PROFESSORES: CAMILA AROSI
FABRÍCIO DORIGON
JOICE SABINA MAY
ROSEMARI DE MELO
JUSTIFICATIVA
Instituído pela lei estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008 o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal, Animal e de Uso Culinário tem como objetivo a adoção de medidas de proibição de lançamento ou liberação de poluentes nas águas ou solo.
Segundo estudos, um litro de óleo jogado nos rios, contamina cerca de 1 milhão de litros de água. Se despejado nos ralos, entope as tubulações e aumenta em 45% o custo do tratamento do esgoto. Ainda não há estudos que indicam a quantidade de óleo que é despejado pelos ralos e rios de Santa Catarina. O óleo contamina o solo e o lençol freático, e também o impermeabiliza causando enchentes; Quando o óleo chega ao oceano, em contato com a água salgada, libera gás metano, grande causador do efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global; Quando despejado no ralo pode provocar o entupimento das tubulações da rede de esgoto, aumentando em até 45% o custo do tratamento do esgoto.
Na tarde do dia 16 de março (terça-feira), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e da SDR fizeram oficialmente o lançamento do Programa Estadual "DE ÓLEO NO FUTURO". O evento contou com a presença de diretores de escolas e secretários de Saúde das redes estaduais e municipais de toda a região.
OBJETIVO GERAL
O objetivo do programa é conscientizar os alunos e a sociedade em favor do meio ambiente, favorecendo assim a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras em questão, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação, de maneira a gerar mais emprego e renda para os catarinenses.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Conscientizar a comunidade escolar sobre danos causados pelo o óleo no ambiente;
Ø Sensibilizar os alunos a participarem do programa de óleo no futuro;
Ø Incentivar o aluno a conscientizar sua família para a coleta e consumo correto do óleo;
ESTRATÉGIAS
v Vídeos: Biodiesel de óleo de cozinha
O que fazer com óleo de cozinha usado;
Os benefícios da reciclagem do óleo de cozinha;
Reciclagem do homem;
De óleo no futuro;
v Procurar dados sobre o óleo no ambiente;
v Aula introdutória sobre as causas e conseqüências do óleo no meio ambiente;
v Concurso do selo do projeto (5ª e 6ª séries) com votação dos melhor no blog do colégio;
v Elaboração e divulgação do folder junto a comunidade e aos pais;
v Visita aos restaurantes, bares e lanchonetes com grupo de alunos para conscientizar os comerciantes a participar do programa;
v Elaborar cronograma para a entrega do óleo na escola;
v Pedágio para a entrega dos folders.
AVALIAÇÃO
A avaliação do programa DE ÓLEO NO FUTURO se dará através de:
· Testes escritos, orais e em grupo.
· Trabalhos em grupo e individual,
· Textos de criação pessoal e individual;
· Participação em discussões e debates;
· Participação em todas as atividades desenvolvidas em toda a realização do projeto.
A GRIPE NO MEIO RURAL
Visando a saúde humana e dos animais no momento estão sendo realizadas reuniões e palestras técnicas voltadas à educação sanitária, com foco nos procedimentos básicos para a proteção e saúde da família, e à conscientização da responsabilidade de cada um para o bem estar e a saúde dos animais.
Infelizmente, existem muitas doenças que passam dos animais para os humanos e vice-versa, sendo a gripe A uma dessas doenças.
A gripe A é uma doença altamente contagiosa que atinge principalmente seres humanos, aves, suínos e eqüinos.
Ela apresenta-se de diversas maneiras, ocasionando mortalidade e grandes prejuízos sociais e econômicos à população.
Como a gripe foi amplamente estuda com todas as turmas de nossa escola e fazer todo esse trabalho novamente com todas as turmas se tornaria cansativo para os alunos optamos por fazer a leitura e discussão da cartilha A GRIPE NO MEIO RURAL e depois a produção de texto pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário