terça-feira, 5 de novembro de 2013

Viagem ao Rio Grande do Sul

No último dia 30 os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio Inovador realizaram uma
viagem de estudos até as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.
Os passeios didáticos envolviam as mais diversas áreas de estudo como: Biologia, Educação Física, Matemática, Física, Química, Artes, Empreendedorismo, Informática, Espanhol, entre outras.
O primeiro destino dos alunos do Ensino Inovador foi a fazenda Quinta da Estância. Um paraíso natural a poucos quilômetros da capital gaúcha. Além de trilhas pelo meio da mata os alunos ainda tiveram contato com diversos animais, com paradas estratégicas onde o instrutor dava noções preciosas sobre algumas espécies de insetos e repteis. O que mais chamou a atenção dos alunos nesta parte da viagem foi a aula sobre as cobras, na qual o instrutor falava da importância desses animais no meio ambiente e também orientou sobre o que fazer quando se deparar com alguma delas. Para encerrar a parada, uma cobra não peçonhenta foi exposta e os mais corajosos puderam até pegá-la na mão.
No passeio em meio a mata pudemos também ver de perto uma família de Bugios, vivendo em seu habitat natural. A trilha possui um percurso de cerca de 2,5 km e entre os lugares pelos quais passamos os alunos puderam até percorrer parte do trajeto por dentro de um riacho.
Todos fomos de trator até a sede da fazenda onde fomos convidados a almoçar. Após o almoço os alunos estavam afoitos para iniciar a programação vespertina. Iniciamos a tarde com brincadeiras que envolviam água, o que deixou os alunos superempolgados. Após atividades na piscina, participamos de uma travessia por uma ponte pênsil cheia de surpresas e todos se divertiram muito, tentando atravessar o lago ou assistindo as tentativas dos colegas. O final da tarde foi no arborismo. A atividade acompanhada por um instrutor fez a adrenalina de todos subir literalmente as alturas. Depois do café, para fechar a tarde ainda rolou um futebol na lama.
À noite, depois da janta fomos para a “trilha das almas penadas”, que passava por dentro da mata na qual já havíamos passado pela manhã, mas que segundo os instrutores, em séculos passados foi cenário de grandes lutas, entre elas a guerra dos farrapos. Contam que espíritos rondam aquelas matas e que em noites de lua cheia ou no dia das bruxas eles voltam e os mais sensitivos conseguem sentir a sua presença. De mãos dadas adentramos pela trilha e tivemos várias surpresas ao logo do percurso. Todos estavam empolgados e após voltarmos para a sede ainda participamos de um lual onde pudemos interagir com pessoas de outras escolas que também estavam de passagem pela Estância.


2º dia
Logo cedo após o café da manhã arrumamos nossas bagagens e seguimos para o museu de tecnologia da PUC. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS possui uma grande área de exposição pública com mais de dez mil metros quadrados, onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação. Nesse mesmo espaço são integradas exposições temporárias sobre temas atuais e do cotidiano da sociedade.
A fim de que a visitação ao Museu seja um momento rico e intenso de aprendizagem, a organização do Museu disponibilizava uma equipe especializada para fornecer apoio pedagógico para os professores. Ao mesmo tempo, a interatividade dos experimentos proporcionou experiências lúdicas e inusitadas que, de forma criativa, facilitaram a compreensão de conceitos e teorias da ciência para todas as idades.
Saber mais sobre os antepassados do homem, simular eclipses, voltar à era dos dinossauros. Observar um vulcão em erupção, um modelo tridimensional de DNA e seres microscópicos. Testar sua força, seu equilíbrio, sua elasticidade e sua velocidade. Aprender mais sobre como viver em harmonia com a natureza. Caminhar sobre uma tabela periódica gigante, testar seus reflexos na direção de um veículo. Assistir a documentários científicos em 3D e arrepiar os cabelos em um show de eletrostática. No Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS o visitante é convidado a ser o protagonista de seu próprio aprendizado.
Após o almoço fomos até o Beira Rio, estádio do Internacional, que está sendo preparado para a copa do mundo de 2014. Em virtude das obras não pudemos visitar o gramado, porém conhecemos o centro de visitações e através de um vídeo conhecemos um pouco mais sobre a história do gigante do Beira Rio.
Do estádio seguimos até o Instituto Cervantes e conhecemos os métodos utilizados para ensinar espanhol e também a importância dessa língua no mundo. Conhecemos um pouco da história e cultura de países que usam o espanhol como língua oficial, visitamos a biblioteca do instituto e tivemos contato com obras de Neruda, Miguel de Cervantes y Saavedra, entre outros autores de língua espanhola.
Depois do lanche no Shopping seguimos todos até o “Theatro São Pedro”, que é um ícone da cidade de Porto Alegre. Ao longo de 126 anos de existência o teatro já recebeu em seus camarotes, galerias e palco, personalidade artísticas como: Arthur Rubinsteins, Villa-Lobos, Eugêne Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, assim como políticos como Getúlio Vargas e Borges Medeiros. Foi lá que assistimos a peça “Seis aulas de Dança em Seis semanas”, estrelada por Suely Franco e Tuca Andrada. A peça da Broadway já foi encenada em mais de 20 países e o espetáculo rendeu boas gargalhadas e emocionou muitos dos alunos e professores que tiveram a oportunidade de conferir a apresentação.


A volta para casa ocorreu de forma tranquila e nossos alunos retornaram cheios de informação e conhecimento, reconhecendo a importância das viagens de estudo na construção do saber e valorizando a cultura e a diversidade de nosso país. 

24 comentários:

  1. Na minha opinião a viagem foi bem produtiva. Nos hospedamos no Hotel Quinta da Estancia, um belo exemplo de que não precisamos agredir o meio ambiente pra se divertir. O Hotel é repleto de atividades ao ar livre, que além de interessantes, fazem aumentar meu respeito pela natureza.
    O nosso segundo dia de viagem, foi uma explosão de conhecimentos, fomos ao Museu da PUCRS, onde foi posivel ver experimentos capases de explicar desde as coisas mais simples a mais complexa do nosso cotidiano. Logo após fomos ao Estádio Beira Rio, mesmo estando em reformas para sediar a copa, já se mostra imponente.
    depois seguimos para o shopping para jantar, e por ultimo, mas não menos importante o Teatro, onde vimos a fabulosa peça, seis aulas de dança em seis semanas, peça essa que fez publicos inteiros se emocionar cm a linda História de Michel e Lili.
    Aluna MICHELI MORAES 1 inovador

    ResponderExcluir
  2. A viagem de estudos a Rio Grende do Sul foi muito interessante, estudamos sobre o respeito com o meio ambiente a educação com a natureza e não jogar lixo em qualquer lugar que isso pode como vai afetar o meio ambiente. Cochecemos as cobras que não devemos matar porque ela apenas ira morde se ela se sentir ameaçada, fizemos a trilha, gostei muito porque sempre é bom lembrar que é muito importante fazer exercícios físicos que é muito bom para nossa saúde. Fomos no museu ciências e tecnologia da PUC-RS foi muito interessante vimos experiencias de física, matemática entre outros e ajudou a nos entender um pouco sobre tudo. fomos a um theatro que nos fez repençar um pouco, deixar o preconceito de lado a classe social, ficar mas tempo com a família fazer mais amizades, enfim adorei a viagem me ensinou varias coisas e me ensinou a pensar melhor na minhas deçisoes. daiane heiderscheidt

    ResponderExcluir
  3. De todas as viagens que fizemos esse ano nem uma foi comparada a que fizemos no ultimo dia 30.Para o Rio Grande do Sul.
    Saimos de Alfredo Wagner as 23 hs de quarta-feira. Chegamos na Quinta da Estancia por volta das 7 hs. De manhã fizemos uma trilha ecologica, onde podemos conhecer um pouco mais sobre alguns aspectos da fazenda, caminhamos por solo e por dentro de um riacho.
    Almoçamos e partimos para os esportes radicais, primeiro para a piscina e depois para os esportes em si. Foi muito divertido, pois conhemos coisas que eu nunca imaginava conhecer.Para terminar a tarde fomos para o futebol na lama, que na minha opinião foi muito legal, mesmo que eu permanecesse quase o tempo todo caida. A noite fomos para a trilha das almas penadas.
    Na sexta-feira saimos pela manhã da fezenda e partimos pra o museu da PUC que foi muito legal, pois tinha muitas experiencias e objetos que a gente podia tocar e interagir com eles. Logo apos almoçamos no restaurante Panorama. No inicio da tarde fomos visitar o estadio Beira Rio do Internacional. Em seguida fomos para o instituto Cervantes, que foi muito interessante. Aprendi muito.
    Logo depois fomos ao shopping, e foi la que jantamos(no BOBS). Depois do shopping fomos ao teatro assistir a peça 6 aulas de dança em 6 semanas,que tratava de assuntos serios de uma maneira engraçada e divertida.
    Infelismente depois do teatro tivemos vir para Alfredo novamente. A viagem podia durar mais uns 2,3,4,5,6... dias.
    HANAHIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Maria Eduarda Onofre - 1º EMI
    Logo quando chegamos fomos na Quinta da Estância, uma pousada, onde passamos o dia inteiro fazendo atividades ao ar livre, logo de manhã só nos trocamos e fomos fazer uma trilha, vimos macacos bugios, muito fofinhos e andamos num pequeno rio, doeu um pouco, porém valeu a pena muitos de nós molharam uns aos outros, muito engraçado e então fomos almoçar, a parte da tarde começou com atividades na piscina que na minha opinião foi o melhor, pois adoro piscina, depois andamos numa ponte suspensa muitos caímos e rimos da cara um dos outros, logo após fizemos arborismo que deu muito medo na minha opinião e aí descemos numa tirolesa, tomamos café da tarde e alguns foram jogar futelama, eu não fui. A noite fizemos uma trilha das Almas Penadas, muitos de nós ficaram com medo (eu) e para fechar a noite fomos num luau, fomos dormir e acordamos logo cedinho para irmos para Porto Alegre.
    Em Porto Alegre fomos no MCT, um museu tecnológico muito legal aonde interagimos com as exposições, aí fomos almoçar, depois do almoço fomos no Estádio Beira Rio, não podemos entrar dentro, porém vimos uma maquete de como o estádio vai ficar e também vimos um vídeo, uma oportunidade única de ir a um estádio que vai sediar jogos da Copa de 2014! Então fomos ao Instituto Cervantes, onde os alunos de Espanhol puderam assistir a uma palestra com uma espanhola, a Aurora e também vimos uma biblioteca com acervo todo em espanhol, muito legal pra quem quer conhecer a língua. Aí fomos ao Shopping! Onde nós comemos e pudemos dar uma volta, por volta das 19:45 saímos e fomos ao teatro assistir a peça 6 aulas de dança em 6 semanas, uma peça muito interessante e engraçada, muito legal mesmo! E então viemos embora!
    Essa viagem foi muito legal, uma das melhores viagens que fizemos esse ano, na minha opinião!

    ResponderExcluir
  5. Bem,neste ano fizemos muitas viagens conhecemos varios lugares diferentes cada um com sua caracteristica e cada um tinha objetivo o ensino.
    Mas a viajem que eu mais gostei que já esperava a muito tempo a grande viajem a Rio Grande do Sul nossa a viagem mais legal que já fiz me chamou muito a atenção quando cheguei pensei meu deus o que eu vim fazer aqui,mas tudo me provou ao contrario eu fiz novos amigos conheci outro lado dos professores sem ser o lado serio e sim conheci o lado brincalhão deles que foi muito massa a fazenda caramba foi muito legal os animais a cobra que pude pegar na mão meu nunca pensei em fazer isso mas lá achei coragem onde não tinha.
    As brincadeiras todas eu adorei de verdade todas relacionadas a exercicios fisicos a caminhada logo de manhã a trilha que era voltada pra o ensino do valor do meio ambiente,após a chegada da trilha ecologica fomos almoçar,depois a piscina que legal que foi não sei nada mas so fica dentro da piscina já tava bom valeu a minha tentativa de aprender a nada a final era uma viajem de estudos era pra aprender mas não deu continuo so sabendo nada,foi muito tenso lidar depois ter de siar da piscina e ir direto para as alturas ui eu tenho muito medo mas de novo enfrentei meu medo e fui a tiroleza putz não consegui me joga e o medo de cair era muito,ai depois já fomos tomar um café para recocmpor as energias ai vai o que mais adorei o que achei mais divertido,mas nem todos acharam isso pois não gostam de lama eu so do mato vivo na lama e é claro adorei ficar la dentro da quela piscina de lama que mais parecia um açude mas em fim tava quentinho a bola não parava o chão não era plano era muito facil de cair bem nos paravamos mais no chão que correndo atras da bola néh e depois brincamos de pega-pega logo saimos tiramos a lama do coro tomamos um banho e ai fomos para a trilha noturna a trilha fantasma uuu foi muito legal mas depois de alguns sustinhos que foi super massa tivemos uma noite muito maravilhosa com musica para dançarmos os amigos para nos divertir ,os professores brincando e zuando também foi muito divertido tudo ajudou para nossa noite ser otima depois de dançar até tarde fomos dormir.
    Logo de manhã a mulherada se acordo para se arrumar para a visita ao PUC que foi muito legal conhecemos muitas coisas e ganhamos muitos conhecimentos realmente era uma museu bastante atraente com basrtante informação para quem o visita,e tambem visitamos o Cervantes que foi muito legal também.
    Uma passadinha ao shopping que sem comentarios quem não gosta de dissso.e por fim o teatro que foi muito interessante ver os pesonagens Lili e Michel foi muito legal eu nunca pensei que algum dia ia ve-los ao vivo e em cores e o mais lagal foi poder imaginar os personagens que não apareciam que falavam existia mas não estavam ali pude usar a mnha imaginaçao que eu adorei al do conhecimento que passaram pra gente olha vou resumir essa viajem em uma palavra "MARAVILHOSA" Eu Fernanda adorei essa viajem foi muito divertida se eu pudesse voltaria ela novamente...
    Fernanda Salvador

    ResponderExcluir
  6. Dionatha Luz 1ºEMI
    No dia 31 de outubro os alunos do ensino médio inovador foram a uma viagem de estudos para RS, chegamos as 7:00 h no hotel fazenda quinta da estancia, ao chegar lá tomamos café logo após ao café da manhã fomos fazer uma trilha de 2,5 km onde vimos uma família de bugio, e também uma trilha aquática, ao acabar a trilha fomos almoçar, logo após almoço fomos praticar esportes aquáticos, mais tarde fomos fomos praticar arborismo, logo após todos praticarem o arborismo fomos tomar café para depois jogar footlama onde me diverti muito, então fomos nos preparar para a trilha das almas, onde levei muitos sustos, logo após fomos jantar para o luau, então fomos dormir.
    Na manha se sexta-feira fomos ao museu da PUC onde vimos varias experiencias, logo após fomos almoçar, depois do almoço fomos ao estadio do internacional onde apenas vimos um video sobre as obras do estadio, logo apos fomos ao innstituto servantes, para aprender a importancia da lingua espanhola, então depois fomos ao shopping jantar, então fomos ao teatro São Pedro assistir a peça 6 aulas de dança em 6 semanas onde ri muito. então fomos embora.

    ResponderExcluir
  7. Rafael Dias - 1º 1 EMI
    Na minha opinião, essa viagem foi extremamente benéfica tanto para nós alunos; que conhecemos duas cidades novas(Viamão e Porto Alegre), além do fato de a maioria dos alunos da nossa turma que, inclusive eu, nunca havia saído de Santa Catarina; quanto para nossos professores, que puderam deixar sua rotina estressante de lado, pelo menos por algumas horas. Outro benefício foi que nós mesmos pudemos nos tirar o estresse de lado, com as tilhas que passavam dentro da mata, o ar puro daquela região e as brincadeiras e palhaçadas feitas por nossos colegas, que apesar de criancice, acabaram se tornando engraçadas. Um relaxante e divertido banho de piscina também contribuiu muito para que pudéssemos voltar a pensar com clareza, para as aulas da segunda-feira.
    A parte mais emocionante da viagem foi o arborismo, já que a maioria de nós tem medo de altura e isso nos ajudou a testar nossos limites. Depois dessa atividade fomos ao "futebol" na lama, que não podia ser chamado de futebol, onde todos nos divertimos,apesar do frio, até aqueles que não participaram dessa atividade e apenas assistiram, porque o fato de as pessoas caírem e/ou se sujarem se torna engraçado aos olhos deles próprios e dos que estavam de fora. Após essa atividade e de um bom e quente banho fomos ao luau onde nos divertimos mais um pouco. Logo depois seguimos para nossos alojamentos, onde dormimos.
    No dia seguinte, passamos às atividades mais sérias. Logo de manhã seguimos para Porto Alegre onde fica o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. Ali pudemos aumentar nossos conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática. Todo o museu é tecnológico e interativo, onde as pessoas podem ver os experimentos e interagir como eles.
    Após o almoço seguimos para o estádio do Internacional de Porto Alegre, que vai receber jogo da Copa do Mundo de 2014. Lá vimos como o estádio ficará depois do fim das obras e um vídeo que contava a história do estádio, desde sua construção; essa visita eu achei benéfica, porque poucas pessoas da nossa comunidade, além de nós, teria a chance de ver um estádio de tamanha magnitude de tão perto. À seguir, fomos ao "Theatro São Pedro", onde vimos a peça "Seis aulas de dança em seis semanas". Além dela nos render muitas gargalhadas, nos fez perceber o quanto é importante se valorizar a cultura em nosso país. Depois disso voltamos para casa.
    No fim das contas, essa viagem foi extremamente benéfica em todos os aspectos que possam ser levados em consideração.

    ResponderExcluir
  8. Rafael Dias - 1º 1 EMI
    Na minha opinião, essa viagem foi extremamente benéfica tanto para nós alunos; que conhecemos duas cidades novas(Viamão e Porto Alegre), além do fato de a maioria dos alunos da nossa turma que, inclusive eu, nunca havia saído de Santa Catarina; quanto para nossos professores, que puderam deixar sua rotina estressante de lado, pelo menos por algumas horas. Outro benefício foi que nós mesmos pudemos nos tirar o estresse de lado, com as tilhas que passavam dentro da mata, o ar puro daquela região e as brincadeiras e palhaçadas feitas por nossos colegas, que apesar de criancice, acabaram se tornando engraçadas. Um relaxante e divertido banho de piscina também contribuiu muito para que pudéssemos voltar a pensar com clareza, para as aulas da segunda-feira.
    A parte mais emocionante da viagem foi o arborismo, já que a maioria de nós tem medo de altura e isso nos ajudou a testar nossos limites. Depois dessa atividade fomos ao "futebol" na lama, que não podia ser chamado de futebol, onde todos nos divertimos,apesar do frio, até aqueles que não participaram dessa atividade e apenas assistiram, porque o fato de as pessoas caírem e/ou se sujarem se torna engraçado aos olhos deles próprios e dos que estavam de fora. Após essa atividade e de um bom e quente banho fomos ao luau onde nos divertimos mais um pouco. Logo depois seguimos para nossos alojamentos, onde dormimos.
    No dia seguinte, passamos às atividades mais sérias. Logo de manhã seguimos para Porto Alegre onde fica o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. Ali pudemos aumentar nossos conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática. Todo o museu é tecnológico e interativo, onde as pessoas podem ver os experimentos e interagir como eles.
    Após o almoço seguimos para o estádio do Internacional de Porto Alegre, que vai receber jogo da Copa do Mundo de 2014. Lá vimos como o estádio ficará depois do fim das obras e um vídeo que contava a história do estádio, desde sua construção; essa visita eu achei benéfica, porque poucas pessoas da nossa comunidade, além de nós, teria a chance de ver um estádio de tamanha magnitude de tão perto. À seguir, fomos ao "Theatro São Pedro", onde vimos a peça "Seis aulas de dança em seis semanas". Além dela nos render muitas gargalhadas, nos fez perceber o quanto é importante se valorizar a cultura em nosso país. Depois disso voltamos para casa.
    No fim das contas, essa viagem foi extremamente benéfica em todos os aspectos que possam ser levados em consideração.

    ResponderExcluir
  9. Saímos de Alfredo Wagner do dia 31 de outubro com destino a Porto Alegre, chegamos no dia seguinte na fazenda onde íamos ficar hospedados. Na fazenda Quinta da Estancia fizemos várias atividades físicas, aprendemos sobre a importância de preservar o meio ambiente, aprendemos como reagir em uma situação de risco e o mais importante na minha opinião aprendemos que devemos superar nosso medos e agir de forma que beneficie todo o grupo.
    A viagem em si foi ótima, tivemos a chance de conhecer vários lugares que talvez nunca tivéssemos condições de visitar. Em todos os lugares que visitamos fomos bem recebidos.
    Superei meus medos pegando cobra na mão e praticando arvorismo, consegui superar esses medos graças as pessoas que me apoiaram e sabiam que eu era capaz.
    Não vou falar de cada visita que fizemos, porque ficaria muito cansativo, enfim, vou falar em enfase o lugar que visitamos que mais me chamou atenção que foi a PUCRS. Na PUC eu pude observar várias coisas legais, como essas coisas funcionam e como foram construídas.
    Eu gostei muito dessa viagem, apesar de ela ser cansativa, mas foi uma viagem muito interessante e produtiva, faria ela de novo umas mil vezes, melhor viagem que o inovador!

    Micaela Marian Castanheiro. 1º 01 EMI

    ResponderExcluir
  10. Saímos de Alfredo Wagner no dia 31 de outubro com destino a Porto Alegre, ficamos hospedados em uma fazenda chamada Quinta da Estância. Nessa fazenda pudemos conhecer alguns animais, fazer trilhas ecológicas, arvorísmo e claro tomar aquele banho de piscina gostoso. Passamos o dia inteiro fazendo atividades físicas e se divertindo.
    A Quinta da Estância é conhecida nacionalmente por ser uma empresa que preserva o meio ambiente, reabilita animais que foram capturas em apreensões no IBAMA e ser uma empresa que se preocupa com os quesitos ambientais.
    Visitamos vários lugares legais, que talvez nunca tivéssemos condições de visitar, não vou falar de cada lugar que visitamos, pois se tornaria cansativo e são muitos detalhes. Vou dar ênfase a três lugares que visitamos que achei super importante.
    Primeiro: Visita ao estádio do Internacional, lá podemos ver como anda as obras para o novo estádio, já que ele sediará jogos da Copa do Mundo de 2014, assistimos a um vídeo sobre a paixão que os colorados têm pelo seu estádio, um vídeo muito bonito por sinal.
    Segundo: Visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. O Museu é incrível, podemos aprender várias matérias de uma forma diferente e mais interessante. O Museu é todo interativo e isso desperta a nossa atenção e o nosso interesse.
    Terceiro: Visita ao instituto Cervantes. O instituto Cervantes é da Espanha e têm filiais em quase todo o mundo, inclusive várias espalhadas por todo o Brasil. O instituto busca nós mostrar a importância de sabermos outras línguas, sabermos nos comunicar e conhecer as diferentes culturas que existem em todo o mundo.
    Em minha opinião foi uma viagem muito produtiva e legal, pois adquirimos muitos conhecimentos de uma forma divertida.
    De todas as viagens que fizemos esse ano, essa foi a que eu mais gostei e a que eu mais achei produtiva. Quem tiver a oportunidade de conhecer não irá se arrepender!

    Micaela Marian Castanheiro. 1º ano 01 Ensino Médio Inovador.

    ResponderExcluir
  11. Vitória Bortolon 1º EMI

    Na minha opinião a viagem foi de grande beneficio a todos, professores e alunos.
    Porque além de nos divertimos adquirimos novos conhecimentos.
    Na nossa chegada ao Hotel Quinta da estancia fomos muito bem recebidos com um café da manhã, fizemos varias atividades físicas. Mas a mais legal, em minha opinião, sem duvida foi o arborismo, ainda jogamos futlama. A noite nos preparamos para o luau e a trilha da almas e logo após fomos dormir.
    No dia seguinte visitamos o museu de Ciências e Tecnologia da PUC, onde vimos varias experiências. Depois que saímos do museu da PUC, fomos almoçar em restaurante ali mesmo no campus.
    Ao sairmos da PUC, fomos direto ao estádio do Internacional, que na minha opinião foi uma visita muito boa. Quando saímos do estádio nos dirigimos ao instituto servantes, onde aprendemos a grande importância da língua espanhola. Depois fomos ao shopping comer, para irmos para o teatro assistir 6 aulas de dança em 6 semanas, que foi uma peça ótima.
    No final a viagem a Porto Alegre foi muito boa, aprendemos diversas coisas.

    ResponderExcluir
  12. Leticia Eloiza dos Santos 1 ano EMI:
    Bom foi a melhor viagem desse ano nos divertimos muito. No hotel fazenda Quinta da Estância conhecemos algumas trilhas muito legais, vimos vários animais tipo a cobra que eu não tive coragem de chegar perto, depois disso fomos para a piscina e partimos para os esportes radicais quase morri de medo fiquei em estado de choque e queria desistir mais ai o seu Luiz me ajudou e eu consegui atravessar todas as provas quando sai da tirolesa eu não conseguia ficar de pé pois minhas pernas tremiam muito. Tomamos café e fomos pro futebol na lama me diverti muito tirando a parte que cortei meu pé. Na trilha noturna depois da janta eu era a única medrosa e se não fosse uns ai eu não teria coragem, o luau foi muito legal eu dancei bastante e até cantei. Ai no outro dia fomos para o museu de ciências e tecnologias da PUC era muito interessante e interagi bastante nas experiências. No Instituto Cervantes conhecemos a Aurora que era muito querida e nos mostrou um pouco da língua espanhola. Fomos para o shopping que andei bastante, jantamos e fomos para o teatro São Pedro onde vimos a peça 6 aulas de dança em 6 semanas com dois personagem a dona Líli e o Michel que no começo eram só parceiros de dança e depois viraram muito amigos. Bom acabou a peça e seguimos de volta para Alfredo Wagner,a viagem foi muito boa e se pudesse repetir eu repetiria tudo igualzinho. Foi a melhor viagem do inovador.

    ResponderExcluir
  13. Jaqueline santos da silva

    Nossa viagem de saída de campo foi muito legal, pensava que não
    Iria ser tão legal como foi.
    Um dos esportes que mais gostei de fazer foi o “fut-lama e a “trilha aquática”, entre outros. O lual também foi muito legal, gostei que eles convidaram a banda da região deles para ir tocar pra gente, e percebi que eles deveriam gostar bastante de pagode,porque foi o que eles mais tocaram.
    Gostei de conhecer algumas espécies de cobras como a “jibóia”, também o macaco “bugio” que de perto é bem engraçadinho, a e sem se esquecer da trilha noturna que foi legal, da tirolesa que na hora de pular eu amarelei...
    Fomos também ao teatro que foi muito legal e também pude ver dois atores sensacionais “Tucá Andrada” e “Suely Franco”, o nome da peça era SEIS AULAS DE DANÇA EM SEIS SEMANAS.Fomos também ao estádio do internacional e o que vi foi maguinifico, como esta sendo feita a construção para entregar ate a copa.

    O inovador cada vez mais surpreendendo em suas saídas de campo, aprendendo cada vez mais sobre os lugares, os costumes. Nessa viagem que fomos o nosso guia disse que havia uma figueira com mais de cem anos lá, e tem mesmo, é muito grande e linda. Acho que não são apenas viagens, mas sim, cada vez mais um novo “conhecimento”.

    ResponderExcluir
  14. Alfredo Wagner, 11 de novembro de 2013

    Escola de Educação Básica Silva Jardim

    Professora: Carolina Pereira

    Aluno: Ivo Werlich Schmitz

    Turma: 1º EMI

    Viagem de estudos – Porto Alegre



    No dia 30 de outubro, às 23 horas eu e minha turma acompanhados dos professores viajamos a noite toda para chegarmos no Hotel fazenda Quinta da estância.Chegando lá conhecemos o nosso guia.

    Fomos fazer uma trilha com explicações sobre os animais e plantas que se encontram naquela região. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor os répteis como as cobras (sucuri,jararaca,cascavel) e animais invertebrados(aranhas).Até segurar uma espécie de cobra ,nós fizemos.

    Depois fomos praticar esportes radicais. Tomamos o café da tarde, fomos jogar futebol na lama. Foi bem divertido.. Então fomos para o alojamento, tomar banho e em seguida jantamos. Depois do jantar fizemos a trilha noturna, onde eles contaram uma história para sentirmos medo, e durante a trilha eles nos assustavam no meio do mato.

    Teve o lual,com música ao vivo para nos divertir.Depois do lual terminar fomos dormir.

    No dia seguinte fomos ao Museu da PUC, no centro de Porto Alegre. Nesse museu tinha exposições de todas as áreas do conhecimento. Achei muito interessante conhecer o Museu.

    Depois de almoçarmos, fomos ao instituto de línguas para assistirmos uma palestra da matéria de espanhol.

    Depois da palestra fomos ao estádio de futebol Beira rio do Internacional. Para finalizar a viagem de estudos assistimos a uma peça de teatro de comédia. Então retornamos para a casa, viajamos a noite toda para chegar a Alfredo Wagner. Foi um passeio de estudos muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Diogo Heiderscheidt, 1° ano inovador

    No dia 30 de outubro, às 11 horas da noite eu e minha turma junto com os professores viajamos a noite toda para chegarmos a Pousa Quinta da estância Grande.Chegando lá descobrimos nosso primeiro guia.

    Fomos fazer uma caminhadazinha e eles explicaram sobre os animais e plantas que se encontram por lá. Conhecer melhor os répteis como as cobras e insetos(invertebrados).Até segurar uma corn snake.

    Depois fomos praticar esportes radicais. Tomamos o café da tarde, jogamos futebol no banhado. Foi massa pra caramba..Depois fomos para o alojamento, tomamos banho e depois fomos jantar. A seguir fizemos a trilha a noite, onde eles contaram uma história para sentirmos medo, e tentaram assustar a gente no meio da trilha.

    Teve o lual,com música ao vivo para nos divertir.Depois do lual terminar fomos dormir.Ficamos conversando um pouco primeiro e daí sim fomos dormir.

    No outro dia fomos ao Museu da PUC-RS. Nesse museu tinha exposições de todas as materias envolvendo números. Até q foi legal esse museu.

    almoçamos, fomos ao Instituto Cervantes para assistirmos uma palestra de espanhol.

    Depois da palestra fomos ao estádio de futebol Beira rio do Internacional. Para terminar assistimos a uma peça de teatro de comédia(6 aulas de dança em 6 semanas). Então viemos para casa e chegamos aqui mais ou menos umas 7 horas da manhã.

    ResponderExcluir
  16. Vinicius pereira de souza, 1 ano 1 EMI

    Rio Grende do Sul foi muito interessante, sarbemnos sobre o respeito com o natureza a educação com a natureza e não jogar licho em qualquer lugar que isso vai afetar o meio ambietnte. Cochecemos as crobras por ela so morde portquee defende teritórrio, fomos numa trilha,me molhei pra caraio deieti na agua e mohlei o otros gostei muito. fumos no museu PUC-RS foi legalç,tinha coisa de fisica, matematica tudo que tinha numero. fomos a um treatro e depois viemos embora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Eduardo da Silva, 1º ano 1 Ensino Médio Inovador

      O primeiro lugar onde estivemos lá em RS foi na pousada fazenda Quinta da Estância Grande.Logo quando chegamos fomos pra lá, uma pousada,ficamos o dia inteiro por lá, logo de manhã só chegamos nos alojamentos arrumamos nossas camas e guardamso as coisas e fomos numa trilhazinha que havia por lá, vi muitos animais no qual existiam bugis,andamos num caminhozinho de agua, foi legal molhei todo mundo estava na minha frente e os que estavam atrás de mim me molharam também, massa pra caramba, muito engraçado e então fomos almoçar, quando deu duas horas nos encontramos embiaxo da figueira e a primeira coisa que fomos fazer ir na piscina,brincamos de luta dentro da piscina tipo assim subia uma pessoa nas costas de outra e uma tentava derrubar a outra pessoa que estava em cima, depois andamos numa ponte molenga muitos caímos e rimos da cara um dos outros,depois fomos fazer arborismo, teve gente que ficou com medo mas eu não fui rapido pra caraí,, tomamos café da tarde e fomos jogar futebarro ,uma das melhores coisas do dia. A noite fizemos uma trilha das Almas Penadas, percebi porque dizem que os gauchos são medrosos comprovei por mim mesmo isso e para fechar a noite fomos num luau, fomos dormir e acordamos logo cedinho para irmos para Porto Alegre.
      No dia seguinte fomos no museu da PUC-RS interagimos com as exposições, aí fomos almoçar, depois do almoço fomos no Estádio Beira Rio,não era permitida a entrada pois estava em reforma para poder cediar a copa do mundo de 2014, porém vimos uma maquete de como o estádio vai ficar e também vimos um vídeo, uma oportunidade única de ir a um estádio que vai sediar jogos da Copa de 2014! Então fomos ao Instituto Cervantes, onde os alunos de Espanhol puderam assistir a uma palestra com uma espanhola, a Aurora e também vimos uma biblioteca com tudo em espanhol, muito legal pra quem quer conhecer a língua. Aí fomos ao Shopping! e depois fomos embora. Chegamos por volta de 8 horas da manha. Fui muito legal na minha opinião.

      Excluir
    2. Diogo Ramos Batista, 1 ano inovador

      No dia 30 saímos daqui e fomos para o RS, fomos pra pousada tomamos café logo fomos fazer uma trilha,onde vimos bugius, e também uma trilha num valinho da agua ao acabar a trilha fomos almoçar, logo após almoço fomos praticar esportes aquáticos, fomos fazer arborismo, fomos tomar café e depois fomos pra o futelama então fomos nos preparar para a trilha das almas, onde levei muitos sustos,depoiis fomo pro luau e ficamos falando bobeira pra depois ir dormir,o seu luís deu uma coça no vinicius fui muito engraçado de ver.haushsaushaeus
      Fomos na PUC onde vimos um monte de coisas, logo após fomos almoçar, depois do almoço fomos ao estadio do internacional, , então depois fomos ao shopping jantar, fomos ao teatro e viemos embora.

      Excluir
  17. Aluna: Gabriela Passos Marian – 101 EMI

    No dia 31 de outubro saímos de Alfredo Wagner e fomos rumo à Porto Alegre. Quando chegamos lá, fomos direto à um hotel fazenda chamado Quinta da Estância, um lugar bem interessante, pois eles não poluíam o ambiente e nisso nos ensinavam como preservar a natureza. Fizemos trilhas ecológicas pela manhã e pela noite, a tarde foi a hora dos esportes radicais, que foi de beneficio para todos, já que algumas pessoas são acostumadas a ficarem paradas sempre e nunca praticam esporte algum.
    A noite participamos de um lual, mas eu não curti muito não, pois as musicas não eram muito legais e o lual não era como eu esperava que fosse.
    No outro dia fomos visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC- RS, o lugar era incrivelmente enorme e interessante, tinha dinossauros *u*e vários experimentos que nós podíamos interagir.
    Após a visita ao museu, fomos ao estádio do Internacional, foi bem interessante, já que é esse estádio que irá sediar a Copa de 2014. Por algum problema não podemos visita-lo na parte de dentro, mas em compensação vimos a maquete do estádio e um vídeo interessante.
    Fomos também ao Instituto Cervantes, onde tinha um mulher que eu quase pedi pra casar, ela nos mostrou bandas e filmes de origem espanhola, vimos também várias empresas que são da Espanha e vieram para o Brasil e que são do Brasil e foram para a Espanha.
    Eu gostei muito dessa viagem, já que não me interesso muito por conhecer novos lugares, se fosse pra mim ir nas férias para POA eu não iria, mas como fui iria de novo e de novo. A cidade era muito legal e os lugares que fomos também, essa viagem foi bom para todos, na minha opinião, já que aprendemos inúmeras coisas. Foi a melhor viagem que fizemos no Inovador.

    ResponderExcluir
  18. Suiani da Silveira
    A viagem a Rio Grande do Sul superou todas as minhas expectativas eu imaginava que seria divertido, aprenderia muito, mais na realidade foi inesquecível.
    O primeiro dia da viagem ficamos na Quinta da Estancia, tomamos o café da manhã e após fomos fazer uma trilha, mas antes conhecemos o viveiro de animais, peguei uma cobra na mão foi estranho
    mas gostei. A trilha foi bem legal, vimos macacos bugios (muito fofos) , caminhamos por um riacho descalços e aprendemos muito sobre plantas e alguns animais. Após a trilha almoçamos e depois do almoço fomos para piscina , ficamos pouco tempo, pelo menos foi o que pareceu. Logo depois partimos para os esportes radicais, onde descobri meu medo por altura, foi horrível só descobri isso quando estava a uns 10 metros do chão, mas consegui terminar o trajeto com muito esforço é claro. Depois tomamos café, e depois futebol na lama era o momento mais esperado do dia pelo menos para mim e minhas amigas, nossa nos divertimos muito todos foram até o seu Diego, foi muito legal derrubar ele na lama. Depois banho na agua gelada, quase congelei mais me diverti dançando com minhas amigas para descontrai um pouco. Após nos arrumarmos e de banho quente tomado jantamos e esperamos para a trilha noturna que confesso que para mim não teve muita graça quer dizer medo. E na volta direto para o luau, foi muito massa dancei a noite toda, com minhas amigas e professores, fiquei com minhas pernas muito doidas.
    No dia seguinte fomos para o museu de ciências e tecnologia da PUC, foi muito interessante pois podíamos interagir com as maquinas, tinha variedades de objetos que me fizeram ganhar conhecimento. Depois do almoço fomos para estádio do Inter, foi bem legal saber que sou uma das poucas pessoas que podem ter conhecido um estadio que sediará a copa. Depois fomos ao Instituto Servantes, fiquei um pouco perdida no começo, mas agora quero conhecer essa lingua.
    E depois shopping que foi legal ver pessoas novas, e por ultimo a peça de teatro seis aulas de dança em seis semanas, foi muito divertido.
    Bem nessa viagem posso concluir que me diverti muito, mais acima de tudo adquiri mais conhecimento que nunca vou esquecer.

    ResponderExcluir
  19. Nathã Heiderscheidt 101 emi

    A viagem de estudos para Rio Grande do Sul foi muito divertida pois também deu para aprender muito, pois aprendi a perder meu medo de alturas e me divertindo ao mesmo tempo, fizemos varias atividades, pois exercícios que fazem bem para nós.
    E também na nossa viagem de São Francisco do Sul deu para aprender no museu de ciências e tecnologia da PUC, e aprendendo nos divertimos muito ao mesmo tempo pois tinha um objeto que parecia que estávamos sem gravidade, com isso nós aprendemos com e esta sem gravidade e se divertindo ao mesmo tempo.
    A viagem de Rio Grande do Sul foi muito boa gostei dos esforços de todos os professores para fazer essa viagem, ao seu Luís que programou nossa visita ao estádio do internacional que o seu Luís tinha programado para nois entrar no gramado mais não foi possível entrar no gramado porque tinha obras e com isso poderia acontecer algum acidente, mais eu adorei muito ver a maquete do estádio do internacional.

    ResponderExcluir
  20. dia 30 de setembro fizemos a viagem á Rio Grande do Sul, saímos de Alfredo Wagner as 23 horas,chegamos no hotel fazenda Quinta da Estância em Viamão as 8 horas da manhã,depois de tomarmos café da manhã,fomos fazer uma trilha,onde aprendemos a importância da preservação da natureza e que não devemos maltratar os animais e não devemos matar as cobras por exemplo elas apenas estão defendendo seu habitat,vimos vários animais.
    Passamos a manhã fazendo a trilha,e apreendendo mais sobre os animais e a natureza.
    A tarde fizemos várias atividades físicas,onde nós testamos nossos limites,depois fomos para mais uma trilha a noite e logo após fomos pára um luau.
    no dia seguinte acordamos cedo para se arrumar e fomos para porto alegre no Museu Ciências e Tecnologia da PUC -RS,onde vimos experiencias de matemática,física,química,biologia,artes,geografia,fomos almoçar e depois fomos para o shopping as 9 horas da noite fomos para o teatro ver a peça "seis aulas de dança em seis semanas" e voltamos para Alfredo Wagner.
    Regiane Truppel 1 ano inovador

    ResponderExcluir
  21. Jaison T. hasckel 1°emi As 11 horas da noite saimos de AW em direção a R.S chegamos as 7:30 na quinta da estancia lá a educação era sobre como cuidar da natureza começamos com café da manhã que lá a comida vai para diversos lugares como minhoqueiro,animas etc...logo depois fomos ver alguns animais com.bode,cobras,mini vacas,pôneise depois fomos para uma trilha que foi muito legal que na metade da trilha não foi uma trilha normal foi uma trilha aquática que teve pessoas que tomaram banho no rio...depois da trilha a gente foi almoçar depois descançamos e fomos para esportes radicais que teve genta rapida,lenta,e uns que tiveram medo e não foram logo após teve futlama que eu me machuquei pra caramba e depois fomos dormir para no outro dia ir no museu que lá tinha diversas coisas legais mas na volta paramos no shopping para fazermos uma boquinha e viemos para casa...dentro do onibus tava todo mundo cansado bom nessa viagem eu aprendi muita coisa que nao deve jogar lixo no chão entre outras coisas

    ResponderExcluir