Projeto Escola de Educação Básica Silva Jardim
Professora: Maria Alvina Iung da Silva
Turma: 3ª ano 2
Sou a professora Maria Alvina Iung da Silva da Escola de Educação Básica Silva Jardim, este ano lecionando para o 3ºAno das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Estou realizando uma pesquisa intitulada: “O Uso da Informática como um Recurso Enriquecedor na Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais” vinculada ao Curso de Educação à Distância Mídias na Educação. Este estudo tem como objetivo: Compreender como a informática pode contribuir com a aprendizagem da leitura e da escrita de alunos.
“O USO DA INFORMÁTICA COMO UM RECURSO ENRIQUECEDOR
NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS”
INTRODUÇÃO
A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem nos proporcionando uma enorme contribuição para a aprendizagem no contexto escolar. O ensino através do computador tem apresentado melhorias e progressos, significando que os alunos através desse recurso têm mais condições de buscar informações, o que pode colaborar com a construção de novos conhecimentos. (Valente 1993).
Entretanto, as potencialidades encontradas no uso das TIC nem sempre são exploradas da melhor forma na educação. A informática, por exemplo, apesar de estar muito presente no nosso dia-a-dia, faz poucas décadas que começou a ser incluída como recurso didático na escola. Dessa forma, ainda está no início de uma caminhada que vem a cada passo mostrando a sua versatilidade no contexto da educação.
De acordo, com Sancho (2006), para que as TIC possam estar de fato contribuindo com o ensinar e o aprender, devem estar presentes em todos os aspectos do currículo, nunca de forma isolada. Pelo contrário, devem estar sempre articuladas com os conteúdos e de forma integrada com as demais tecnologias. Nesse cenário, “as novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo que estamos começando a entender [...] que cada uma destas modalidades apresenta características próprias, vantagens e desvantagens” (VALENTE, 1993, p.3).
Sendo assim, o tema escolhido para este projeto surge a partir de minhas vivências, da necessidade de aproximar a escola dos interesses dos alunos e das potencialidades encontradas na informática, no que concerne a educação. Para tanto irei focar na aprendizagem da escrita e da leitura através do uso da informática como uma possibilidade de uma maior compreensão das dificuldades de aprendizagem que os alunos possuem na leitura e na escrita, e oportunizando-os o acesso a informática.
Assim, tendo como referencial as minhas vivências na escola e as aprendizagens na Especialização em Mídias na Educação, me proponho a tentar responder a seguinte pergunta: De que forma a informática pode contribuir com a aprendizagem da escrita e da leitura de alunos que já estão em processo de alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental?
Objetivos
· Compreender como a mídia informática vem sendo utilizada nas séries iniciais na Escola de Educação Básica Silva Jardim.
· Compreender como a informática pode ser utilizada como um recurso didático-pedagógico nas práticas de leitura e escrita.
Local de estudo
O projeto será desenvolvido na Escola de Educação Básica Silva Jardim, situada na zona urbana do Município de Alfredo Wagner/SC. Essa escola pública busca formar o cidadão enquanto sujeito consciente dos direitos e deveres no campo individual e no campo coletivo. A Escola atende atualmente 984 alunos distribuídos entres o Ensino Fundamental e Médio. Dentre as dependências da escola, contamos com uma sala de informática com internet.
Na escola recebemos alunos de diferentes comunidades do Município, o que favorece uma grande heterogeneidade nas salas de aula. Tal heterogeneidade é referente aos saberes prévios dos estudantes, assim, em muitos casos os professores acabam ensinando diferentes saberes numa mesma turma, com a finalidade de que todos aprendam.
Nos anos iniciais recebemos alunos que frequentaram a Educação Infantil e os que não frequentaram, alunos já alfabetizados e alunos que ainda apresentam grandes dificuldades na leitura e escrita, alguns que ainda desconhecem livros, cadernos, computadores, etc.. Esta diversidade faz com que os professores tenham que trabalhar de forma diferenciada na mesma série, para desenvolver a aprendizagem de todos os alunos da turma.
Sujeitos envolvidos
Participarão do projeto alunos na faixa etária de 8 e 9 anos, da 3º Ano do Ensino Fundamental. Os saberes trabalhados serão relacionados à Língua Portuguesa, na qual a leitura e a escrita são fundamentais. Normalmente, esta série é bem diversificada, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, a maioria já alfabetizados e alguns com disfunção idade-série.
Desenvolvimento da prática
O projeto será realizado em etapas contemplando um período de três semanas de atividades com os alunos na sala informatizada, na qual serão feitas atividades voltadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os pais serão convidados a vir a escola realizar atividades junto com seu filho.
Primeira etapa: Esta etapa será voltada ao planejamento das atividades. Realizarei uma visita a sala de informática para observar a quantidade de computadores, quantos estão funcionando e para conversar e apresentar a proposta de projeto à professora responsável pela sala. Também será o momento de conversar com os alunos, explicar a finalidade e o cronograma do projeto, bem como de realizar algumas perguntas aos alunos referentes ao conhecimento deles sobre a informática e do interesse em aprender ou aperfeiçoar a leitura e escrita através do computador.
Abaixo apresento algumas perguntas que serão feitas:
Vocês costumavam frequentar a sala informatizada nos anos anteriores? Com qual frequência?
O que vocês costumam fazer na sala de informatizada da escola?
O que mais gostam da fazer nas aulas na sala informatizada?
Quais seriam os textos preferidos para fazermos leituras no computador (fábulas, contos de fadas, histórias em quadrinhos, textos informativos, contos, lendas)?
Os pais têm o hábito de auxiliá-los nas atividades realizadas no computador?
Os alunos utilizarão os computadores com o Sistema Operacional Linux, com o processador de textos BrOffice.orgWriter para digitar e responder as perguntas na sala de informática com o auxílio da professora. Após terem respondido farão individualmente a leitura das respostas para o grupo. Para este momento nos organizaremos em uma roda de conversa.
Segunda etapa: Pesquisa dos textos que escolheram no questionário, em alguns sites já pré-determinados para que todos possam realizar a leitura para o grande grupo. No site http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html, farão a leitura de alguns contos de fadas, escolhendo um conto para criar uma nova versão, modificando o título e a história, mantendo o nome da personagem.
Terceira etapa: Neste momento serão convidados a realizar um desenho no aplicativo Paint referente a sua nova versão do conto de fadas. Atividade será criar um desenho e colorir referente ao seu conto de fadas. Após irão socializar com a turma as novas histórias e desenhos.
Quarta etapa: Realização de atividades e jogos como: caça- palavras jogo da forca, completar palavras, cruzadinhas e outras atividades que sejam de conhecimento do aluno, que os levem a pensar e desenvolver sua leitura e escrita. As atividades e jogos estarão disponibilizados no site: www.atividadeseducativas.com.br, www.iguinho.com.br e www.velhosamigos.com.br
Quinta etapa: Criação de uma história em quadrinhos com o tema: Minha Escola no site: www.maquinadequadrinhos.com.br
Sexta etapa: Levarei os alunos para assistirem algumas fábulas no data show, no site: http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm. A leitura das fábulas será realizada por alguns alunos em voz alta. Após a leitura das fábulas os alunos se reunirão em dupla para escolherem a fábula que mais gostaram e juntos criarem uma nova versão, onde poderiam mudar os animais e criar uma nova moral para sua fábula.
Todas as produções: fábulas, histórias em quadrinhos e contos, assim como seus desenhos e fotos dos alunos fazendo as atividades serão expostos no mural da escola e no blog da escola.
Sétima etapa: A professora explicará aos alunos que farão um questionário com seus pais sobre o uso do computador na aprendizagem da leitura e escrita, com as seguintes perguntas:
Qual a importância que as tecnologias fazem na vida escolar da criança?
As atividades no computador melhoraram a leitura e escrita da criança?
Percebi mudanças relacionadas a escrita e leitura com estas atividades na sala informatizada?
Oitava etapa: Convidar os pais para uma atividade de leitura e escrita na sala informatizada da escola nestes sites: www.smartkids.com.br/jogos-educativos/, http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário