quinta-feira, 17 de junho de 2010

Intercâmbio Estados Unidos

APRESENTAÇãO
A Escola de Educação Básica Silva Jardim ao concorrer o Prêmio Nacional de Referencia em Gestão Escolar que é coordenada e organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Unesco, a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Roberto Marinho foi selecionada em nível regional e estadual, dando-lhe o Prêmio de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar Ano base -2008.
A satisfação e orgulho para toda a escola e comunidade em que a escola está inserida proporcionaram muitas alegrias e conquistas para a escola pública Silva Jardim, para o município de Alfredo Wagner e para o estado de Santa Catarina.
Participar do Prêmio deu uma nova cara a escola, todos os segmentos da escola são envolvidos, é o momento importante da educação em uma escola, pois é através do dossiê que temos a oportunidade de relatar o que a escola tem feito com sucesso e também é um alerta daquilo que precisamos melhorar enquanto profissionais da educação,enquanto qualidade de ensino.É o momento de análise, de reflexão de auto-avaliação escolar.
Participar do Programa de Intercâmbio proporcionou aos diretores de vinte e uma escolas públicas de diferentes estados do Brasil conhecer o Sistema Educacional Americano, a Cultura Americana e principalmente visitar e conhecer escolas americanas em diferentes estados dos Estados Unidos. Foram quinze dias de muito estudo, aprendizado, reflexão e expectativas em torno da Educação.
A visita de nós diretores brasileiros aos Estados Unidos acompanhados pela Sra Heloisa Lück aconteceram em Washington, DC e estados-anfitriões de 27 de outubro a 10 de novembro de 2009.
A American Councils for International Education coordenou o programa de Intercâmbio nos Estados Unidos. Participamos de Seminários Educacionais que trataram de vários assuntos como: Panorama da educação nos Estados Unidos, temas atuais relacionados ao Ensino Fundamental e Médio, Cultura e normas nas escolas dos Estados Unidos, Liderança Educacional na escola e oficina de Liderança. Nos estados-anfitriões dos Estados Unidos visitamos escolas e Universidades.
No estado da Virginia na cidade de Alexandria todos os diretores brasileiros visitaram a primeira escola Americana. As visitas às outras escolas continuaram com grupos menores de diretores que foram conhecer e visitar outros estados-anfitriões dos Estados Unidos. Os estados-anfitriões selecionados foram: Mount Vernon, Washington -Alexandria, Virginia – Palo Alto, Califórnia - Chelan,Washington - Los Angeles, Califórnia  -    Budd Lake, Nova Jersey  -  Carolina do Norte-  e Peebles, Ohio.O presente relatório tem o objetivo de apresentar de forma sucinta a experiência vivenciada no Programa de Intercâmbio de Diretores Escolares Brasil – Estados Unidos.

 

PROGRAMAÇÃO EM WASHINGTON

O grande dia chegou, (27 de outubro de 2009), finalmente o grupo de diretores vindos de todos os cantos do Brasil se encontraram no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, Brasil para viajarmos com destino a Washington, DC, EUA no voo das 22horas com a empresa de viação internacional UNITED.
Ao chegarmos ao aeroporto Dullas, em Washington (28 de outubro) o senhor Tim Hair, diretor de Programa da Organização American Councils, estava nos esperando para nos conduzir ao hotel  DoubleTree Hotel,onde recebemos as chaves do quarto,informativos sobre Washignton, diárias e a agenda.
Em seguida o senhor Tim Hair, nos encaminhou até o escritório da American Councils.
Fizemos um tour da vizinhança de Washignton.Visita de almoço aos Museus da Instituição Smithsonian e Galeria Nacional de Arte.
À noite fomos jantar acompanhados de toda a equipe da American Councils no restaurante Levante’s.
Durante nossa estada em Washington até o dia 31 de outubro, tivemos uma agenda bem cheia, com seminários, palestras e oficinas no escritório da American Councils e também a primeira escola a ser visitada nos EUA que foi uma experiência surpreendente, inigualável e porque não dizer frustrante em ver uma escola com tamanha estrutura física e didática pedagógica.
A escola T. C Williams High School é sem dúvida a escola dos sonhos de qualquer educador, aluno e comunidade escolar.
A coordenadora de Programas, escritório de Intercâmbios Fulbright, Divisão de assuntos educacionais e Culturais, Departamento de Estado a mestra em Literatura Americana pela Georgetown University,senhora Mary Ellen Sariti nos relatou que já participaram dos Programas de Intercambio de assuntos educacionais 150.000 pessoas  do mundo todo.
estado unidos da america 046
Hotel em Washington
estado unidos da america 070
Museu de Arte - Galeria Nacional de Arte.
mãe 005
Turma de diretores –Casa Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário