“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela
INTRODUÇÃO
O presente projeto será realizado nas aulas de História e Sociologia, com duração de quinze dias e supervisão dos professores: Aline Machado de Andrade, Denize Maffei Marian, Rodrigo Neto da Silva e Vera Lúcia da Cunha Neuhaus.
OBJETIVO GERAL
Diminuir o preconceito racial existente em nossa sociedade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Despertar nos alunos que a única diferença está nas atitudes e nos pensamentos preconceituosos, pois pigmentos e melanina nada interferem na formação do caráter do individuo.
· Promover a igualdade entre todos.
· Resgatar as raízes do preconceito racial.
· Favorecer a interação entre os alunos.
· Mostrar que a sociedade deve dar oportunidades iguais a todos.
JUSTIFICATIVA
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Percebeu-se que em nossa sociedade, apesar de todos os esforços do governo e da mídia, o preconceito racial ainda é muito evidente. Pretende-se com este projeto incentivar as relações sociais, evitando a exclusão em todas as suas formas.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
METODOLOGIA
Iniciaremos o projeto assistindo DVD relacionado ao tema proposto. Buscando mostrar aos alunos a igualdade racial.
Em seguida será realizado um debate sobre o assunto “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein). Com o término do debate, serão trabalhados com os alunos, textos sobre o racismo. O texto será trabalhado através de aulas expositivas e explicativas.
Dando continuidade ao projeto, será distribuído para cada aluno uma cópia da letra da música de Gabriel o Pensador “Racismo é burrice”, para que acompanhem com o áudio. Em seguida em equipes produzirão uma análise crítica com base na música, que será exposta para a turma.
Por fim será feita uma palestra com um membro da comunidade, fazendo um relato sobre sua história de vida, mostrando suas dificuldades e superações.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
Ótimo projeto. Parabéns!!!!
ResponderExcluir