segunda-feira, 7 de junho de 2010

Metodologia / estratégia

* Usar o laboratório de informática e demais tecnologias sempre que possível e necessário;
* Introduzir o tema com:
O vídeo e música => Comemorar - Jorge e Matheus; e,
O vídeo e música => Wavin flag – K’naan e Skank, ressaltando o que a copa do mundo ou o futebol tem de relação com a sala de aula e mais especificamente com a Geografia. Posteriormente, questionar: o que a copa do mundo tem a ver com a aula? O que o futebol tem a ver com geografia?

* Uso do vídeo “Futebol bonito é sem violência” relacionado a paz, enfatizando o fim do racismo e o respeito as diferenças e de uma dinâmica para a confecção de mural com o uso de imagens abordando as diferenças de etnia, língua, cor, sexo, nacionalidade, costumes, etc., dos países envolvidos.

* Abordar vídeo “AdnewsTV - Itaú une culturas pelo futebol” identificando a presença do capitalismo; Aproveitar a ocasião para trabalhar o consumismo retratado pelo comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, acessórios, etc.) e, com isso explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

* Empregar vídeo “Brasil, Brasileiro (Com Hino Nacional)” para trabalhar o hino nacional com slides retratando o lado bom do Brasil, isto é mostrando o que o Brasil tem de melhor e com ele ressaltar o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos. E falar também dos problemas que o Brasil possui. Posteriormente, pedir para que pesquisem sobre aspectos positivos e negativos da África do Sul, por exemplo, belezas naturais, animais endêmicos e, também problemas enfrentados pelo país africano.

* Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, e do Brasil para posterior comparação com os mesmos indicadores brasileiros.
* Expor mapa-múndi enfocando os países participantes da Copa, com destaque para o Brasil e África do Sul informando o fuso horário de cada um. (O conceito de fuso horário). Nesse momento apresentar o site: www.24timeszones.com que em tempo real apresenta o horário atual e seus fusos horários de algumas das principais cidades do mundo.
* Produção de atividades, objetivando a observação do meio ambiente e nele as mudanças ocorridas em razão da Copa e analisar os aspectos positivos (melhorias, em geral) e negativos (poluição visual, produção de lixo).
* Montar um grande mural com imagens que represente aspectos físicos, políticos, econômicos, sociais, culturais, etc., contemporâneos e atuais dos países envolvidos.
* Após o término do trabalho me colocarei como um dirigente da FIFA, para a escolha de um país entre o Brasil e a África do Sul, para sediar um novo mundial. Para isso, a turma deverá ser dividida em duas equipes e cada equipe deverá estabelecer um representante e três ajudantes específicos, os demais serão ajudantes gerais para me dar motivos para a escolha. A equipe vencedora será premiada com 1,0 ponto na nota da prova, já o representante e ajudantes específicos ou gerais que auxiliarem serão premiados com 1,5 ponto.
Para isso, usar-se-á técnicas, como: aulas expositivas/ dialogadas, debate e/ ou seminários de integração, mapas, uso da tecnologia (quando possível e necessária), avaliação escrita, etc., atividades de aprendizagem e avaliativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário