a pensar e desenvolver sua leitura e escrita. As atividades e jogos estarão disponibilizados no site: www.atividadeseducativas.com.br, www.iguinho.com.br e www.velhosamigos.com.br
Quinta etapa: Criação de uma história em quadrinhos com o tema: Minha Escola no site: www.maquinadequadrinhos.com.br
Sexta etapa: Levarei os alunos para assistirem algumas fábulas no data show, no site: http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm. A leitura das fábulas será realizada por alguns alunos em voz alta. Após a leitura das fábulas os alunos se reunirão em dupla para escolherem a fábula que mais gostaram e juntos criarem uma nova versão, onde poderiam mudar os animais e criar uma nova moral para sua fábula.
Todas as produções: fábulas, histórias em quadrinhos e contos, assim como seus desenhos e fotos dos alunos fazendo as atividades  serão expostos no mural da escola e no blog da escola.
Sétima etapa: A professora explicará aos alunos que farão um questionário com seus pais sobre o uso do computador na aprendizagem da leitura e escrita, com as seguintes perguntas:
Qual a importância que as tecnologias fazem na  vida escolar da criança?
As atividades no computador melhoraram a leitura e escrita da criança?
Percebi mudanças relacionadas a escrita e leitura com estas atividades na sala informatizada?
Oitava etapa: Convidar os pais para uma atividade de leitura e escrita na sala informatizada da escola nestes sites: www.smartkids.com.br/jogos-educativos/http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm.









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