sexta-feira, 15 de março de 2013

Professor Paulo - 1º Ano Inovador


          Esta turminha, primeiro inovador, 101 INOVADOR,  terá vários desafios durante o ano na matéria de FÍSICA.  O conteúdo será trabalhado de forma inovadora.

Na sexta feira,  dia 8 de março, as 11 horas, todos os alunos dessa turma  visitaram a academia de ginástica ao lado da Escola e tiveram explicações físicas dos movimentos de cada músculo referente a cada exercício. 
Estou editando as fotos e a filmagem  que foi feita nesse dia. Essa visita foi um link para seus cérebros no tocante aos PROJETOS que vem pela frente.

Os conteúdos a serem administrados durante esse ano de 2013:


  1. Forças;
  2. Lei fundamental dos movimentos;
  3. Ação-reação, inercia e conservação da quantidade de movimento;
  4. Gravitação;
  5. Estática;
  6. Estática dos fluídos;
  7. Energia;
  8. Trabalho e Potencia;
  9. Cinemática vetorial;
  10. cinemática escalar.



Praticamente um desses assuntos por mês, em média.  


QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO!  SÓ EVOLUÍMOS SE FIZERMOS ALGO DIFERENTE DO COMUM!

Os conteúdos a serem administrados durante esse ano de 2013:

  1. Forças;
  2. Lei fundamental dos movimentos;
  3. Ação-reação, inercia e conservação da quantidade de movimento;
  4. Gravitação;
  5. Estática;
  6. Estática dos fluídos;
  7. Energia;
  8. Trabalho e Potencia;
  9. Cinemática vetorial;
  10. cinemática escalar.



Praticamente um desses assuntos por mês, em média.   Começamos o mês de março com o assunto FORÇAS.

Serão dadas explicações e exemplos de vários tipos de forças:


  • FORÇA E INTERAÇÕES ( AÇÃO ENTRE CORPOS);
  • FORÇA GRAVITACIONAL (AÇÃO DE QUALQUER OBJETO E A TERRA);
  • FORÇA DE ATRITO ( AÇÃO QUE TENTA IMPEDIR UM MOVIMENTO);
  • FORÇA NORMAL ( PERPENDICULAR À SUPERFÍCIE DE CONTATO);
  • RESISTÊNCIA DO AR.


Os alunos terão em mãos o livro de física, volume 1, Física e Realidade, Gonçalves e Toscano,ed. 2012.  PNLD 2012 , 2013, 2014 ; código 25068C2201. É disponibilizado para eles um ambiente  para ler, estudar e tirar dúvidas durante as aulas. 

Além disso estou trabalhando com eles o processo: LER, ENTENDER E COMPREENDER!!!

Está sendo entregue para cada aluno uma cartela de SUDOKU como auxilio à concentração. Cada um deles deverá preencher as lacunas onde falta os números seguindo uma lógica que é  LER, ENTENDER E COMPREENDER

Paralelamente solicitei que cada um tivesse em mãos um "CUBO MÁGICO"  e eu vou explicando como montá-lo.  esse processo mental exige CONCENTRAÇÃO, LEITURA, ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO.

Os alunos até o final do bimestre deverão ter assistido pelo menos um dos 12 filmes sugeridos abaixo: ao lado do título terá entre parênteses o tema explorado em física.


  1. CONTATO ( deslocamentos e velocidades);
  2. 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (leis físicas);
  3. APOLLO 13  (ausência de gravidade);
  4. CÉSIO 137- O PESADELO DE GOIÂNIA ( radioatividade);
  5. CÉU DE OUTUBRO ( fascínio pelo espaço);
  6. GIORDANO BRUNO ( consequências de reafirmações de suas ideias sobre o universo perante a inquisição);
  7. O DIA SEGUINTE ( guerra nuclear);
  8. O INICIO DO FIM (projeto Manhattan e célebres cientistas do seculo XX);
  9. O NOME DA ROSA (importância do conhecimento científico antes de 1500);
  10. QUEM SOMOS NÓS ( ciencia e religião como modelos para entender o mundo que nos rodeia);
  11. SÍNDROME DA CHINA  (utilização do conhecimento científico para o bem ou para o mal)
  12. SONHOS DE KUROSAWA ( idem anterior).


Outra opção é a série COSMOS apresentado pelo cientista  e escritor Carl Sagan. são 13 episódios, eles estão disponíveis em locadoras ou a venda em livrarias ou mesmo pode ser baixado na internet:


  1. OS LIMITES DO OCEANO CÓSMICO (medida do tempo que decorre desde o big bang até os dias de hoje);
  2. AS ORIGENS DA VIDA( hipóteses da existência de seres em outros planetas);
  3. A HARMONIA DOS MUNDOS (corpos celestes e suas leis físicas);
  4. INFERNO E CÉU ( altas temperaturas e efeito estufa);
  5. OS SEGREDOS DE MARTE ;
  6. A ODISSEIA DE VOYAGER (exploração do sistema solar);
  7. A ESPINHA DORSAL DA NOITE ( conhecimento científico);
  8. VIAGENS NO ESPAÇO E NO TEMPO (teoria da relatividade);
  9. A VIDA DAS ESTRELAS ( nascimento, vida e morte de todas as estrelas, inclusive o Sol);
  10. LIMIAR DA ETERNIDADE ( origem e destino do universo);
  11. A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA ( cérebro);
  12. ENCICLOPÉDIA GALACTICA ( viagem entre estrelas);
  13. QUEM PODE SALVAR A TERRA? ( bomba nuclear e paz).


Há também séries na TV fechada " Discovery Channel"  e que o aluno pode ter a oportunidade de assistir ou gravar:


  1. AS MARAVILHAS DO UNIVERSO;
  2. EM JÚPITER;
  3. ÔNIBUS ESPACIAL;
  4. PERDIDOS NO TEMPO;
  5. TUDO SOBRE TEMPO E PONTES.


E para que o aluno não tenha desculpas há também a SÉRIE UNIVERSO MECÂNICO . É uma série com 54 episódios produzida pelo Instituto Tecnológico da Califórnia ( CIT) que foi exibido pela TV Cultura e que pode ser adquirido da emissora. Recomendo:


  • INÉRCIA;
  • AS TRÊS LEIS DE kEPLER;
  • O PROBLEMA DE KEPLER;
  • A MAÇÃ E A LUA;
  • TEMPERATURA E LEIS DOS GASES;
  • ENTROPIA, BAIXAS TEMPERATURAS;
  • A MAQUINA NATUREZA;
  • ELETRICIDADE ESTÁTICA;
  • CAMPO ELÉTRICO;
  • EXPERIENCIA DE MILLIKAN;
  • GRAVIDADE, ELETRICIDADE;
  • MAGNETISMO;
  • RESSONÂNCIA;
  • LEI DA QUEDA DOS CORPOS.


QUEM NÃO QUER ESTUDAR ARRUMA DESCULPAS; QUEM QUER ARRUMA UM JEITO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário