segunda-feira, 7 de junho de 2010

COPA DO MUNDO É MAIS QUE FUTEBOL, É MAIS QUE JOGAR BOLA. COPA DO MUNDO É EDUCAÇÃO

Projeto Copa do Mundo 2010

Introdução

Na perspectiva de uma permanente preocupação em fazer com que o conteúdo tenha relação com a vivência dos educandos. De saber que o conhecimento deve estar dentro fatos atuais e contextualizados. Percebe-se o evento da Copa do Mundo como uma forma de materializar o conhecimento e revelar o futebol como uma rede intrincada de significações.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro, é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional e, por isso, necessita ser alvo de estudos científicos para conhecer e saber um pouco mais sobre os países participantes, principalmente, o país-sede (ÁFRICA DO SUL) e o nosso (BRASIL).
Na copa do mundo, em campo, não rola somente a bola. Por trás desse evento mundial, existe muita coisa ligada.
Existe uma mistura de etnias, línguas, cores, religiões, classes sociais, nacionalidades, costumes, sexos, etc. que, com espírito esportivo, mostram que com respeito às diferenças, no trabalho coletivo se conseguem os maiores feitos.
Existe uma associação entre os aspectos físicos, sociais, econômicos, políticos e humanos para a conclusão e existência de um evento desse porte.
Existe uma relação direta com o sistema capitalista retratada no consumismo observado no comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, acessórios, etc.) e na quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores, fatos que mostram que não é só o futebol que está em jogo, em que os próprios jogadores, também são vistos como mercadorias que podem trazer o lucro.
Existem mudanças no meio ambiente em razão da Copa, modificações positivas percebidas pelas melhorias, em geral e, negativas, verificados, por exemplo, na poluição visual, produção de lixo, etc.
Este estudo torna-se relevante, uma vez que, vê-se que a qualidade de ensino não é somente realizar o processo de ensino-aprendizagem baseando-se num esquema formal, didático, mas também, relacionar o aprendizado com os fatos que rodeiam e/ ou norteiam os educandos para que se desenvolvam e promovam valores nos mesmos.

Professor: Reginaldo Silveira.

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