quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pêndulo caótico

Esse experimento mostra a movimentação de um pêndulo, dependendo da força, velocidade e a forma que usamos, o pêndulo se move de uma forma diferenciada, isso acontece porque quando puxamos o pêndulo ele “cai” e fica se movendo em formas circulares. Na primeira parte do pêndulo, ele só se move na forma circular, na segunda parte do pêndulo ele se move sempre caoticamente, em uma forma circular desordenada.
O pêndulo caótico que foi mostrado no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS era composto de duas partes, a primeira como foi dito antes se movimenta de forma coordenada e circular, a segunda parte se move caoticamente.
O pêndulo se identifica com as matérias de ângulo e velocidade, a parte de ângulo é que quando soltamos o pêndulo ele se move em um ângulo de 180 graus. Ele não chega ao ângulo de 360 graus, pois a segunda parte começa a girar também, mas a segunda parte do pêndulo se move em 360 graus, pois ela não tem outra parte que ela precise mover.
Na matéria da velocidade, podemos medir a velocidade que ele gira usando a fórmula de velocidade e as quatro operações básicas. O pêndulo menor - o segundo pêndulo - é mais veloz que o outro, pois ele é mais leve e está solto, não tem outra parte que dependa do desempenho dele.
A velocidade varia da massa do pêndulo, se usarmos uma força x e a massa do pêndulo for de 5 quilos, ele vai se mover na velocidade y. Mas se usarmos a mesma força - força x - e a massa for de 2 quilos a velocidade vai ser N não y. A velocidade vai variar e acordo com o peso nesse caso.

O pêndulo do vídeo abaixo, mostra como é a movimentação do experimento, ele primeiro move a parte de cima depois a parte de baixo. Esse pêndulo não é igual o do museu, mas é uma boa forma de representar.

Imagem acima é do pêndulo de museu da PUC-RS.

Alunos: Nattan Tiago da Silva Küster, Fernanda Salvador, Sara Matos Dias, Letícia Eloíza dos Santos, Carlos Eduardo da Silva, Vinicius Pereira de Souza - 1º ano Inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário